27 escolas de beleza para se formar ou renovar conhecimentos

08/07/2016 | Patricia Santos

Se você quer ou precisa renovar os conhecimentos, o melhor jeito é estudar, sempre! Se ainda não sabe por onde começar, confira essa seleção de escolas, institutos, academias e universidades que oferecem os mais diferentes tipos de curso, dos básicos às pós-graduações.

escolas-destaque

ACADEMIA STUDIO W

Antes exclusiva para aperfeiçoamento da equipe do badalado salão de Wanderley Nunes, agora o treinamento é aberto a todos os profissionais do País. Localizado ao lado do Shopping Iguatemi, em São Paulo, onde fica a principal unidade da rede. Contato: (11) 2191-4109.
academia@studiow.com.br

ACADÉMIE JACQUES JANINE

As academias de São Paulo e Rio de Janeiro dessa famosa rede de coiffure oferecem inúmeros cursos, como Auxiliar de Cabeleireiro, Formação de Maquiagem e Trends Barbercut. Para saber mais, acesse o site da empresa.
jacquesjanine.com.br

ASK ACADEMY

escolas-ask

A equipe técnica da Schwarzkopf Professional ministra aulas de aperfeiçoamento para os profissionais de beleza em suas academias de São Paulo (askacademy.sp@henkel.com) e Rio de Janeiro (secretariacurso@cefoprj.com.br). A marca conta, ainda, com convidados especiais em cursos como Barber Buzz e Long Hair Dreams. As disputadas aulas compreendem técnicas, tendências e negócios.

CENTRO TÉCNICO KEUNE

escolas-keune

Logo no início das operações no Brasil, em 1995, a marca abriu um centro técnico para aperfeiçoamento de cabeleireiros na utilização dos seus produtos. Hoje são 16 unidades distribuídas em Brasília, Goiânia, Salvador, Vitória e São Paulo, entre outras cidades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3342-9780.
keune.com.br

ACADEMY

Sob a chancela de Hélio Nakanishi (Helio Diff), em Brasília, o Centro de Formação Profissional proporciona conhecimento de qualidade desde 2000. Hair Designer: Corte, Modelagem Básica e Avançada, Designer de Unhas e Maquiagem Profissional estão na lista de cursos da academia.
hcfp.com.br

INSTITUTO DIVAS

escolas-divas

Uma rede que ministra Curso de Cabeleireiro Profissional (seis meses de teoria e prática) nas zonas norte e sul de São Paulo. Dispõe, ainda, de aulas de Manicure e Pedicure, Maquiagem, Barbeiro e Gestão Empresarial e Marketing, entre outros. Em breve, deve inaugurar duas unidades no Rio de Janeiro.
institutodivas.com.br

INSTITUTO EMBELLEZE

escolas-inst-embelleze

Maior rede de franquias para a formação profissional em beleza, foi fundada em 1998 e, desde 2003, passou a ser administrada pela holding SMZTO. Em seu portfólio: Barbeiro Profissional, Manicure e Pedicure Profissional, entre outros.
institutoembelleze.com 

CENTRO DE FORMAÇÃO LADY&LORD

Instituído em 2002 em Curitiba, recentemente inaugurou unidade em São Paulo. Em ambas, são realizados cursos da formação básica à avançada, além de atualizações: Técnicas de Lavatório, Mechas + Ombré Hair e Workshop Dia da Noiva.
escolaladyelord.com.br

INSTITUTO L’ORÉAL

escolas-instituto-loreal

Inaugurado em 2010, conta com centros de ensino no Rio, em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Além do Curso de Cabeleireiro, com duração de oito a 16 meses, oferece Maquiagem Profissional e aprofundamento em técnicas como mechas, gestão e atendimento. Disponibiliza salão-escola para prática dos alunos sob supervisão dos instrutores e aberto ao público.
institutolp.com.br

LINCOLN TRAMONTINI ESCOLA DE BELEZA

Desde 2010, o hairstylist Lincoln Tramontini oferece conhecimento técnico e teórico em cursos como Formação de Cabeleireiro, Especial de Escova e Preparação para Penteados, Engenharia de Corte e Manicure Profissional. Fica em Londrina, no Paraná.
lincolntramontini.com.br/escola-de-beleza

NONAKA

Com cinco unidades na capital paulista, a Escola Superior de Cabeleireiros Nonaka proporciona formação básica e aperfeiçoamento desde 1963 por Paulo Nonaka. Entre as aulas ministradas, destaque para o Curso de Cabeleireiro Básico, com sete meses de duração.
escolanonaka.com.br

ONDINA BEAUTY ACADEMY

Com unidades em Campinas e Ribeirão Preto (SP), foi fundada pela cabeleireira Ondina Paes Leme em 1960 e já recebeu inúmeros prêmios. Em seu portfólio estão cursos que vão da Formação Profissional de Cabeleireiro a Barber Stylist.
academiaondina.com.br

PIVOT POINT

escolas-pivot-point

Um sistema educacional completo para o design de cabelos e que engloba teoria e prática de corte, coloração e penteados e material didático internacional. As aulas acontecem nas academias do Rio de Janeiro, de Curitiba e São Paulo.
pivotpoint.com.br

