Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

17/08/2018 | Redação

A oferta de tratamentos que não utilizam longos processos de aplicação tem sido cada vez mais comum. Graças às formulações mais práticas e de alta tecnologia, as visitas ao salão têm se tornado mais rápidas para a cliente. Saiba um pouco mais sobre os tratamentos express

Texto: Françoise Gregório

Mais do que oferecer produtos e serviços, é preciso que o profissional cabeleireiro esteja atento ao comportamento de suas clientes. “Hoje, qualquer estabelecimento precisa entender as reais necessidades de seus consumidores. E se tem algo que custa caro para muita gente é o tempo”, comenta o consultor empresarial Marcos Rodrigues (SP). Segundo ele, no caso de um salão de beleza, que trabalha com autoestima e tem ambiente mais descontraído, a tendência é pensar que o período gasto ali é prazeroso. Mas por conta de uma rotina corrida, a mulher necessita de tratamentos express, que possam ser encaixados numa agenda apertada.

“Considere o que é mais agradável para ela: passar duas horas por conta de um único serviço ou ter o mesmo período com protocolos diferentes? Com certeza, a segunda alternativa é mais satisfatória para ela e pode ser a mais rentável para o estabelecimento”, afirma. Por outro lado, nunca os profissionais foram tão exigidos como agora. “O nível de informação dos consumidores cresceu muito, e com isso aumentou a sua exigência por um atendimento de qualidade. O que é usado para conseguir o melhor resultado, por exemplo, já não é mais segredo de salão, basta uma breve pesquisa na internet. Por isso, é preciso andar a passos largos”, completa o consultor.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Laboratórios a todo vapor

Como as químicas estão entre os serviços mais realizados e pedem um cuidado maior com os fios, as idas ao salão acabam sendo mais frequentes para compensar os danos. A alta performance dos tratamentos express oferecidos é indispensável. A boa notícia é que a indústria cosmética já demonstra preocupação em tornar cada vez mais práticos os produtos utilizados com a finalidade de hidratar e recuperar a fibra.

A cliente ganha tempo e o cabeleireiro consegue, com essas novas tecnologias, otimizar sua agenda, atendendo mais em menos prazo e sem perder na qualidade, o que é fundamental para manter a fidelidade. Na verdade, a proposta dos laboratórios é justamente acelerar a ação e a pausa dos serviços, turbinando processos que levam ao favorecimento da fibra capilar.

Direto ao ponto

Hoje se investe muito em nanotecnologia, que é o uso de micropartículas de alta capacidade de penetração nos fios. Por serem tão pequenas, conseguem atingir com maior facilidade a área mais profunda da fibra capilar, que é onde tudo acontece para sua transformação, trazendo resultados mais rápidos e eficientes.

“Se houver necessidade de ativos reconstrutores, é possível diminuir o tamanho de suas partículas, permitindo que ela reestruture o fio, deixando-o com um aspecto mais natural e não endurecido, como pode acontecer quando se trabalha com fragmentos maiores. É um conceito de beleza inteligente, em que as estruturas têm uma qualidade fisiológica e de bioafinidade superior”, explica a farmacêutica Jackeline Alecrim, pesquisadora especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais (MG).

Além desse processo, que utiliza parcelas reduzidas, existem os sistemas lipossomais, em que substâncias benéficas (hidratantes, nutritivas, reconstrutoras e vasodilatadoras para o couro cabeludo) são incorporadas a outras que têm função carreadora, ou seja, transportam os elementos. E essas estruturas (lipossomas, nanosferas, etc) são porosas e não reagem negativamente no organismo.

Eficiência que vem da natureza

Dentro da busca pela eficiência e de ativos que o cabelo reconheça e aceite bem para uma interação, os de origem vegetal são os que têm mais similaridade às substâncias naturais do fio, segundo Jackeline. As formulações demandavam tempo de aplicação e de pausa (para penetração dos ingredientes) demorados. Isso se deve ao tamanho das moléculas utilizadas, que não conseguiam romper com tanta facilidade as camadas da fibra.

