20 livros indispensáveis para quem é apaixonado por beleza

15/06/2016 | Patricia Santos

É difícil encontrar quem nunca teve o coração tocado por uma leitura, que não tenha aprendido algo para a vida toda nas páginas de um livro ou simplesmente não tenha se inspirado por palavras e imagens. Por isso, pensamos logo em selecionar obras que podem fazer toda a diferença na sua carreira. Que tal incrementar já sua biblioteca?

1. Biossegurança em Estabelecimentos de Beleza e Afins, de Janine Maria Pereira Ramos (Atheneu Editora)

livros-biossegurança

Em 206 páginas, o livro procura transmitir aos salões, clínicas e spas as condutas e rotinas padronizadas da biossegurança (conjunto de processos funcionais e operacionais destinados à promoção da cultura sanitária na área da saúde e de beleza). Entre outras informações, como manipular e descartar corretamente os resíduos, prevenindo riscos de contaminação.

2. Beleza e Estilo, de Sylvio Rezende (Editora Rideel)

livros-beleza&estilo

Trata-se de um verdadeiro curso com o famoso hairstylist campeão de audiência na TV e colunista da CABELOS&CIA. Coloração, relaxamento, cortes de cabelo feminino, infantil e masculino, penteados e até maquiagem são alguns dos temas apresentados em 248 páginas. Acompanha nove DVDs e um CD-ROM com software de gerenciamento de salão.

3. Dicionário de Ingredientes de Produtos para Cuidados com o Cabelo, de John Halal (Milady/Cengage Learning)

livros-dicionario

Disponível em duas versões, impressa e e-Book, explica a composição das principais substâncias usadas nos cuidados com as madeixas – de xampus e condicionadores a químicas de transformação. No final do livro, consta, ainda, uma lista de fontes nas quais é possível obter informações adicionais sobre os ativos citados. São 192 páginas de conteúdo.

4. Cabelo – Cuidados Básicos, Técnicas de Corte, Coloração e Embelezamento, de Bruno Donati e Sonia Biondo (Editora Senac São Paulo)

livros-cabelo

Este manual de embelezamento dos fios, de 174 páginas, foi escrito pela jornalista em parceria com o hairstylist italiano radicado no Brasil. Além de novidades no setor e passo a passo de técnicas de higienização, corte e cor, traz um capítulo sobre cabelo étnico.

5. O Livro da Moda – História do Vestuário, Imagens e Ideias para Compor o Estilo Pessoal, de Alexandra Black (Publifolha)

livros-livro-da-moda

Além de englobar diferentes aspectos da indústria da moda, as tendências e o futuro do mercado, traça um panorama da vestimenta do Antigo Egito aos dias de hoje. Origem de tecidos, roupas e acessórios e grandes ícones de estilo, como Maria Antonieta e Madonna, são retratados nesta obra de 160 páginas.

6. O Manual da Garota Cacheada: O Método Curly Girl, de Lorraine Massey e Michele Bender (Editora Record)

livros-manual-da-cacheada

Referência mundial em cabelos crespos, Massey dá dicas de como cuidar, cortar, colorir e dar acabamento aos fios enrolados, e ainda ensina a identificar os diferentes tipos de cacho e como utilizar os métodos Low-Poo e No-Poo. São 200 páginas de conteúdo.

7. Beleza, um Bom Negócio – Experiências Bem-sucedidas na Gestão de Salões, de Rudi Werner (Editora Senac São Paulo)

livros-beleza-bom-negócio

A partir de sua trajetória de sucesso, o cabeleireiro e empresário Rudi Werner oferece ao leitor 168 páginas com dicas preciosas de como organizar seu empreendimento e gerenciar sua carreira. Entre outros assuntos, o autor enfatiza a importância de surpreender os clientes, além de ter uma boa formação técnica e atualização constante.

