Dicas essenciais de experts para uma recepção nota 10

15/08/2016 | web

Recepção é uma área menor do seu negócio, portanto, merece menos investimentos do que qualquer outro setor, certo? Se você respondeu sim, precisa mudar logo seus paradigmas. Lembre-se, a recepcionista está estrategicamente posicionada na entrada do seu estabelecimento. Sua imagem crava na cabeça do cliente a primeira impressão dele para o bem ou para o mal. Ou seja, o investimento nessa área é mais do que necessário. Isso inclui, é claro, salários dignos, já que alguns proprietários ainda remuneram mal essa classe ou então sequer direcionam sua verba para uma pessoa da área. Felizmente, o mercado de beleza se deu conta disso e já investe em cursos para aperfeiçoar essa figura-chave.

A seguir você descobrirá como encontrar uma funcionária ideal ou promover treinamentos para que ela melhore ainda mais! Tudo sem esquecer a máxima: uma profissional mal orientada é tão problemático quanto não ter nenhuma.

A recepcionista perfeita

6-dicas-recepcao6

Atendimento ideal existe? Segundo o consultor Obdulio Sanchez, sim! Funcionária impecável é aquela que faz o ambiente ficar agradá vel e organizado. “Essas características devem ser de tal forma que os clientes se sintam à vontade para consumir mais”, revela o especialista em atendimento e administração de salões. Dessa maneira, ele destaca três qualidades imprescindíveis nessa categoria:

1. Gostar de se relacionar com gente. Esse dom é o mais importante, afinal, ninguém curte ser atendido por alguém que mal olha nos olhos e não busca contato algum.

2. Educação e simpatia abrem portas para um bom relacionamento, tanto com a equipe quanto com os consumidores.

3. Conhecimento sólido sobre todos os serviços e produtos oferecidos pelo salão é a base para o desenvolvimento comercial de quem trabalha na recepção.

O básico

6-dicas-recepcao4

Toda profissional deve saber atuar na organização da agenda, minimizando o estresse de clientes e equipe. Portanto, proprietários e gerentes, fiquem atentos! Esse fluxo de trabalho é a principal atividade que você deve exigir. “Quando ela não mostrar nenhum interesse nessa tarefa e sua ineficiência interferir no andamento do dia a dia, é hora de considerar uma demissão”, aconselha.

O treinamento de ouro é baseado em dois pilares:

6-dicas-recepcao2

1. Saber tudo sobre os serviços. “Ofereça conhecimento técnico para que ela possa entender o tempo de execução médio de cada protocolo, os benefícios, eventuais diferenciais, relação de profissionais do dia, preços, etc”, explica Obdulio.

2. Experimentação. Achou estranho? Mas é isso mesmo! Oferecer tratamentos gratuitos à sua funcionária faz com que ela tenha o conhecimento de uma consumidora sobre cada um. “Ela é a linha de frente do salão e ‘vende mais’ o que usa e conhece. As clientes costumam perguntar muito sobre o que elas estão usando”, ressalta o consultor. Isso sem contar que mulheres com cabelos invejáveis na entrada do salão farão a clientela ficar louca para gastar e obter esse “sonho de consumo”, seja o esmalte, a cor das mechas ou o corte.

Metas e Bônus

6-dicas-recepcao1

Jefferson Massari, sócio-diretor do salão Square & Company Hair (SP), comanda cinco mulheres que, além de organizarem a agenda do lugar, são excelentes vendedoras de produtos. “Desde 2008, elas fazem cursos de especialização de atendimento e de diagnóstico para revenda”, conta. Mas como mantê-las motivadas? Jefferson incentiva-as com concursos e premiações de acordo com a performance no dia a dia. “Há valores em dinheiro, viagens, acessórios como botas e bolsas para aquelas que atingirem o objetivo do mês”, revela.

Equipe em ação

6-dicas-recepcao3

Jefferson Massari defende uma linha de frente proactiva. “Uma recepcionista nunca pode deixar uma pessoa ir embora sem ser atendida ou sem opção de horário”, defende. Outra recomendação do empresário é que elas circulem pelo salão, oferecendo serviços para quem está aguardando ou fazendo mechas, por exemplo. “Peço para indicar tratamentos casados, como uma hidratação capilar para quem está com a manicure”, revela. Além de otimizar a presença e o tíquete médio dela, você a fideliza. “É mais fácil perder aquela freguesa que só faz um protocolo porque não foi motivada o suficiente”, explica.

E sempre incentive-a a dar sugestões sobre tudo. “Grandes ideias podem surgir dessas funcionárias que são a linha de frente do salão”, diz o empresário. Obdulio Sanches indica que elas anotem cada ou negativo. “Essa informação é importante para valorizar os pontos fortes da equipe, assim como corrigir eventuais falhas”, afirma.

Leis da recepção

6-dicas-recepcao5

Ana Paula Rosa, gerente de educação da Kérastase, dá oito dicas para ser perita nessa arte:

1. Sorrir o tempo todo.
2. Ficar atenta às necessidades da cliente.
3. Antecipar-se sempre.
4. Planejar o dia e organizar o espaço de trabalho.
5. Dominar suas emoções para lidar com o público.
6. Caprichar na apresentação pessoal.
7. Ter uma atitude positiva no dia a dia.
8. Ser proativa no ambiente do salão.

 

Texto: Geiza Martins (edição de web: Patricia Santos )
Fotos: Shutterstock