Mas também tem a ver com a questão da bioafinidade das substâncias com a estrutura capilar. E os vegetais se comportam bem nesse sentido, pois partem de sistemas vivos que têm funcionamento semelhante às formações do nosso organismo, inclusive o cabelo.

“O tratamento com óleos vegetais in natura, por exemplo, que ganhou destaque nos últimos anos, por si s. j. tem alta capacidade de absorção e seus triglicerídeos de cadeia média apresentam boa performance no preenchimento do córtex”, esclarece a farmacêutica. Outros ingredientes, como manteigas e extratos de diversas plantas, continuam no alvo dos laboratórios pelo ótimo resultado na absorção.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Reparação a jato

Para a química Valéria Franco, da Biotec Dermocosm.ticos (SP), os ativos que mais atendem à demanda de eficiência e praticidade são aqueles que fortalecem a estrutura da fibra, restauram as proteínas, hidratam e protegem contra as agress.es externas (raios UV, fontes de calor e processos químicos, por exemplo).

“Hoje, procuram-se substâncias livres de parabenos, óleo mineral e silicone. Elas devem ter bioafinidade pela haste e melhorar o manto lipídico e a massa proteica do cabelo. Para tratar a fibra, as bases de polímero, como o ReparAge, apresentam bons resultados, pois contam com uma sequência de aminoácidos (partes de proteína) idêntica à do fio. Assim, ela consegue restaurar a parte proteica e ao mesmo tempo formar um filme protetor”, comenta.

Valéria também destaca a associação de diferentes ativos tecnológicos para aumentar a performance no salão dos tratamentos express. “Um exemplo é o LipoNutrium Hair, um complexo de óleos de alto desempenho que pode ser associado ao ReparAge para turbinar a nutrição, o brilho, a maciez e o balanço, além de diminuir o frizz. Outra questão trabalhada pelos laboratórios é o pH, para garantir o fechamento da cutícula, mantendo os fios mais alinhados e protegidos”, explica.

Outras tendências

Tratamentos em doses únicas, como o oferecido em ampolas, continuam se destacando. Neles, consegue-se associar alta concentração de substâncias benéficas é fibra capilar com tamanho molecular reduzido e que ainda conseguem alinhar a cutícula. Na primeira aplicação, o resultado já é satisfatório. Olhar atentamente para o couro cabeludo também tem ganhado força.

“Não adianta focar na qualidade da haste e esquecer da estrutura em que ela é produzida. A saúde do cabelo é reflexo de um couro cabeludo saudável, pois sozinho não tem capacidade de autorregeneração. Essa preocupação antecipa um bom resultado, pois os fios já surgem com melhor qualidade”, comenta Jackeline Alecrim.

A favor do relógio (e dos cabelos!)

Veja alguns produtos que aliam eficiência e praticidade e aceleram o tempo para a cliente do salão

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Absolut Repair, Evoóc

Kit de reconstrução capilar com fórmula rica em óleo de ojon e argan. Age de dentro para fora, repondo a massa proteica e restaurando o córtex.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Regenér Máscara, Vizet Cosméticos

Protege e regenera cabelos danificados agindo diretamente nas pontes de dissulfetos e na reposição de aminoácidos. A fórmula tem dez óleos botânicos e dez aminoácidos da queratina.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Powerdose Radiance Plus, S’Ollér Brasil

Traz Lumini System e Seriseal, que protegem a cor, repõem proteínas e alinham as cutículas.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Nutriplastia Express, Vita Derm

À base de ativos manipulados com nanotecnologia.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Perfect Care, Hobety Profissional

Com proteínas do leite e aminoácidos, inclui produtos de uso profissional e home care.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

It’s Three Minutes, Felithi.

Máscara com manteiga e extratos vegetais.

Tratamentos express: o que mercado oferece para os cabelos

Elixir Gold, Mirra Cosméticos.

Em duas versões: caviar e óleo de argan e chia.

 

Fotos: Shutterstock e divulgação