12 dicas preciosas

14/04/2015 | Patricia Santos

Para impressionar em uma entrevista de emprego

A coach Waleska Farias, especialista em carreira e imagem, preparou 12 dicas indispensáveis para quem quer (e precisa) impressionar em uma entrevista de emprego. Confira a seguir.

A entrevista é a porta de entrada para a vaga dos seus sonhos. Pensando nisso, elaborei uma lista com 12 dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo. É importante ressaltar que uma entrevista para uma companhia do setor financeiro pode ser completamente diferente de uma para salões de beleza ou loja de cosméticos. Por isso, esteja sempre atento(a) e na hora de se candidatar a uma vaga, procure por aquelas empresas que se identifiquem com o seu perfil. 

1. Prepare-se. Antes da entrevista reflita sobre seus pontos fortes e limitações frente às exigências da função. Mantenha suas “cartas na manga”, tendo em mente o que você tem de diferencial, sem perder de vista seus pontos de melhoria, caso seja questionado.

2. Pesquise. Busque informações e notícias sobre a empresa na internet, redes sociais e outros meios disponíveis. Leia sobre o histórico, a cultura, área de atuação e produtos (e quem é a clientela, no caso do salão).  Mostre ao entrevistador que seu interesse em fazer parte da equipe é verdadeiro.

3. Você tem apenas uma oportunidade para causar uma boa impressão. Cuidado com excesso de maquiagem e acessórios, por mais descolado que o ambiente possa ser.  Adeque o seu vestuário ao perfil da empresa: unhas cortadas e feitas, barba bem cuidada e atenção com a higiene são indispensáveis.

4. Chegue ao local da entrevista com, no mínimo, 10 minutos de antecedência. Pontualidade não se discute, é obrigatório e fala muito sobre a responsabilidade e comprometimento do profissional. Saia de casa com antecedência para prevenir imprevistos como trânsito, acidentes e problemas que pode vir a ter no caminho.

5. Celular desligado. Nada de deixar no vibracall. Mesmo em épocas de hiperconectividade, seu foco nesse momento deve ser a entrevista e não o mundo lá fora.

6. Ansiedade e nervosismo fazem parte, mas não ajudam em nada nesse momento. Esteja decidido(a) a mostrar seu melhor e entre na sala com segurança. Seja simpático(a) e tenha sempre um sorriso nos lábios. Fique atento com a sua postura na hora de sentar.  Ombros caídos, um aperto de mão fraco e olhar cabisbaixo podem transmitir insegurança, timidez, falta de interesse e distanciamento.

7. Fale corretamente e evite expressões cotidianas que possam poluir o seu discurso, como gírias, gerundismos ou vícios de linguagem. Cuidado com o tom de voz muito alto e exageros na hora de gesticular. Já vi um candidato gesticular tanto que derramou um copo d´agua em cima da mesa, causando um grande desconforto durante a entrevista.

8. Saiba escutar. Quando chegamos num lugar novo, devemos escutar primeiro e falar depois. Nesse momento, informações importantes podem ser transmitidas pelo entrevistador. Procure não interrompê-lo. Quando interrompemos alguém, passamos a mensagem de o que temos a dizer é mais importante do que está sendo dito.

9. Transmita as informações solicitadas preservando, sempre, dados confidenciais das empresas onde passou. Nunca fale mal dos seus outros empregos. Se a sua última experiência não foi boa, tente relatar a história com imparcialidade, baseando-se em fatos e dados relevantes.

10. Mentiras têm perna curta. Jamais fale alguma coisa que não seja verdadeiro e que você não possa comprovar. Confiança é premissa básica de qualquer relação.

11. Ao final, pergunte tudo o que tiver interesse, desde que sejam questões pertinentes ao cargo. Os candidatos também são avaliados por suas perguntas e os entrevistadores valorizam o interesse. 

12. Seja positivo. Mesmo que você não seja escolhido, não significa que falhou. Você pode não ser o profissional mais indicado para esta vaga, mas pode ser indicado para outra mais adequada ao seu perfil.

Boa sorte!

Waleska Farias é autora do livro O Líder Integral, CEO do NDH Waleska Farias, coach e consultora de carreira e imagem. Desenvolve palestras e programas de capacitação das novas lideranças sob o enfoque do “Ser Integral”, considerando a condição humana e seus aspectos comportamentais como princípio bioético do desenvolvimento de pessoas e preservação das relações de trabalho nas organizações. Para saber mais, acesse www.waleskafarias.com.