8. Beleza Natural – A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras, de Liana Mello (Primeira Pessoa)

livros-beleza-natural

Em 208 páginas, a jornalista narra a trajetória de um império que fatura mais de R$ 250 milhões por ano, conta com 4 mil funcionários e tem 44 unidades no País, além de dezenas de produtos com sua marca. Um dos maiores casos de empreendedorismo do Brasil, o Beleza Natural nasceu da iniciativa de quatro sócios – Zica e Rogério Assis, Jair Conde e Leila Velez –, que superaram a pobreza e o preconceito para ajudar na autoconfiança feminina.

9. Mitos e Lendas em Detalhes, de Neil Philip (Publifolha)

livros-mitos-e-lendas

São 128 páginas repletas de imagens e explicações com histórias que descrevem importantes passagens da origem das civilizações. Entre as inúmeras figuras míticas destacadas estão o conto egípcio de Rá e a trágica lenda céltica de Tristão e Isolda.

10 e 11. Visagismo – Harmonia e Estética e Visagismo Integrado – Identidade, Estilo e Beleza, de Philip Hallawell (Editora Senac São Paulo)

livros-visagismo

Duas obras do artista plástico, arte-educador e palestrante que se tornou uma referência em visagismo. Na primeira, Philip introduz, em 292 páginas, o leitor ao mundo dessa arte de embelezar ou transformar o rosto utilizando cosméticos, coloração e o corte do cabelo. O segundo livro, de 288 páginas, mostra como camuflar o negativo e exaltar o positivo existente em cada pessoa.

12. Unhas – Técnicas de Embelezamento e Cuidados Básicos com Mãos e Pés (Editora Senac São Paulo)

livros-unhas

Para quem deseja iniciar uma carreira de manicure ou já é profissional e gosta de ter um bom guia para consulta. Em 124 páginas, inclui entrevistas e conselhos de experts no segmento, bem como passo a passo e técnicas de decoração de unhas.

13 e 14. Bobbi Brown Makeup Manual e Everything Eyes, de Bobbi Brown

livros-bobbi-brown

Duas obras da famosa artista internacional do make-up, que possui sua própria marca de beleza, a Bobbi Brown Cosmetics. Para iniciantes ou profissionais, o primeiro livro ensina as técnicas infalíveis aplicadas pela maquiadora. Já a segunda revela seus métodos para criar um olhar matador, do básico ao esfumado, em dez passo a passos.

15. Cortes de Cabelo – Técnicas e Modelagem, com revisão técnica e adaptação do cabeleireiro Rodrigo Cintra (Milady/Cengage Learning)

livros-cortes-de-cabelo

Rico em detalhes e com passo a passo ilustrado, traz em 160 páginas as técnicas de corte de cabelo para o público feminino e masculino. Indicado aos estudantes da área, bem como profissionais que já atuam na profissão.

16. Marcos Costa Maquiagem, (Lust Editores)

livros-marcos-costa

Em seu segundo livro, o maquiador oficial da Natura executa em 212 páginas criações artísticas que servem de inspiração a profissionais e amadores.

17. Maquiagem Duda Molinos (Editora Senac São Paulo)

livros-maquiagem-duda

Um clássico na estante. Numa linguagem didática, esta obra de 224 páginas do renomado beauty artist explica os itens indispensáveis para um bom make-up, bem como as técnicas para correção (olhos caídos, lábios finos, rosto muito redondo, por exemplo), antes e depois e um resumo da história da maquiagem em décadas passadas.

18. História da Beleza, de Umberto Eco (Editora Record) 

livros-historia-da-beleza

Afinal, o que é beleza? O que é arte? O autor italiano faz esses e outros questionamentos em um ensaio de 440 páginas, refletindo sobre as transformações do conceito do belo, da Antiguidade até os nossos dias.

19 e 20. Face Forward e Making Faces, Kevyn Aucoin (Little Brown & Com)

livros-face-foward-making-faces

Dois guias ilustrados do famoso maquiador. O primeiro mostra as incríveis transformações de famosos e anônimos com ajuda do make-up, e o segundo inclui divas e truques infalíveis.

 

Texto: Annamaria Aglio (edição para web: Patricia Santos)
Fotos: divulgação.