9 dicas indispensáveis para o profissional que quer se especializar em noivas

13/10/2015 | Patricia Santos

O beauty artist tem um papel essencial para que a hora do “Sim!” seja um dos melhores momentos vividos por uma noiva. Mas como conseguir isso e ainda faturar mais? Veja o que recomendam os experts

Entre os maiores desejos das mulheres à beira do altar, mais ou menos nesta ordem, estão: emagrecer para caber no vestido, deixar o cabelo crescer para fazer aquele penteado glamouroso-romântico e escolher uma maquiagem que a deixe deslumbrante no grande dia… Com tantos sonhos assim, haja responsabilidade por parte do profissional que vai cuidar da sua beleza. O que fazer, então, para realizar um bom trabalho, satisfazer os anseios dessa cliente e ainda aumentar os ganhos? Confira nove dicas dos maiores wedding beauty artists do País.

1. Especialize-se

A maquiadora Monique Casado, do salão Fios de Cabelo, em Maceió (AL), enfatiza que o profissional deve “aplicar todos os recursos disponíveis para extrair o que a noiva tem de melhor”. Por isso, é imprescindível contar com uma boa formação. “E só depois especializar-se em noivas”, comenta a hairstylist Mônica Casado, também do Fios de Cabelo. Um dos cabeleireiros mais requisitados pelas futuras esposas, Paulo Persil, do salão Blend, em São Paulo, ensina como ser um PhD no curso Penteados. Vale a pena pesquisar esse e outros.

2. Aposte em qualidade

Usar os melhores produtos interfere em um bom resultado, concordam os experts. “A maquiagem da noiva precisa ser compatível com a tecnologia das lentes de alta definição empregada nos equipamentos de foto e filmagem. Assim, itens em HD e o Air Brush são fundamentais para um acabamento impecável”, indica Monique Casado. No caso dos cosméticos capilares, o cuidado é o mesmo.

3. Divulgue seu trabalho

Registre cada look feito e monte um portfólio, impresso e digital. Mas é importante que as imagens sejam nítidas e mostrem o cabelo e/ou a maquiagem em detalhes. “Essa medida ajuda a mulher a confiar no trabalho do profissional”, afirma a maquiadora do Fios de Cabelo. E na hora de divulgar seu talento, a dica é ir além do boca a boca. Anuncie seu trabalho em revistas e outras mídias, como Facebook e Instagram. “As informações chegam cada vez mais rápido por meio das redes sociais”, confirma a consultora de noivas Marinês Albarracin, do salão Jacques Janine Jardim França, em São Paulo.

4. Monte seu cardápio

Segundo Paulo Persil, o termo “Dia da Noiva” continua sendo usado pela força do h.bito. “Em nosso salão, elas têm a possibilidade de compor os serviços que mais lhe agradam, assim como suas acompanhantes”, conta. Geralmente, o pacote completo inclui cabelo e maquiagem, limpeza de pele, drenagem linf.tica e massagem relaxante, depilação, banho de lua, design de sobrancelhas, manicure e podologia. “No dia do casamento, incluímos banho de sais e pétalas, lanche especial e acompanhamento às noivas e os noivos, pais e madrinhas”, descreve Mônica Casado. Como requer muito tempo e dedicação, o serviço costuma ser mais caro. “Para calcular o preçoo, deve-se analisar a sua disponibilidade de atenção à noiva, tanto no dia do casamento quanto no período que o antecede, bem como a região de atendimento do salão”, lembra Monique Casado.

5. Conheça a cliente

O profissional precisa conversar bastante com a mulher. “Chamo esse tipo de serviço de Assessoria de Estilo. É o momento em que entendemos quais são seus desejos, conhecemos seu estilo e buscamos surpreender na hora de pentear e maquiar, tudo para que ela saia do jeito que sempre sonhou”, explica Paulo Persil. Após saber quem é a noiva, deve-se perguntar sobre o local do casamento, o horário da cerimônia… “Também é imprescindível saber como é o vestido e o tipo de festa para sugerir os procedimentos que devem compor o Dia da Noiva”, diz Marinês Albarracin, incluindo que o Jacques Janine Jardim França, por exemplo, al.m dos planos Básico, Essencial e Máster, desenvolveu o Wedding Care, que inclui cuidados personalizados para cada estilo de noiva e que pode ser agendado com até seis meses de antecedência.

6. Atenção aos testes

No dia da prova do cabelo e do make-up, a cliente irá tirar todas as dívidas. “É quando ela terá a oportunidade de avaliar o cabeleireiro e o maquiador e verificar se eles atenderão às suas expectativas no dia do casamento”, acredita Marinês Albarracin. Paulo Persil concorda: “É o momento, também, de conferir a sintonia entre o tempo cronometrado e a habilidade dos profissionais”. Outra especialista, Antonieta Calçolari, do salão L’Officiel III, em São Paulo, conta que fotografa os testes. “Tiro fotos e mando imprimir, para deixar a noiva mais segura do resultado”, esclarece ela, acrescentando que acompanhá-la ao ateliê do costureiro, para a prova do vestido, é de grande valia e pode estar incluído no pacote.

7. Crie parcerias

Unir suas forças com outro profissional e/ou empresa é mais do que bem-vindo para realizar um serviço completo e divulgar seu trabalho. O salão Red Studio SP, em São Paulo, por exemplo, aliou-se ao Moah Manicure & Care para disponibilizar às noivas um tratamento diferenciado. Enquanto um cuida do cabelo, por exemplo, outro fica responsável pelas unhas e pele… Vale, também, fazer parcerias com assessores de casamento ou de cerimoniais para ajudar na difusão do seu trabalho.

8. Aumente seus ganhos

A tendência do atendimento externo tem representado maior lucro aos profissionais. “As mulheres adoram se arrumar no local do casamento ou em quartos de hotel, e o mercado precisou se adaptar a isso. Assim, a equipe vai até o lugar determinado e garante a mesma qualidade de acolhimento do salão”, detalha Paulo Persil. O acompanhamento também estão em alta. “A noiva tem a possibilidade de mudar o penteado e retocar a maquiagem, continuando impecável do começo ao fim da festa”, explica. Cobramos, em média, 30% a mais nos trabalhos externos”, detalha Monique Casado. Mas a distância não é o único fator incluído no preçoo. “Ele depende de quantas trocas de look serão feitas. Algumas noivas fazem festa temática e mudam de vestido e visual. Sugiro um valor a partir de R$ 2 mil”, indica Marinês Albarracin.

9. Equilibre suas emoções 

Trabalhar com noivas exige equilíbrio, segurança e tranquilidade. Por isso, a expert Mônica Casado explica que é essencial o profissional cuidar do seu emocional. “Neste dia tão especial, geralmente os noivos estão ansiosos. E você deve proporcionar a eles um ambiente agradável e acolhedor”, considera.

Texto: Annamaria Aglio
Fotos: Shutterstock

LEIA MAIS: 

* 5 PONTOS QUE TODO EMPREENDEDOR PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UM SALÃO
* 5 APLICATIVOS DE AGENDAMENTO PARA ORGANIZAR O ATENDIMENTO NO SALÃO
* AGORA A SUA CABELOS&CIA TAMBÉM É DIGITAL

 


Tags:noivas,