10 dúvidas sobre cabelos respondidas pelo hairstylist Sylvio Rezende

21/07/2015 | Patricia Santos

Separamos algumas das principais perguntas da audiência sobre cabelos, todas respondidas pelo top hairstylist Sylvio Rezende, nas páginas da coluna SOS Sylvio,  publicada mensalmente nas páginas da Cabelos&cia. Confira!


1. Qual o chanel ideal para um cabelo crespo e com muito volume?
Para madeixas crespas, recomendo fios em degradê. Deixe o comprimento na altura dos ombros ou pescoço. Mantenha a parte frontal levemente assimétrica com pontas mais longas. Evite franjas e o uso de navalhas. Faça tudo com tesoura e, para dar movimento, finalize com picotadas nas pontas da frente e nas superiores.


2. Limpeza profunda e despigmentação eliminam o tom esverdeado do loiro? Como orientar a cliente para evitar isso?
Isso é resultado da soma de fios porosos com o sulfato de cobre usado no tratamento da água e também a química da coloração. As maiores vítimas são mulheres com cabeleiras platinadas ou na cor champanhe. Para reverter o processo, pó descolorante e água morna (substituindo a água oxigenada, que pode abrir ainda mais as escamas e danificar o cabelo). Vale apelar ainda ao xampu antirresíduos para combater o esverdeado acumulado na camada superior da cabeça. Indique um bom reparador de pontas para a cliente aplicar antes de entrar na água do mar ou da piscina. Ao sair, oriente-a a lavar a cabeça com xampu de limpeza seguido por uma boa máscara e também spray salino para manter a umidade dos fios.


3. Os óleos vegetais ajudam a dar mais brilho aos étnicos?
Sim. Eles são superpoderosos, mas pedem cuidado para não deixar os fios pesados. Para não correr esse risco, a dica é maneirar na dose – coloque duas gotas nas mãos e espalhe no cabelo úmido. Outra recomendação é adicionar o produto à máscara ou à coloração. Na lista de óleos entram o de coco, um dos hidratantes mais usados, o de macadâmia e o de girassol e abacate, ambos auxiliares no crescimento dos fios.


4. O que fazer para estimular o crescimento de cabelos curtos e fracos?
O ideal é tratar deles semanalmente e, uma vez por mês, aparar um pouco as pontas para “limpar” os rebeldes. Muita gente acredita nos poderes da babosa (ou aloe vera) como uma grande reconstrutora e cicatrizante, e que também ajuda no  crescimento… Mas nada como umidificar o cabelo empregando ampolas de nanotecnologia e aminoácidos, ok? É preciso ter muita paciência nesses casos. Quando crescer por volta de 4 cm, faça uma defrisagem com cisteína para domar o volume. Lembre-se de que nenhum produto ou profissional faz milagre, afinal, os fios crescem, no máximo, 1,5 cm por mês.


5. Quais os produtos mais indicados (leave-in, xampu e condicionador) para cuidar de fios secos e com frizz?
Em primeiro lugar, identifique o xampu indicado para o tipo de cabelo. No lugar do condicionador, use uma máscara condicionante. Como leave-in, experimente um spray salino. Além de tratar, ele remove o frizz, dando maciez e definindo ondas ou somente mantendo a umidificação. Durante esse período, é importante evitar cortes com navalhas e repicados. E proteger bem a cabeleira com produto  termoativado antes de usar secador e chapinha, pois eles podem contribuir para o aumento do eriçado. Algumas gotas de óleo de ojon são muito bem-vindas.


6. O corte chanel clássico é uma boa opção para mulheres maduras?
Saiba que o estilo chanel não fica bem em todas as pessoas. Para as mais maduras, recomendo o corte na altura do pescoço, acompanhado por franja média a longa. Nesse caso, é importantíssimo evitar o fio reto – prefira sempre o degradê. Já para as jovens, o look pode ser assimétrico ou geométrico. Use e abuse dos desfiados na moçada!


7. Que tipo de coloração posso oferecer aos clientes grisalhos?
Para atender quem não deseja cobertura total dos fios, você pode sugerir a aplicação do tonalizante cendrê (prata) ou das colorações 8.13 ou 9.12, que maquiam sem deixar efeito colorido. Outra dica para suavizar os grisalhos é criar luzes invertidas, usando castanho–claro 5.0 em mechas bem fininhas.


8. Quais tratamentos capilares são mais indicados para épocas frias?
Na temporada de frio, nada de aplicar produtos ou técnicas que demoram para agir. Prefira aquelas que esquentam, confortando as clientes. Ampolas formuladas com nanotecnologia (os ativos são transformados em partículas minúsculas, favorecendo sua penetração e ação), por exemplo, ao serem aplicadas nos fios, aquecem a cabeça e proporcionam uma sensação agradável. Elas prometem ser, literalmente, o quente do outono -inverno! A velha e boa cauterização feita com proteína + chapinha também costuma agradar. E os aparelhos que aceleram os processos químicos ainda acalentam…


9. Como retirar coloração preta sem danificar os fios?
Há mais de dez anos, desenvolvi uma técnica rápida, fácil e que não destrói os fios nem os deixa ressecados ou emborrachados. Tome nota da receita: misture água oxigenada de 30 volumes (100 ml), xampu de limpeza profunda (100 ml), pó descolorante (10 0 g) e óleo de argan (três a quatro gotas). Passe em toda a extensão, evitando o couro cabeludo, pois ele poderá clarear mais por ser uma área que apresenta menos pigmentos escuros. Massageie e deixe agir por 30 minutos ou até atingir um tom avermelhado (fundo de clareamento 6). Em seguida, enxágue e aplique tonalizante 6.1 com emulsão reveladora. Pronto! Você terá uma nuance chocolate sem ter feito uma decapagem e, o principal, sem agressão. Na próxima coloração, puxe algumas luzes para clarear um pouco mais.


10. É possível diminuir o volume do cabelo sem química?
Bom, Rafael, se os fios forem volumosos e crespos, não tem como reduzir sem processo químico. Hoje em dia, há inúmeras opções que não agridem ou ressecam. Recomendo as escovas de carbocisteína, aplicadas nas madeixas lavadas. Deixe agir por 30 minutos, enxágue e seque com difusor, proporcionando redução do volume dos crespos sem tanta química. Se houver muito frizz, indico leave-in e ativadores de cachos, ok?

Quer participar? Basta enviar sua pergunta para redacaocabelos@editorasegmento.com.br.

Edição: Annamaria Aglio
Fotos: TV Globo e Shutterstock

LEIA TAMBÉM: 

* 7 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CABELEIRAS ACINZENTADAS
* 6 CORTES DAS FAMOSAS PARA COPIAR JÁ
* 16 LINHAS DE PRODUTOS PARA CUIDAR DOS CABELOS BRANCOS