19 produtos para blindagem capilar contra agressões químicas

Uma seleção de itens que prometem proteger a cabeleira dos efeitos nocivos das transformações, como alisamentos e descolorações

16/08/2017 | Patricia Santos

Antes de apresentar sugestões do mercado para blindagem capilar, que tal lembrar das aulas de química? Especificamente daquelas que falam sobre uma importante proteína encontrada nos cabelos: a queratina. “Todas as proteínas são formadas por sequências específicas de aminoácidos. No caso da queratina, formada por 19 deles (entre eles, arginina e cisteína), é ela que dá força aos fios”, explica Camila Cerdeira, engenheira química da K.Pro, acrescentando que a substância pode ser agredida em processos como descoloração. Segundo a especialista, essa agressão consiste na degradação das pontes de enxofre (ou dissulfeto) que unem os aminoácidos.

Em outras palavras, as cadeias proteicas são quebradas pela ação dos processos químicos. “A fim de melhorar a qualidade desta proteína para que penetre e tenha mais afinidade (fixação) no fio, a indústria tem usado há tempos a queratina como componente de pós e pré-químicos. A grande novidade são os cosméticos que, misturados ao descolorante, tornam o processo menos agressivo. O único porém é que devem ser usados em baixa concentração para não alterar a potência da mistura, prejudicando a ação descolorante”, avisa. O hairstylist Wilson Eliodório é fã desse tipo de produto na hora de clarear as madeixas da clientela. “Devemos apostar naqueles que são confiáveis, que têm trabalhos de pesquisa e profissionais de renome por três de sua formulação”, dá a dica.

Arsenal da blindagem capilar

 

1. Amino Plex

produtos-plex-solari

 

O sistema protetor e restaurador da Sorali Cosmetic é composto por dois produtos. O Amino Keratin, com queratina hidrolisada e aminoácidos, é adicionado durante a descoloração para formar um filme ao redor do fio, tornando a blindagem capilar efetiva. Já o Amino Reconstrutor, aplicado após o clareamento e a matização, baixa o pH, fecha as cutículas e amacia.

 

2. BC Blond Care

produtos-plex-oil-therapy

Fabricado pela OT Oil Therapy, do grupo Flower Professional, é um poderoso antioxidante e emoliente. Com óleos de girassol, macadâmia, oliva, mirra e semi di lino, além de polifenóis, vitaminas, ômegas e proteínas, pode ser usado junto com o descolorante para minimizar danos.

 

3. Hiplex

produtos-plex-soller

Com tecnologia Sericeal, foi desenvolvido pela S’Ollér para proteger os fios dos danos causados pela descoloração e acelerar o processo de clareamento. Para realizar a blindagem capilar, basta adicionar o produto à mistura de OX e pó descolorante.

 

4. Defense System

produtos-plex-kpro

Composto de três itens, Pre-Defense Nº. 0, Defense Bond Nº. 1 e Oxy Defense Nº. 2. Além de queratinas de qualidade, a marca trabalha com o RNA e o DNA dos aminoácidos para reconstrução do fio e também selênio e silício, que ajudam a fixar os ativos. Desenvolvido pela K.Pro, deverá chegar ao mercado no início de 2016.

 

5. Beplex

produtos-plex-beox

A Beox Professional lançou um sistema de proteção que deve ser utilizado em serviços de coloração e/ou clareamento. Na composição do Gel Protector entram colágeno e Sodium PCA, que minimizam o impacto da oxidação sem comprometer o clareamento. Já Mask Perfector traz queratina e algas marinhas para reequilibrar o PH, dar força, brilho e nutrição.

 

6. Lusty.Plex

produtos-plex-medplex

Indicado para colorir, descolorir e alisar com segurança, o sistema da Lusty age como protetor e reconstrutor da fibra, contribuindo para a blindagem capilar. À base de blend de aminoácidos, queratina, arginina, colágeno hidrolisado, Sodium PCA e biopolímero de algas marinhas, age mais rápido que o processo de oxidação, protegendo a fibra.

 

7. X-plex

produtos-plex-kenwee

Formulado com óleo de macadâmia, que potencializa o brilho e fortalece a fibra capilar, e extrato de camélia, nutritivo e hidratante, é um protetor da Kenwee contra os danos de processos de coloração e descoloração.

