10 coisas que você precisa saber sobre botox antes de optar pelo procedimento

06/07/2015 | Patricia Santos


 
Falar de botox é sempre uma questão polêmica, principalmente em relação às formas de uso nas pessoas. Você sabia, por exemplo, que os profissionais mais preparados para realizar o procedimento são os dermatologistas e os cirurgiões plásticos?
 
Nós conversamos com o médico Gustavo Merheb, cirurgião-plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que nos ajudou a eleger 10 informações essenciais que todo mundo deve saber antes de se render aos benefícios do tratamento. “Explico sempre que o uso do botox é tanto para tratamento quanto para prevenção, porque, se a pessoa iniciar na idade certa, a aplicação de toxina botulínica, nunca apresentará rugas de expressão em certas áreas específicas”, esclarece Merheb.
 
1. Popularmente conhecida como botox, a toxina butolínica é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, a mesma causadora da doença botulismo. Mas, calma! As doses usadas na indústria cosmética são industrializadas e tradadas para que não causem nenhum dano à saúde.

2. Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização da substância em diferentes finalidades. Aqui no Brasil, desde que foi aprovada pela Anvisa nos anos 1990, a toxina é utilizada principalmente para procedimentos estéticos, justamente por promover um efeito tensor sob a pele, para suavizar rugas e linhas de expressão, em diferentes áreas do rosto como testa, entre as sobrancelhas e na região periocular, onde ficam os famosos pés de galinha. 

3. A aplicação da toxina gera um bloqueio da placa motora e, como consequência, a paralisação da função de músculos específicos, levando a uma dinâmica facial mais interessante e jovial. Mesmo assim, é preciso ter cuidado para não exagerar no número de aplicações, pois, quando usado excesso, o botox pode gerar a perda da expressão. 


Renée Zellweger antes e depois do botox (veja outras famosas abiaxo)

4. Os músculos da região situada entre as sobrancelhas têm ação predominantemente depressora. O relaxamento muscular dessa área pela ação da toxina botulínica fará com que o paciente fique com uma expressão mais leve. Ao anular a ação dos músculos depressores, a toxina permite que os músculos com ação elevadora presentes na fiquem mais livres para agir. 

5. O músculo frontal é responsável pela formação das rugas horizontais na testa. Com o tempo, essas marcas de expressão criam vincos na pele e passam a ser visíveis, mesmo em repouso. Por isso, o botox tem bons resultados quando aplicados nessa região, assim como na área dos olhos, onde são formados os chamados “pés de galinha”.   

6. Como tempo, a contração dos músculos mentonianos, aqueles que contornam a região dos lábios, resulta em um aspecto enrugado, que imita a textura de uma casca de laranja. A hipertrofia desses músculos também causa o aspecto “queixo-de-bruxa”. A aplicação do botox é um dos procedimentos mais adequados para corrigir esses problemas. 

7. Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para realizar o procedimento. Quanto maior o número de referências sobre o profissional você tiver, melhor. 

8. Assim como outros medicamentos, a toxina butôlinica também pode causar alergia em pessoas que tenham intolerância ao ativo. Além disso, o tratamento deve ser evitado em gestantes, lactantes, portadores de doenças neuromusculares e usuários de anticoagulantes. 

9. Apesar de ser um tratamento indicado geralmente para pessoas a partir de 30 anos, o botox também pode ser usado de forma preventiva, para evitar o surgimento precoce de rugas e linhas de expressão, sempre com a avaliação de um especialista. 

10. A toxina butolínica também pode ser usado para corrigir problemas como o bruxismo, correção do sorriso gengival, estrabismo, enxaqueca crônica, entre outros.   

Dr. Gustavo Merheb é médico cirurgião-plástico, fez residência em Cirurgia Geral na Santa Casa do RJ e pós-graduação em Cirurgia Plástica pela UNIB. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tem 11 anos de experiência na área e é sócio na clínica Espaço Merheb, com unidades na Barra da Tijuca e no Leblon, na capital carioca. Site: www.espacomerheb.com.br.
 

Lindsay Lohan


Meg Ryan


Nicole Kidman


Uma Thurman
 

GOSTOU? LEIA MAIS:

* Senhoras e senhores, Charlize Theron
* Veja os looks da festa de lançamento da novela Verdades Secretas
* Aprenda a fazer o look de Glória Pires em Babilônia