10 dicas para conquistar mais clientes no salão de beleza

12/04/2018 | Viviane Sato

Com dicas simples e práticas, é possível aumentar e conquistar mais clientes no salão de beleza

Se você acha que precisa de muito investimento para conquistar mais clientes, está enganado. O professor Carlos Alberto Oristânio, coordenador do curso de Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul, selecionou dicas de marketing bem práticas para aumentar o movimento em seu salão e consequentemente o seu lucro. Vem ver!

10 dicas para conquistar mais clientes no salão de beleza

1. Cliente satisfeito com o atendimento provavelmente será fiel

Um consumidor satisfeito sempre traz retorno para o salão. “Ele se encanta com o atendimento e acaba voltando em busca de seus serviços. Cada vez que um profissional consegue conquistar a fidelidade de um novo cliente está praticando o chamado marketing de relacionamento”, comenta o professor sobre conquistar mais clientes.

2. Preços às claras

Informar o orçamento e os detalhes de todos os serviços antes de executá-los. “Isso encanta e fideliza o cliente, além de melhorar a imagem do estabelecimento”, diz.

10 dicas para conquistar mais clientes no salão de beleza

3. Marcas parceiras

Muitas marcas disponibilizam parcerias importantes para o salão e para os profissionais. Aproveite a parceria com fornecedores e ofereça pacotes de beleza com um preço menor para quem vier aquele dia. “Entre em contato com consultores de beleza e saúde e promova palestras com temas envolventes para seus clientes. Faça divulgação aos clientes associando o salão com a marca”, ensina Carlos. Ele indica ainda parcerias com o comércio da região, empresas, escolas e academias oferecendo algo em troca da divulgação.

4. Divulgação é a alma do negócio

Divulgue seu trabalho para conquistar mais clientes. Use os meios que estiverem ao seu alcance: jornal, revistas de bairro, outdoor, banners, etc. “Utilize a internet e faça uma fan page para se relacionar com clientes. Invista em marketing digital para divulgar o seu trabalho, é mais rápido e barato que as mídias tradicionais”, compara.

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 5. Valorize os seus clientes

Os salões e os profissionais querem cada vez mais atrair clientes novos e esquecem muitas vezes de manter seus próprios clientes. Qualquer cliente gosta de ser valorizado e lembrado. “Por isso, mantenha o relacionamento com o seu público. Fazer brindes ou kits e enviá-los em datas especiais e no aniversário é uma das alternativas eficazes para manter o seu cliente fiel”, diz.

 

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6. Instagram

Segundo Carlos Oristânio, o Instagram é a rede social perfeita para cabeleireiros porque o profissional pode postar fotos e vídeos de seus trabalhos. “Os clientes também podem interagir pelos comentários e compartilhar suas postagens, aumentando o raio de alcance delas”, avalia.

 7. Seja especializado em procedimentos diferenciados

Corte com Visagismo, maquiagem definitiva, procedimentos capilares e estéticos, unhas em porcelana ou gel, colorações diferenciadas. “Muitas pessoas buscam por esses procedimentos exclusivos que nem todos os salões oferecem. Invista em você e nos seus profissionais, aprenda novas técnicas e ofereça às suas clientes serviços exclusivos”, destaca.

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8. Utilize o WhatsApp para atrair clientes

Use o WhatsApp exclusivamente para o salão e deixe uma pessoa para prestar atendimento por essa plataforma, estreitando assim o relacionamento com seus clientes. “Essa forma de marketing para salão de beleza é bastante efetiva, pois faz com que seu salão se aproxime dos clientes, e preste um atendimento personalizado”, explica. Você pode usar o WhatsApp para agendar ou confirmar horários, divulgar conteúdos curtos de trabalhos e fazer promoções, por exemplo, desconto ou um serviço gratuito para as 10 primeiras pessoas que marcarem horário, em determinado dia, pelo WhatsApp.

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9. Eventos especiais

Crie eventos diferenciados, por exemplo, dia da beleza, dia da manicure, dia da hidratação, etc. Outra dica é organizar comemorações durante o ano, como Festa Junina, Páscoa e Carnaval. Convide amigos, familiares e a comunidade para o seu salão para eventos. Se você tem um amigo ou cliente que vai se casar, convide-a para fazer parte de suas festividades antes do casamento em seu salão.

 10. Tenha um serviço ou ambiente que o diferencie

No seu cardápio de serviços, procure oferecer algo que o diferencie de outros profissionais e salões de beleza.  “Invista no público masculino que consome cada vez mais procedimentos capilares. Crie um ambiente especial para atendê-los e se não for possível pense em horários e profissionais exclusivos para eles”, recomenda.

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Fotos: Shutterstock