12 projetos sociais da beleza que você precisa conhecer

23/11/2015 | Patricia Santos

Se você está à procura de ideias para contribuir para um mundo melhor, mas ainda não sabe por onde começar, separamos 12 projetos sociais do segmento de beleza que, ano após ano, ajudam milhares de pessoas. Afinal de contas, ajudar a quem precisa faz bem para o corpo e para a alma. Ainda mais em tempos tão difíceis não só para nós brasileiros, mas para todas as nações do planeta.

Confira!

  1. Cabeleireiros contra Aids

12-projetos-CCA

Por meio da campanha, cabeleireiros de 40 países recebem e compartilham com suas clientes informações de prevenção ao HIV. Conduzido pela L’Oréal com apoio da UNESCO, o projeto está presente no Brasil, desde 2006, realiza, entre outras ações, o Salão Solidário, em que a renda obtida com cortes de cabelo e serviços é destinada à Sociedade Viva Cazuza, que atende portadores do vírus HIV.
Saiba mais: www.cabeleireiroscontraaids.com.br

  1. Education for Life

12-projetos-education-for-life

Capitaneado pela Intercoiffure Mondial, envolve cabeleireiros filiados à entidade em todo o mundo. Eles atuam em campanhas anuais para angariar fundos ao projeto cujo propósito é apoiar entidades que oferecem formação profissional a jovens carentes. No Brasil, essas entidades são a Casa do Menor de São Miguel Arcanjo, com filiais no Rio de Janeiro e no Ceará, e o Projeto Tesourinha, sediado em São Paulo.
Saiba mais: www.intercoiffure.com.br/index.php/sobre-nos/responsabilidade-social

  1. Projeto Tesourinha

12-projetos-tesourinha

O Tesourinha, como ficou conhecido, nasceu de uma iniciativa do cabeleireiro Ivan Stringhi. Após voltar de uma temporada de dez anos no exterior, ele ficou chocado com a situação dos habitantes da favela do Jardim Arpoador, em São Paulo. Teve, então, a ideia de qualificar os jovens da comunidade para o mercado de beleza, o que lhes permitiria trabalhar. Desde 1992, o projeto já formou mais de 22 mil profissionais, que atuam como cabeleireiros, maquiadores, manicures e especialistas em depilação e design de sobrancelhas.
Saiba mais: www.projetotesourinha.org.br

  1. Cabelegria

12-projetos-cabelegria

Em 2013, as amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn tiveram a ideia de criar um evento no Facebook para que as pessoas doassem cabelo que seria destinado à confecção de perucas para crianças com câncer. Em pouco tempo, o evento saltou de 700 para 1.700 pessoas confirmadas. Foi aí que nasceu o Cabelegria, que em menos de seis meses se tornou ONG e hoje, cerca de 2 anos depois, já entregou mais de 210 peruquinhas para os pequenos.
Saiba mais: www.cabelegria.com.br

  1. Making Waves

projetos-sociais-making-waves

O programa da Wella Professionals em parceria com o UNICEF reúne cabeleireiros de todo o mundo para transformar a vida de jovens de baixa renda que vivem em países emergentes, entre eles o Brasil. Os aprendizes recebem treinamento de capacitação profissional, além de orientações para sua vida pessoal. Durante o cursos, eles têm contato com os top hairstylists da Wella que atuam como monitores. Mais de 12 mil jovens já foram beneficiados pela iniciativa.
Saiba mais: www.wella.com/professional/en-EN/program

  1. Retrô Solidário

12-projetos-retro-solidario

O projeto nasceu de uma vontade que o pessoal do salão paulistano tinha de fazer algo que envolvesse doação de cabelo e de uma promessa feita pela jovem Leandro Dímpero. Ele havia decidido ajudar pessoas com câncer se a doença da sua mãe estivesse sob controle. O Retrô Solidário recebeu, no último outubro rosa, 300 doações de cabelo, que serão usados na confecção de perucas personalizadas a pacientes em tratamento de câncer. As entregas acontecem todo mês. Além disso, os profissionais do salão também estão engajados em outras iniciativas, como dar aulas de automaquiagem, ensinar as mulheres a usar lenços e, ainda, cortar os fios de moradores de rua.
Saiba mais: www.retrohair.com.br/blog/retrosolidario