 

8. Medplexx

produtos-plex-mediterrani

Recém-chegada ao portfólio da Mediterrani, marca do grupo World Comexx, a linha protege e cuida dos fios nos processos de coloração, clareamento, luzes e mechas. São dois itens: Estabilizador, que previne contra porosidade e ressecamento, e Máscara, rica em ácidos graxos e aminoácidos que melhoram a textura do cabelo.

 

9. NPlex

produtos-plex-natum

À base de aminoácidos essenciais e vitaminas potencializadas, este lançamento da Nátum Cosméticos evita a desidratação e preserva a resistência da fibra, reduzindo a quebra dos fios. Composto de protetor, aplicado antes de descoloração, luzes e mechas ou coloração, e repositor, que ajuda a repor a massa perdida e selar as cutículas.

 

10. Over Blonde

produtos-plex-one4you

Da One 4 You, conta com o complexo S2, que visa impedir o rompimento das ligações de dissulfeto e devolver a proteína perdida nos serviços de coloração e descoloração. Por seu diminuto tamanho, liga-se às queratinas da fibra, evitando que a ação oxidativa elimine os nutrientes dos fios.

 

11. Nutriplex

produtos-plex-macpaul

Formulados com um complexo de vitaminas e aminoácidos, o Fluido e o Suplemento Repositor da Mac Paul Professional minimizam o impacto da oxidação sem comprometer o resultado em processos de descoloração e tinturas, agindo como uma blindagem capilar.

12. Oxilock Plasma

produtos-plex-jan-paul-mine

Restabelecer a saúde e a beleza dos fios sem interferir no resultado da química. Eis a promessa da linha de Jean Paul Mynè, composta por ativos botânicos que multiplicam as ligações de queratina, melhorando as pontes de enxofre danificadas no processo.

 

13. Protect Plex

produtos-plex-midori

Da Midori, age como uma blindagem capilar, já que combina aminoácidos e algas marinhas para preservar a resistência dos fios contra agressões ocorridas no processo de clareamento, proporcionando nutrição e brilho. Para ser misturado ao descolorante.

 

14. Ressusciplex

produtos-plex-oxillis

Usado na hora de descolorir, o produto da Oxillis diminui os danos à fibra causados pela liberação do oxigênio resultante da mistura de pó descolorante e água oxigenada.

 

15. Thera Plex

produtos-plex-mirra

Complexo da Mirra Cosméticos para proteger os fios em químicas de descoloração e coloração. Sua tecnologia busca fazer com que as fibras reconectem as pontes de dissulfeto de enxofre, aumentando a resistência e a flexibilidade.

 

16. Unikplex

produtos-plex-gaboni

Desenvolvidos pela Gaboni para proteger os fios durante a descoloração, permitindo que o descolorante permaneça por mais tempo nos cabelos sem danificá-los. Step 1 conta com o poder do colágeno e da arginina contra danos. Já o Step 2 repõe a massa perdida com a química, reequilibra o pH e sela as cutículas, graças à presença de colágeno, queratina e algas marinhas.

 

17. Up Queratina Cristal

produtos-plex-mutari

Evita danos provocados por químicas de descoloração e coloração, como ressecamento e porosidade. Da Mutari, oferece também benefícios como maior resistência da cor e brilho.

 

18. Olaplex

produtos-plex-olaplex

Sucesso entre coloristas dos Estados Unidos e celebridades como Lady Gaga, acaba de chegar ao mercado nacional por meio da Goz Cosméticos. São três produtos – Bond Multiplier e Bond Perfector, para uso em salão, e Hair Perfector, de manutenção. O segredo é o agente patenteado, Bis-Aminopropyl Diglycol Dimaleate, que cria uma barreira protetora nos fios, impedindo danos.

19. Nutri Plex

O produto da Alboran Professional oferece um blend de aminoácidos e óleos que auxiliam na retenção e fixação da umidade na fibra capilar, preservando a integridade dos fios descoloridos. O produto pode ser usado na mistura do pó descolorante e também em reconstruções capilares.

Fotos: Divulgação.