10 fatos que toda manicure bem informada deve saber

02/03/2017 | Patricia Santos

Das tendências das passarelas e das telas da TV à história do esmalte, a seguir você confere 10 fatos importantes que toda manicure bem informada sobre sua profissão deve saber!

1 – TÁ NA MODA!

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“Um destaque nos desfiles da primavera-verão 2016-2017 foram as unhas quadradas, que vieram com tudo e mais curtinhas. O formato amêndoa também despontou, porém renovado. Muito usado em 2016, agora tem base reta, laterais arredondadas e é chamado squoval. Perfeito para quem quer sair do tradicional sem ousar demais”, explica Maira Bockmann, coach e palestrante, sócia da MJ Estilo (SP).

2 – OS CLÁSSICOS

Existem inúmeros formatos de unha e cada um ideal para um tipo de mulher. “O shape é importante na hora da manicure e depende do gosto, da profissão e da aparência que a cliente deseja transmitir”, afirma Juliana Yuri, coach de imagem e estilo da MJ Estilo, e palestrante da Beauty Fair. A seguir, confira os cinco modelos principais:

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1. REDONDA – Mais curta e ligeiramente arredondada na lateral, passa a ideia de praticidade, delicadeza e higiene – ótima para quem trabalha no setor alimentício e de saúde. 2. OVAL – Com a ponta levemente arredondada, transmite imagem mais tradicional e feminina. Dá uma sensação de alongar os dedos e combina com todos os estilos de mulher. 3. QUADRADA – Quando curta, tende a “achatar” os dedos, devendo ser evitada por quem tem mãos muito pequenas. A quadrada longa revela força e equilíbrio. 4. AMÊNDOA – Além de alongar os dedos, o formato amendoado remete à sensualidade e ao poder. 5. STILETTO – Bem pontiaguda, costuma ser usada por mulheres de estilo ousado, marcante.

3 – TEMPO DAS CORES

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Em quais nuances investir? Para Juliana Yuri, as tendências lançadas pela Pantone sempre estão em alta. “Rosa Quartzo e Azul Serenity continuam valendo nesse final de temporada, mas a unha mais quadrada possibilita ousar nas cores. Além dos esmaltes clarinhos e dos neutros (como nude, rosa-claro e preto) que nunca saem de moda, vá de metalizado. Vale prata, dourado ou até mesmo colorido. Nos desfiles, diversas marcas apostaram nesse brilho com fundo branco e azul, superatual”, aponta.

4 – GRAND FINALE

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Apesar de o efeito verniz estar em evidência, nada impede que a cliente use um esmalte fosco, metalizado ou cintilante. “As brasileiras são modernas. Que tal oferecer um acabamento opaco e nail art minimalista em cor metálica? Ou somente glitter? Tudo isso é tendência!”, indica Maira Bockmann. O manicuro Roldan Alexandre, professor do Instituto Embelezze Ipiranga (SP), sugere os estilos francesinha e meia-lua para essa mistura de fosco e brilhante. A lâmina da unha pode ser esmaltada com produto opaco e a ponta com metalizado, por exemplo.

5 – MÃO ARTISTA

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Nail art também está na moda, sim senhora. Mas desenhos elaborados ficam para os campeonatos. “No dia a dia, invista em motivos geométricos e abstratos”, recomenda Roldan Alexandre, que também trabalha na Esmalteria Tá, Querida?, em São Paulo.

6 – GARRAS DA FAMA

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Desde sempre, o que as celebridades usam vira sonho de consumo das mulheres. E no caso de estilos e cores de manicure, não é diferente – desde os anos dourados, quando Rita Hayworth arrancava suspiros com suas unhas (e lábios!) carmim. Já a cantora Rihanna, por exemplo, não surpreende e inspira apenas por seus cabelos sempre diferentes. Ela é uma lançadora de tendência em nails também, como o retorno do stiletto. A manicure da bela é Kimmie Kyees.

