11 passos para o grisalho perfeito

07/10/2016 | Camila Miranda

Engana-se quem ainda enxerga o cabelo branco como visual de vovó. Não é de hoje que os fios totalmente brancos são considerados para lá de modernos, desde que Meryl Streep apareceu com um visual icônico, no filme O Diabo Veste Prada. Entre as celebs que optaram pelo grisalho estão Irene Ravache, Cássia Kis, Vera Holtz, Helen Mirren e Jamie Lee Curtis. “Para assumir esse estilo, é preciso ter cuidado e paciência. A primeira dica é a cliente aceitar cortes curtos [na transição], eliminando o cabelo escuro e dando mais ênfase à raiz, já grisalha”, afirma Rondinely Gonçalves, hairstylist do salão Platinum Visage (MG). Outra opção é fazer mechas pontuais para ficar linda durante o processo de “sair do armário”. “Quando ela chega com highlights espalhadas, fazemos uma correção”, diz Rondinely.

grisalho

Aprenda a chegar lá!

ANTES
1. A primeira providência é avaliar o estado dos fios. Cabelos ressecados e porosos precisam ser reconstruídos com procedimentos de reposição de massa capilar. Decida a maneira para obter o grisalho nessa etapa. Em mulheres com luzes ou reflexos, o ideal é dar continuidade ao processo, diminuindo gradualmente a quantidade de fios descoloridos. Dessa forma, a área branca vai ganhando mais espaço no visual.

2. Cabeleiras escuras pedem luzes finas e sutis para, da mesma forma, ser um procedimento gradual.

3. Em cabelos coloridos, passe a usar tonalizantes, pois eles não cobrem totalmente os brancos e tornam a transição menos chocante. Tenha um cuidado maior com os tons avermelhados, pois, como os pigmentos são fortes, eles impregnam muito mais na fibra capilar.

DURANTE
4. Faça mechas em 90% do cabelo e depois tonalize com nuances de grisalho.

5. Opte pela técnica highlights com transparência (usada para descolorir mais), com uma distância de meio centímetro. Deixe agir por 50 minutos, verifique se o fio est[a dourado ou branco. Caso contrario, aplique mais produto.

6. Quando a cabeleira atingir um branco, leve ao lavatório, enxágue e passe um xampu para eliminar o excesso de química.

7. A tendência dos cabelos grisalhos é amarelar em alguns dias devido à oxidação, por isso é necessário aplicar tonalizantes de cores acinzentadas para neutralizar o amarelo. Você pode usar a nuance 1.1 de 10.1.

DEPOIS
8. No salão, o principal processo de rotina a ser adotado é a reposição de proteína.

9. O retoque depende do crescimento do cabelo. Ele pode ser feito até seis meses depois.

10. Aconselhe a cliente a manter as madeixas hidratadas e a usar, pelo menos a cada 15 dias, um xampu do tipo desamarelador próprio para as grisalhas.

11. O uso de progressivas é contraindicado, pois causa um tipo de amarelamento dos fios muito difícil de ser eliminado.

grisalho2

Texto- Geiza Martins (edição de web- Camila Miranda)
Fotos- Divulgação