5 dicas valiosas para cuidar do cabelo no inverno

29/05/2015 | Patricia Santos

A gente já falou aqui sobre a importância de se tomar certos cuidados para preservar a beleza da pele, unhas e cabelo no inverno. Se você perdeu, é só clicar aqui.

Agora vamos mais a fundo no quesito cabelo, um dos bens mais preciosos da mulher brasileira. O primeiro passo para deixar as madeixas bonitas e saudáveis na época mais charmosa (e fria) do ano é adotar hábitos simples, mas que fazem toda a diferença na hora de prevenir ou tratar o ressecamento dos fios.

O hairstylist Felipe Nolasco, do salão Top Milano, em São Paulo, listou cinco dicas precisosas. Anote!

Evite banhos muito quentes 

Nesse período do ano, é natural deixar o chuveiro numa temperatura elevada, geralmente acima de 35°C. Mas é importante lembrar que, além do envelhecimento da pele, a água quente causa o ressecamento do couro cabeludo e do fio e então o organismo entende que é preciso produzir mais oleosidade, o que acaba aumentando as chances de surgimento de caspa e descamação. O ideal é tomar um banho morno, de preferência com a temperatura abaixo de 30°C e com tempo no máximo de cinco minutos.

Umectação

Este é um tratamento realizado antes de lavar a cabeça. Escolha um óleo capilar de boa qualidade e aplique em todo o cabelo, do comprimento às pontas, massageando as mechas (lembre-se de evitar a raiz). Deixe agir por 15 minutos e depois lave normalmente até retirar todo o produto. Como este é um tratamento intenso, deve ser feito, no máximo, a cada dois dias ou sempre que você sentir que os fios estão excessivamente ressecados.


Óleos So Pure Natural Balance, da Keune, e Elixir Ultime, da Kérastase 

Hidratação

Aqui entram em cena ativos essenciais para a beleza e saúde dos fios: queratina, vitaminas, proteínas, extratos de seda, óleos vegetais, ceraminas, silicone ou lanolina. Para cabelos normais a oleosos, recomendo uma vez por mês. Já no caso de fios secos, o melhor é que seja feita a cada 15 dias. Mesmo que você tome cuidados diários com as madeixas, prefira fazer hidratações no salão, pois só um profissional capacitado pode dizer o que é melhor para o seu tipo de fio. O excesso de alguns ingredientes, como a queratina, por exemplo, pode acabar causando quebra, o que pode gerar um resultado bem desagradável.  

BB Cream

Pensado originalmente para a pele, o BB Cream vem se tornando um item indispensável no tratamento capilar, além de ser bem versátil. O creme pode ser usado como protetor térmico por quem não abre mão da chapinha, máscara de tratamento ou como protetor diário contra os efeitos nocivos do sol e do vento.

BB Cream Uniq One, da Revlon Professional

Nutrição

Essencial para todos os tipos de cabelo, consiste na reposição de componentes perdidos no dia a dia, especialmente depois de procedimentos químicos. O ideal é utilizar máscaras capilares ricas em óleos que ajudam a recuperar a fibra e melhorar sua densidade. Lembre-se de sempre conversar com o seu cabeleireiro para saber qual o melhor tipo de produto para as necessidades do seu cabelo. 

LEIA MAIS

* Instituto Beleza Natural oferece serviços exclusivos para cacheadas
* Aposte no poder das ampolas para o tratamento intensivo do cabelo 
* 10 técnicas de mechas que todo cabeleireiro precisa conhecer
* 10 dicas de beleza indispensáveis no inverno
* 5 truques infalíveis para mulheres cacheadas