7 – CUIDADOS BÁSICOS

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Roldan Alexandre, do Instituto Embelleze, lembra que é preciso lixar com atenção, dando preferência ao acessório mais fino e evitando os cantinhos, para que não quebrem. “Trabalhe sempre com a lixa na frente da unha. Para o formato reto, deixe-a em pé. Para mais arredondado, incline a lixa para o seu lado”, ensina o manicuro, citando ainda a importância de deixar sem esmaltar pelo menos uma vez na semana. “Que tal pedir à cliente que retire a cor no dia anterior, para a unha ‘respirar’?”, sugere. O serviço detox também pode ser indicado a fim de eliminar impurezas: não tirar a cutícula (apenas as pelinhas em excesso), passar suavemente a lixa polidora, exfoliar e hidratar com produtos específicos. E três dias sem nenhum cosmético, nem base, sobre elas!

8 – UM POUCO DE HISTÓRIA

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Comemorado todo dia 1º de agosto, o Dia do Esmalte enaltece o item de maquiagem amado pelas mulheres. Seu uso para o embelezamento remonta ao antigo Egito (3.500 a.C), quando elas aplicavam hena preta nas unhas; já a realeza usava o vermelho-escuro. Hoje, ao lado de looks naturais, temos o esmalte gel, a nail art minimalista e o formato stiletto. Viaje pelas décadas:

1920 – Michelle Ménard lançou na França o cosmético inspirado na tintura dos automóveis. As mulheres pintavam apenas o centro das unhas, deixando a meia-lua e as pontas sem esmaltar.
1930 – O modelo amendoado era o preferido. Em 1937, o fundador da Tupperware, Earl Tupper, faz experiências com apliques adesivos nos Estados Unidos.
1940 – As mulheres comuns usavam unhas curtas e rosinhas. Já as divas, garras longas e vermelhas.
1950 – O dentista Fred Slake inventou as unhas acrílicas, modeladas em formato squoval e vermelho alaranjado.
1960 – Em plena era Flower Power, surge a tendência mais natural. A cantora Cher, depois de pedir algo diferente para sua manicure, vira ícone com as unhas mais quadradas. Em 1962, a casa de costura Dior lança seu primeiro esmalte.

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1970 – Nasce o estilo francesinha pelo fundador da Orly, Jeff Pink, proporcionandolooks mais versáteis – assim como pedia Hollywood.
1980 – Unhas longas e squoval, em cores néon, marcaram a era new wave – na qual Madonna reinava quase absoluta.
1990 – Artistas do hip-hop, como Missy Eliot, inspiram a nail art. Já o vinho 18 Vamp, de Chanel, vira febre nas mãos de Uma Thurman em Pulp Fiction.
2000 – A nail art ganha força pelo mundo. E nas paradas de sucesso, as unhas douradas de Beyoncé.

9 – POR TRÁS DO VIDRO

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Você sabia que, entre definição do tema, criação, desenvolvimento, análises e lançamento de uma linha de esmaltes, o processo pode demorar até um ano? E assim como outros setores, tudo começa com o estudo de macrotendências que englobam comportamento, cultura, consumo e moda. “Todas as nossas coleções são desenvolvidas com base em pesquisas, novidades que conhecemos ao redor de todo o mundo e na análise dos grandes desfiles, sempre pensando na adequação às necessidades das brasileiras, tanto em relação às preferências quanto ao clima tropical”, confirma Cibeli Lelli, gerente de produto da Vult. E a Risqué, que lança seis cores inéditas a cada nova coleção, é guiada por uma série de levantamentos de tendências e busca inspiração em tudo o que envolve a vida das consumidoras, do universo da gastronomia à música.

10 – GALERIA DE TALENTOS

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Que tal conferir o que as nail artists daqui e de fora andam postando nas redes sociais? Além de cliques com as alunas em seus cursos, Madah Santana (@madahsantana), vencedora do troféu de Melhor Manicure no 7º Prêmio Cabelos&cia, desfila suas belas criações em tons diversos, do nude ao preto. Já Kimmie Kyess (@kimmiekyees) compartilha as unhas produzidas para celebridades, confirmando a tendência dos tons metalizados.

 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock e divulgação