10 dicas de atendimento indispensáveis para cativar de vez a clientela

31/03/2016 | Patricia Santos

No mundo da beleza, o que está em voga tem prazo de validade. A filha única foi hit nas unhas há três anos, depois desapareceu. As mechas californianas eram obsessão das mulheres na década passada, hoje os seguidores de tendência fogem dela. O batom laranja era um arraso no último verão, agora caiu na mesmice. Tudo isso é mais do que esperado nessa área tão movimentada e criativa. Mas existe um item que nunca sai de moda! Sabe qual é? A excelência em atendimento. Afinal, cliente satisfeita significa sucesso e retorno garantido para o hairstylist e o estabelecimento.

A seguir, o palestrante e consultor Willian Lin, diretor do i9C Treinamento, lista 10 dicas para conquistar de vez uma clientela cada dia mais exigente. Confira!

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TREINE SEU TIME
Equipe preparada é garantia de fidelização. “Desde o manobrista, a copeira, a recepcionista até o cabeleireiro e a assistente. A marca da empresa deve estar na mente e nas ações de todos. Muitas vezes, o proprietário se esquece de incluir esses profissionais e não deveria, pois todos lidam com o público”.

SUPERVISIONE TUDO
Acompanhe o que acontece no salão o tempo todo. “O dono ou o gerente precisam de um gestor de relacionamento que fiscalize se os materiais e o ambiente estão limpos e organizados. Esse profissional também deve chamar a atenção se perceber um assistente de mau humor ou outro que esteja ignorando a cliente”.

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CAPRICHE NO VISUAL
“Cabe também a esse gestor checar se seus profissionais estão asseados, ou seja, limpos e arrumados. às vezes, o cliente sente o mau hálito do cabeleireiro ou o desodorante vencido e percebe o uniforme e até uma capa amarrotada. Isso tudo detona a imagem do seu estabelecimento”.

SEJA ATENCIOSO(A)
“A hora de ir ao salão é um momento de lazer para a cliente. O profissional deve lhe dar atenção, escutar, sorrir e conversar. Se ela vai a uma festa, entre em contato depois para saber como foi. Uma simples mensagem no celular ou nas redes sociais cria um envolvimento mais verdadeiro”.

CRIE UM VÍNCULO
“Tente lembrar o último atendimento, o que conversaram, para dar continuidade e fazer a cliente se sentir VIP. Fique atento aos aniversários e comemorações, pois esse relacionamento oferece abertura e confiança”.

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MIME NA MEDIDA
“Se você descobriu um gosto de sua freguesa, tente fazer um agrado simples. Por exemplo, se o seu salão serve apenas chá e café, mas ela gosta de cappuccino, mantenha uma caixinha separada. Esse momento, que não custa muito, cria um laço mais forte com ela”.

VENDA NA HORA CERTA
“Depois de um papo, uma conversa e algumas risadas, é o instante de oferecer um produto ou um serviço novo. As chances de ampliar o tíquete de sua cliente estarão muito mais altas nessa hora”.

ATENTE À IDADE
Suas clientes envelhecem. “A melhor forma de agradá-las sempre é fazendo pesquisas para entender melhor a sua necessidade, o que ela gostaria de fazer e o que pode ter mudado com o passar do tempo”.

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SEJA PROATIVO(A)
“O cliente é um parceiro que traz novos consumidores. Portanto, faça sua parte na parceria, conhecendo bem o mercado, as tendências e levando até ele as novidades, respeitando sempre o seu gosto, seu estilo e as suas opiniões”.

APOSTE NA MELHOR IDADE
“O mercado das pessoas maduras vem crescendo muito e elas querem fazer tudo para rejuvenescer. Quem segmentar estar. À frente dos outros. Normalmente, são consumidores simples de cativar e que buscam o salão para serviços de cor, corte, manicure e estética. Para conquistá-los, basta criar um relacionamento mais profundo, mandando um parabéns no Dia dos Avós, por exemplo”.

 

Texto: Geiza Martins (edição de web: Patricia Santos) 
Ilustrações: Shutterstock