SENAC

Criado em 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é encontrado em todo o País e dispõe de inúmeros cursos na área de beleza, entre eles o Técnico em Imagem Pessoal, Corte de Cabelo – Técnicas e Tendências e Aperfeiçoamento em Penteados. Acesse o site e procure pelo endereço mais próximo de você.
senac.br

SOHO ACADEMY

escolas-soho

Dividido em sete módulos, o curso forma cabeleireiros no método Soho, criado pelo japonês Hideaki Iijima. A duração dos estudos vai de um ano (intensivo, com aulas diárias) a dois ou três (regular), dependendo do desempenho do aluno.
sohoacademy.com.br

EDUK

escolas-eduk

Instituição de ensino on-line que reúne experts de diferentes áreas para ensinar suas habilidades por meio de videoaulas. No segmento de beleza, são inúmeros cursos, como Master Class: Cortes e Penteados, por Celso Kamura (foto), ou Maquiagem Editorial, por Kaká Moraes. As aulas são transmitidas ao vivo e gratuitamente e, em seguida, são incorporadas ao catálogo com 700 opções e planos de assinatura mensais.
eduk.com.br

TERUYA

Uma das mais tradicionais escolas profissionalizantes de São Paulo, o Centro de Atualização e Formação de Cabeleireiros Teruya tem cinco unidades onde são realizadas aulas para Cabeleireiro Feminino e Masculino e Tranças Artísticas.
escolateruya.com.br

WALTER’S ACADEMY

Comemorando 20 anos de existência, o Centro de Treinamento e Especialização da rede Walter’s, fundada por Walter Cabral, é um salão-escola. Oferece cursos como o Corte Express, com duração de três meses e que proporciona a base para quem deseja cortar cabelos profissionalmente. Em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
waltercoiffeur.com.br/walters_academy

WERNER ACADEMIA

escolas-academia-werner

Fundada há 15 anos por Rudi Werner, a escola localizada no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, já formou mais de 30 mil profissionais. Os cursos regulares de corte, escova, coloração, depilação e manicure têm duração de dois meses, em média. Por meio do Projeto Entre Amigas, forma gratuitamente mulheres encaminhadas pelo Tribunal de Justiça (RJ) para atuarem como manicure e auxiliar de cabeleireiro.
wernercoiffeur.net/treinamento.php

ANHEMBI MORUMBI

escolas-anhembi-morumbi

Além do curso Podologia (com duração de três anos) e Estética e Cosmética com Ênfase em Maquiagem Profissional (dois anos e meio), disponibiliza Visagismo e Terapia Capilar, que leva dois anos para ser concluído. Já para graduados na área de cabelo, oferece Tricologia e Terapia Capilar, com aulas dois dias por mês e duração de três semestres.
portal.anhembi.br

CASA EDUCAÇÃO

escolas-cadaeducacao

Sob a coordenação de Robson e de Tânia Trindade, o MBA Visagismo&Estética: Gestão Integrada na Imagem Pessoal é uma pós-graduação lato sensu reconhecida pelo MEC. Destina-se a graduados na área de saúde, moda e outros que queiram dominar técnicas de Gestão da Imagem com recursos do visagismo. As aulas são mensais, aos finais de semana, e o curso tem duração total de 369 horas.
www.casaeducacao.com.br

FACULDADE OSWALDO CRUZ

Localizada em São Paulo, dispõe do Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos, que forma profissionais para atuarem em indústrias (de pesquisa, desenvolvimento e produção ao marketing) e pontos de venda. Com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), dura cinco semestres. Na grade, também entram cursos de extensão. Um deles é o Tricologia, que apresenta aulas expositivas e prática em laboratório e garante certificado para quem já atua na área capilar. Outro é Esmalteria: Como Formular e Produzir um Esmalte, com história, hábitos de consumo, formulação e pigmentos.
oswaldocruz.br

ULBRA

Durante seis semestres, a universidade de Canoas, no interior do Rio Grande do Sul, oferece o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Para saber mais, acesse o site.
www.ulbra.br

UNA

Em Betim e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, promove o ensino de Estética e Cosmética em seis semestres.
www.una.br

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

escolasunicsul

Primeiro curso superior para cabeleireiros do Brasil, oferece o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética no campus Liberdade, em São Paulo, em seis semestres. O mesmo também acontece na Universidade de Franca (Unifran – SP). Já no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu (SP), o Curso Superior em Estética forma bacharéis em quatro anos.
cruzeirodosul.edu.br, unifran.edu.br e ceunsp.edu.br

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

escolas-metodista

Localizada em São Bernardo do Campo, a Metodista acaba de inaugurar o Instituto de Cosmetologia e Estética que, além de atender o público, servirá para pesquisa e aperfeiçoamento dos alunos do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética. São dois anos e meio em aulas concentradas em três dias da semana.
portal.metodista.br

WELLA PROFESSIONAL EDUCATION

A marca alemã disponibiliza em seu centro técnico de São Paulo cursos voltados para o aperfeiçoamento em métodos de coloração e forma. O Icons of Color, por exemplo, apresenta o portfólio da marca, a importância da consulta com a cliente e a criação de cores.
wellaprofessionaleducation.com.br

 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Divulgação