  1. Rapunzel Solidária

12-projetos-rapunzel-solidária

Ao realizar uma mastectomia preventiva, como a da atriz Angelina Jolie, Elizabeth Lomaski descobriu que tinha câncer nas duas mamas. Assim, a cirurgia que era para ter sido apenas profilática acabou se tornando a cura para a doença. Por gratidão e por acompanhar de perto a irmã que já havia perdido os cabelos para o câncer, Elizabeth resolveu ajudar pessoas que estão em tratamento contra a doença. Criou o Rapunzel Solidária, projeto que recebe doações de cabelos, confecciona perucas e as entrega para quem precisa.
Saiba mais: www.facebook.com/rapunzelsolidaria

  1. Projeto Preciosa

12-projetos-precisosa

O projeto Preciosa é uma iniciativa da Académie Jacques Janine, centro de formação profissional da rede de salões de beleza Jacques Janine que tem direção de Diane Goossens. A ação social já beneficiou com o curso de manicure mais de 220 mulheres que não tiveram oportunidades de estudo profissionalizante. Com a nova formação, elas passaram a ter a chance de conseguir o primeiro emprego – e um novo caminho na vida. 
Saiba mais: jacquesjanine.com.br/blog/projeto-preciosa-by-jacques-janine/

  1. Beleza Solidária

12-projetos-beleza-solidaria

Idealizado por Inocência Manoel, da Inoar, o projeto tem por objetivo capacitar mulheres para o mercado de beleza, atuando no seu empoderamento. Para isso, oferece aulas à população de baixa renda. Dessa forma, elas podem trabalhar e aumentar sua renda. Até agora, mais de 500 mulheres concluíram o curso e pelo menos cinco mil pessoas já foram beneficiadas pelos programas emergenciais sustentados pela iniciativa.
Saiba mais: www.facebook.com/belezasolidariainoar

  1. Truss Contra o Câncer de Mama

12-projetos-truss

Parceria entre a marca de cosméticos e a Femama, promove a disseminação da informações a respeito do câncer de mama nos salões de beleza. Além disso, parte da renda arrecada com a venda dos produtos da campanha são destinados à instituição. Para a Truss, os salões de beleza são ótimos locais para divulgar a campanha, pois a maioria da clientela e dos profissionais é composta por mulheres.
Saiba mais: trussprofessional.com/index.php/site/imprensa/-trusscontra-o-cancer-de-mama

  1. Shaping Futures

12-projetos-shaping-futures

Com o intuito de ensinar a jovens desfavorecidos a arte de ser cabeleireiro, o projeto da Schwarzkopf Professional em parceria com a Aldeias SOS, atua em todo o mundo. Já aconteceu em mais de 12 países, entre eles Índia, Marrocos, Peru, Lituânia e Brasil. Cerca de 500 jovens já se formaram, sendo que pelo menos 50% deles ingressaram no mercado de trabalho atuando em salões de beleza.
Saiba mais: www.schwarzkopfprofessional.com.br/skp/br/pt/home/shapingfutures/o-que-fazemos.html

  1. Amigos do Bem

12-projetos-amigos-do-bem

A iniciativa de um grupo de amigos paulistanos que levava auxílio emergencial às famílias do sertão nordestino na época do Natal tornou-se um trabalho de transformação. Por meio dele são realizados projetos autossustentáveis e educacionais que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Uma dessas ações consiste em ensinar a profissão de cabeleireiro para os participantes do projeto.
Saiba mais: www.amigosdobem.org/home

  1. Beleza em Todas as Suas Formas

12-projetos-beleza-em-todas-as-suas-formas

Desenvolvido pela AlfaParf, em parceria com o Instituto Meta Social, o projeto surgiu da necessidade de criar espaços geradores de capacitação e fomento de interação e integração de pessoas com Down. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes para os alunos nessa condição. Eles têm aulas com top cabeleireiros da marca italiana e terminam a formação aptos a atuarem no mercado de beleza.
Saiba mais: www.belezaprojeto.org

Você conhece ou ajuda algum projeto que poderia estar nessa lista? Conte pra gente! É só mandar um e-mail para redacaocabelos@editorasegmento.com.br.

 

Texto: Cristiane Dantas (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Divulgação