A cada perfume uma memória…

Genealogia Symrise inclui lançamentos nacionais que são destaque de vendas e utilizam os exclusivos insumos da casa de fragrâncias

13/05/2017 | Aldine Paiva

Genealogia Symrise destaca lançamentos nacionais que utilizam os exclusivos insumos da casa perfumista

Genealogia Symrise destaca lançamentos nacionais que utilizam os exclusivos insumos da casa perfumista

Todo mundo tem um perfume que remete a uma fase da vida, uma pessoa, ou uma história que deixou saudades. Há quem colecione: organizando na prateleira vidros coloridos cheios de história. Outras preferem experimentar novidades e vasculham lojas especializadas para conhecer  lançamentos e fragrâncias-tendência. Também há as que são fiéis a uma mesma marca durante anos. Mas uma coisa é certa, é inegável o poder que uma fragrância tem para resgatar nossa memória afetiva.

Ao penetrarem pelas narinas, os aromas encontram o sistema límbico, responsável pela memória, sentimentos e emoções. A sábia Cleópatra seduziu Marco Antônio e Julio César usando um perfume à base de óleos extraídos das flores. Na imagem, o frasco de Cherish, Avon, que homenageia os frascos originais dos perfumes do antigo Egito.

Ao penetrarem pelas narinas, os aromas encontram o sistema límbico, responsável pela memória, sentimentos e emoções. A sábia Cleópatra seduziu Marco Antônio e Julio César usando um perfume à base de óleos extraídos das flores. Na imagem, Cherish (Avon) que homenageia os frascos originais dos perfumes do antigo Egito.

Os primeiros aficionados por perfume surgiram há 2000 a.C. no Oriente Médio. No Egito, faraós e outros figurões da corte ostentavam suas fragrâncias e Cleópatra é uma das maiores referências da história antiga da perfumaria: suas perucas eram eram envoltas em ceras naturais e combinações herbáceas para amenizar os fortes odores do calor extremo que faz na região, costume também praticado por toda alta casta egípcia.

Há 40 anos,  a Symrise foi a primeira Casa de Fragrâncias a criar uma linguagem classificando os perfumes em famílias, tais como: cítricos, florais, amadeirados, frutados, etc. A categorização deu origem a uma Genealogia que até hoje é referência no mercado perfumista mundial.

CAMPEÕES DE VENDA & PRESTÍGIO

Anualmente a Genealogia Symrise é atualizada com os lançamentos globais que utilizam os exclusivos insumos dessa importante casa perfumista. Na compilação realizada pela marca é possível encontrar sucessos do mercado global, tanto em fragrâncias femininas como em masculinas. O ranking de 2016 conta com muitos best-sellers fabricados no Brasil, prestigiando indústrias como Natura, O´Boticário e Avon. Na galeria de imagens, ao final da matéria, mostramos alguns líderes de venda em nosso país. Fragrâncias que juntas falam muito sobre o gosto do brasileiro por essências.

A casa de fragrâncias também criou um aplicativo para celular que além de categorizar perfumes em masculinos e femininos, também os organiza por ordem alfabética ou “famílias olfativas”.

Para navegar pela Genealogia Symrise usando o celular basta acessar o QR Code na última imagem da nossa galeria ao final da matéria. O material está disponível apenas em inglês, mas ainda assim é de fácil compreensão. Vale baixar!

A casa de fragrâncias também criou um aplicativo, em língua inglesa, para celular que além de categorizar perfumes em masculinos e femininos, também os organiza por ordem alfabética ou “famílias olfativas”. Para navegar no celular basta acessar o QR Code na última imagem da nossa galeria ou ainda pesquisar no desktop usando esse link.

A Natura também se destaca entre os fabricantes nacionais ao fazer uso do conceito de brasilidade em seus produtos. Além da matéria prima internacional, como as da Symrise, a empresa também conta com 20 óleos essenciais inéditos  inspiradas nos ingredientes, ambientes e pessoas do Brasil.

A Natura também se destaca entre os fabricantes nacionais ao fazer uso do conceito de brasilidade em seus produtos. Além da matéria prima internacional, como as da Symrise, a empresa também conta com 20 óleos essenciais inéditos inspiradas nos ingredientes, ambientes e pessoas do Brasil.

PERFUME: ALQUIMIA PURA

Tecnicamente um perfume é uma fórmula química, simples assim? Nem tanto… Trata-se de uma delicada e inteligente combinação de ingredientes voláteis que se propagam pelo ar. Muito se fala sobre a fixação dos perfumes ou se eles são “fortes” ou “fracos”. Além dos bons fixadores esse mérito também vem da combinação entre suas notas de fundo, ou base, que correspondem aos ingredientes mais densos e persistentes, capazes de proporcionar uma difusão mais lenta. Saiba mais:

NOTAS DE SAÍDA

Primeiro impacto, desperta o interesse, são as primeiras que sentimos ao aplicar. Vão direto para as narinas. Muitas vezes essas notas de cabeça, como também são conhecidas, são frescas, entre elas: bergamota, laranja, limão, lavanda, pinho e eucalipto.

NOTAS DE CORAÇÃO

Representam o eixo do perfume, o tema da fragrância. Todas as combinações acontecem em seu entorno. São menos voláteis e evaporam mais devagar. Aparecem naquele momento que temos a impressão que o perfume desaparece. Além da sequência de evaporação dos ingredientes, também tendemos a nos acostumar com a fragrância depois que a aplicamos, mas as notas de saída continham presentes algumas horas depois da aspersão. Aquele momento do dia que “voltamos a sentir” a fragrância acontece quando as notas de coração (ou notas de corpo) estão em seu ápice.

NOTAS DE FUNDO

Também conhecidas como notas de base, elas que influenciam bastante na fixação e definem o cheiro que se difunde pela pele. Evaporam muito lentamente e são o último acorde a ser percebido. Geralmente são densas entre as mais utilizadas estãos as resinadas, amadeiradas ou de origem animal.

Sucesso masculino no Brasil nos anos 90, a primeira fragrância da linha Quasar, de O´Boticário, surgiu 1991. Ao longo do tempo sua embalagem passou por algumas modificações, a primeira delas foi em 1998, depois em 2010 e, por último, em 2013, no mesmo ano houve o lançamento da versão Quasar Quest.  A linha, hoje com 26 anos,  foi evoluindo até o lançamento do Quasar Evolution lançado em 2015.

Sucesso masculino nos anos 90, a primeira fragrância da linha Quasar, de O´Boticário, surgiu 1991 e conta com fragrâncias da Symrise. Ao longo do tempo sua embalagem passou por algumas modificações, a primeira delas foi em 1998, depois em 2010 e por último em 2013. No mesmo ano houve o lançamento da versão Quasar Quest. A linha, hoje com 26 anos, foi evoluindo até o lançamento do Quasar Evolution lançado em 2015.

VOCÊ SABIA?

Para desfrutar ao máximo de sua fragrância, não se esqueça de aplicá-la em pontos  estratégicos: atrás das orelhas, no pescoço, nos pulsos, atrás dos joelhos e cotovelos.  Essas regiões possuem uma temperatura levemente mais alta e recebem maior irrigação sanguínea, o que faz com que a fragrância evapore de maneira mais intensa. Escolha os seus locais prediletos e lembre-se, menos é mais! E você, qual seu estilo de fragrância? Conte nos comentários qual o seu perfume predileto!

Na galeria abaixo você confere alguns dos perfumes nacionais que foram destaque na Genealogia Symrise 2016 por sua alta performance de vendas: