Produtos high tech: a importância da ciência para a saúde capilar

01/09/2016 | Patricia Santos

Tecnologia avançada, de ponta, revolucionária! O mercado cosmético profissional está (bem) vivo, e os laboratórios, idem. É por isso que surgem novas “techs” o tempo todo! Entretanto, para estar à frente do seu tempo, é preciso dedicação. Muitos ingredientes incríveis levam anos e anos de investigação e testes para chegar ao desejado resultado bombástico. Isso significa que, neste exato momento, estão sendo produzidas pesquisas que vão mudar o seu trabalho no futuro! Não é empolgante?

produtos-high-tech

Mas pensando no agora, nós conseguimos encontrar novidades que já transformam a sua maneira de enxergar o que significa “cuidar dos cabelos”! Elas alteram à sua cliente (e também os serviços que você vai oferecer a saúde dos fios dela). Confira!

ALQUIMIA FUTURISTA

produtos-high-tech-Fusio-Dose

Fusio Dose, da Kérastase, é um tratamento express com um mix personalizado de produtos feito sob encomenda para sua cliente. E como saber qual é o ideal para ela? Por meio de um diagnóstico, também high tech, realizado com a câmera Hair & Scalp Profiler. A linha possui dois itens, o Concentré e o Booster. Eles são misturados e suprem a necessidade de hidratação específica de cada cabeleira. Segundo a marca, a injeção dos ativos nas madeixas promove uma transformação instantânea, de efeito prolongado. “O Fusio Dose foi lançado em 2011, mas teve fórmulas e embalagens aperfeiçoadas no início deste ano”, afirma Ana Paula Rosa, gerente de educação da marca.

Tempo de Pesquisa: foram cinco anos de aprimoramento, desde a primeira edição de Fusio Dose. Agora, a linha oferece cinco novos Boosters e quatro novos Concentrés.

Como surgiu: durante esse tempão, a Kérastase se manteve em constante pesquisa. Daí, com as novas descobertas, surgiu a necessidade de atualizar as fórmulas anteriores.

Inovação: pense que Fusio Dose é sempre uma fusão entre os dois itens. O Concentré, uma microemulsão em que as moléculas são cem vezes menores do que em tratamentos clássicos, conduz os ingredientes para o interior da fibra, sem necessidade de tempo de pausa. É tudo instantâneo. Já o Booster, um amplificador de ativos, deve ser acoplado ao Concentré.

Funciona assim: é feita uma análise visual, exclusivamente com a câmera Hair & Scalp Profiler, e também tátil. O aparelho ajuda a detectar o estado da fibra com uma precisão maior do que a olho nu. “Ela a amplia em até 600 vezes”, diz. Como a máquina arquiva a imagem do fio, é possível compará-la posteriormente com o resultado após o tratamento. Depois do diagnóstico, o cabeleireiro acopla, na frente da cliente, o Booster com o Concentré ideal para tratar o dano detectado e aplica nocomprimento e nas pontas após a lavagem, com tempo de pausa de dez minutos.

Testado e aprovado: “É uma grande revolução quando se fala de reconstrução e reestruturação. Uma linha extremamente técnica, que exige conhecimento de quem faz o diagnóstico. A recuperação da fibra capilar é contínua, devido às recargas intermediárias entre um procedimento e outro. Por isso o símbolo do infinito. Estou encantada”. Jô Nascimento, do Espaço Jô Nascimento, em Limeira (SP).

REATIVAÇÃO POWER

produtos-high-tech-PRO-FIBER

Pro Fiber, da L’Oréal Professionnel, é o primeiro tratamento de reparação capilar de longa duração que promete manter os mesmos resultados do dia em que foi feito por até seis semanas. A mágica acontece em duas etapas: na primeira, o ritual completo é executado pelo profissional; na segunda, em casa, a cliente reativa a ação do Pro Fiber por meio de produtos home care. “Agora, a terapia no salão é efetivamente reprogramada e não eliminada com as lavagens”, explica Vânia Conceição, educadora da grife.

Como surgiu: a marca investiu pesado para mapear todos os níveis de danos dos cabelos com o objetivo de tratá-los sob medida por mais tempo.

Tempo de pesquisa: um tempão – 15 anos!

Inovação: não se assuste com o título de laboratório – o nome por trás do milagre se chama complexo molecular APTYL 100, composto por aminosilane e polímeros catiônicos. É essa tecnologia que consegue fixar moléculas na fibra capilar por muito mais tempo que os outros tratamentos!

Diagnóstico profissional: é fundamental, pois Pro Fiber possui uma linha para cada nível de dano: Rectify (1), Restore (2) e Reconstruct (3). A tecnologia APTYL 100 está presente na Máscara Regenerate (exclusiva para salões) e em Re-Charge, ampola que a cliente leva para manutenção em casa.

Funciona assim: as moléculas ficam firmemente ancoradas dentro da fibra capilar durante o tratamento no salão. E como o complexo é poderoso em aderência, ele fica lá esperando ser reativado, o que deve ser feito só depois de quatro lavagens. E sabe o responsável por “acordar“ sua ação? O xampu e a ampola de cada uma das linhas Pro Fiber. Esse processo pode ser repetido por até seis semanas, ou seja, nesse período, a cabeleira fica como nova, como se nunca tivesse sido danificada.

Testado e aprovado: “O tratamento traz a vantagem de poder ser personalizado para cada tipo de cabelo. A aplicação é feita em apenas cinco a dez minutos. O que é vantajoso, pois as clientes estão com menos tempo, não querem alongar sua permanência no salão”. Evaldo Ribeiro, do Studio Tez (SP).

VOLUME INSTANTÂNEO

produtos-hig-tech-NOX_Diaboost

Conhece a tendência de usar os ativos tecnológicos rejuvenescedores da face em produtos capilares? Pois o Nioxin Diaboost entra nessa seara. Trata-se de um leave-in sem enxágue que aumenta o diâmetro do fio na hora, deixando as madeixas com uma aparência mais densa, maleável e cheia instantaneamente. “A sensação que a pessoa sente é de ter até 11 mil fios a mais, ou seja, volume instantâneo. A novidade também protege 80% contra a quebra, fortalece e hidrata”, diz Liviane Albeche, coordenadora de educação da Wella Professionals.

Tempo de pesquisa: mais de cinco anos, gente! Nesse período, eles conduziram etapas de entrevistas com o consumidor, além do desenvolvimento em laboratório.

Como surgiu: “É um pensamento que veio da fundadora da marca. Enxergamos o couro cabeludo como extensão da pele”, comenta Liviane.

Inovação: com tecnologia inspirada em skin care, Diaboost conta com o Complexo HTXTM, que inclui ingredientes como a cafeína, responsável pelo poder antioxidante, o pantenol, que promove fortalecimento e hidratação, e a niacinamida, derivada da vitamina B3, retém a umidade e melhora a textura do fio. Esse mix de substâncias penetra nos cabelos pela raiz e seus ativos entram em ação para promover o aumento do diâmetro, a nutrição e o fortalecimento. “Independente se há queda ou se o afinamento vem da genética, todas as pessoas com cabeleiras finas podem usar”, diz.

Funciona assim: deve ser aplicado direto no couro cabeludo, enquanto se faz uma massagem circular de um minuto. “O objetivo é espalhá-lo em toda essa região”, afirma. A textura em gel escorre para o restante das madeixas. Pode ser finalizado com brushing ou naturalmente. “Muitas consumidoras afirmam sentir mais efeito de volume após a escovação. Ele também funciona como um produto de styling, pois dá sustentação para penteado”, diz.

Testado e aprovado: “Eu testei nas clientes e em mim também porque já sofro com afinamento E a sensação de mais cabelo é real, porque, após a aplicação, aquela transparência que permite ver o couro cabeludo some. Elas também perceberam o aumento da densidade. É difícil dizer se são 11 mil fios, mas a percepção de volume é nítida.” Felipe Restini, hairstylist do Maria Haute Coiffure, em Ribeirão Preto (SP).

ARMA ANTIDANOS

produtos-high-tech-BOND_ANGEL

Você até pode pensar que é “mais um” produto do tipo plex. Mas o Bond Angel, da Braé Hair, é um protetor que blinda os cabelos durante transformações químicas, como descolorações, alisamentos, colorações ou neutralizações. Até aí, muitos são. A diferença está na ação, que não exige pausa tão longa quanto os outros. “Ele traz uma fórmula revolucionária que permite chegar no tom mais frio do loiro em menos tempo”, diz Renato Antunes, da Braé Hair.

Tempo de pesquisa: foram oito meses! A fórmula foi desenvolvida em um laboratório da Califórnia. “Nesse período, aconteceram diversos testes com profissionais de beleza de alto gabarito”, comenta.

Como surgiu: no desejo de criar uma cor intensa ou um loiro platinado sem danificar a cabeleira.

Inovação: a fórmula exclusiva tem três ativos. Primeiro, é a Proteína Especial com colágeno hidrolisado. “Criamos uma molécula muito menor do que as comuns. Devido ao tamanho minúsculo, ela consegue aderir mais fácil aos fios”, explica Renato. A segunda é o Keratin Complex (um composto de proteínas) e a terceira é o Prodew 500, um blend de 11 aminoácidos e sódio PCA na forma de solução aquosa a 50%. “Ele é capaz de criar novas pontes dissulfeto, as bonds (em inglês), justamente as que são danificadas no processo de descoloração”, diz.

Funciona assim: o processo é feito em três passos. O Bond Maker é adicionado aos produtos, sejam eles descolorantes, colorações ou alisantes. Depois, no lavatório, vem o Bond Reconstrutor. Por fim, Bond Fortifier tem função fortificante home care. “Sua fórmula não retarda o tempo de ação do pó descolorante durante o processo de descoloração. E o Passo 2, Bond Reconstructor, realmente age como um tratamento de recuperação intensa da fibra capilar”, defende.

Testado e aprovado: “Sou supersério em relação aos produtos que uso em minhas clientes. No caso de Bond Angel, descobri que entrega o que promete. Ou seja, pode ser inserido em processos de coloração, descoloração, alisamento, relaxamento, pois sua fórmula com colágeno hidrolisado preenche a fibra sem deixá-la rígida. Pelo contrário, o cabelo fica maleável, principalmente com a indicação dos itens de home care. O cosmético aumenta a resistência porque cria novas cadeias dissulfeto, tornando a fibra mais densa. Vale lembrar que a melanina é proteína e, ao removê-la por meio de processos químicos, ela enfraquece”. Eron Araújo, do Eron Araújo Creative Salon (SP).

 

Texto: Geiza Martins (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock e divulgação.