Aposte na eficiência e praticidade dos tratamentos express e encante a clientela

14/01/2016 | Patricia Santos

Todo cabeleireiro sabe, com a rotina cada vez mais atribulada da clientela, os tratamentos express, rápidos e eficientes, tornam-se, a cada dia, uma ótima alternativa! Ou seja, aliar o útil ao agradável, diminuindo o tempo da freguesa no salão e, ao mesmo tempo, aumentar seu tíquete médio de consumo. Você vai ganhar em tempo, dinheiro e na fidelização da mulherada, que terá cabelos saudáveis e lindos em pouco mais de um piscar de olhos.

Quer saber como? Conferimos as terapias em oito salões do Brasil e ainda buscamos os produtos que o ajudarão a entrar na onda express. Fique por dentro das soluções encontradas por outros profissionais e busque a sua também!

BRILHO ZÁS-TRÁS

servicos-express-vinagre

Para deixar o cabelo das mulheres reluzindo, o hairstylist Eryn Santos, do Ateliê Eryn Santos (SP), aposta na combinação de reconstrução com um cosmético francês à base de vinagre. Calma! Não se trata de usar esse ingrediente direto nas madeixas. Estamos falando do Éclat Radiance, da Yves Rocher, com fórmula tecnológica. “É meu truque para acentuar o brilho da cabeleira”, revela. Ele utiliza o produto aliado ao K-Pak, da Joico. “Esse reconstrutor sela as cutículas, devolve hidratação às madeixas”, afirma. Para finalizar, ele aplica o Éclat Radiance nos fios molhados. “Espalho na última lavagem e enxáguo 80%, deixando um pouco dele. Ele valoriza ainda mais o ritual, promovendo extrabrilho. As clientes amam. Também coloco após lavagens e hidratações simples. Não fico sem!”

ADEUS, FRIZZ

servicos-express-frizz

A rede Tif’s Cabeleireiros, em Belo Horizonte, sabe da importância de tratar as madeixas, por isso conta com 200 combinações possíveis e adaptáveis a cada perfil de cliente. Entre elas está o Tif’s Summer Express. “É uma opção ótima para solucionar dois dos principais inimigos dos cabelos nas altas temperaturas: o arrepiado e aqueles indesejados tons alaranjados e esverdeados”, comenta Ana Paula Assis, sócia da rede. O protocolo é dividido em duas categorias. Uma delas é o Vita Protect, um shake com propriedades emolientes que sela as cutículas e devolve brilho e maciez. O outro é o Blondes, uma blindagem para as loiras com problemas de cor: os fios que ficaram alaranjados devido à oxidação e ganham um tratamento anti-yellow, com pigmentações violeta; e as cabeleiras esverdeadas, que recebem uma blindagem de vinil, trazendo um loiro equilibrado e acrescentando muita luminosidade. “Esta terapia provoca o fechamento de cutícula. Os produtos usados vão de acordo com a necessidade do cabelo depois de uma avaliação prévia. Um dos hits por aqui é o Cellophanes, da Sebastian”, comenta.

FORÇA A JATO

servicos-express-forca

Para os profissionais do Studio Über Cabelo e Estética (SP), a lei do verão à madeixas fortes para enfrentar o desgaste de fatores externos como o mar, o sol, a piscina, entre outros. Para isso, desenvolveram um blend de nutrição formado por uma junção de proteínas e queratina em creme mais vitaminas A e E. “A mistura é aquecida para diminuir as partículas e, com isso, penetrar rápido nos fios”, diz Marcos Sales. A aplicação é feita mecha a mecha, enluvando. “Ele elimina o ressecamento da fibra, restaurando o brilho em apenas dez minutos”, diz. Outro detalhe é o finalizador: “Neste período, só usamos marcas que contém filtro solar”.

AMPOLA, JÁ

servicos-express-ampolas

Cabeleireira e proprietária do salão Socila Exclusive (MG), Teka Barbara oferece a suas clientes a Terapia One, feita à base de ampolas que repõem proteínas na fibra capilar. “Ela age de acordo com a necessidade do fio”, comenta. São quatro opções, uma para cada tipo de cabelo: nutrição, força, antiporosidade e proteção de cor. Feita no lavatório em dez minutos, garante madeixas com muito brilho e maciez “A clientela não perde seu tempo debaixo de toucas ou de vapor”, finaliza. O salão Uau Hair Express (SP) também aposta nos flaconetes para ter rapidez no final do ano. “Os mais procurados são à base de queratina”, comenta a hairstylist Célia Araújo. Após a máscara, ela recorre ao Power Jet, um pulverizador que ajuda na absorção. “Também uso luvas para aumentar sua eficiência”, conta. Segundo ela, os ativos mais recorrentes das ampolas são os aminoácidos e vitaminas A e B.

SHAKE NA ATIVA

servicos-express-shake

Também conhecido como cauterização a frio, da Redken, esse ritual se mantém em destaque nos serviços express. O Espaço Contemporâneo (RJ) oferece o procedimento à base de óleo de argan há dois anos. O processo de 20 minutos tem duas etapas: a reconstrução interna do fio por meio de shots, e hidratação e selagem com máscara e sérum finalizador. Indicado para quem faz mechas, coloração ou escovas progressivas, a terapia repõe a umidade da fibra “Dependendo do cabelo, mudamos os aminoácidos e as vitaminas construindo o shake conforme a necessidade da cabeleira, personalizando ainda mais o ritual”, afirma David Gomes.

HIDRATAÇÃO POWER

servicos-express-oleo

Para o visagista Felipe Trevisan, do Berlin Hair (SP), qualquer procedimento deve ser personalizado, inclusive os express. Todavia, ele indica um em específico que pode e deve ser usado por todas no verão. Trata-se da hidratação da linha Schwarzkopf Sun Protect. À base de óleo de monoi do Taiti e vitamina A, ela recupera o cabelo e ainda protege contra os raios UVA/UVB. “Esse é um tratamento interessante pelo resultado imediato e pela praticidade”, comenta Felipe. A hidratação leva entre cinco e dez minutos para ser realizada, evita a oxidação dos fios por conta dos raios solares e previne o desbotamento. “Enquanto a hidratação age, a cliente recebe a massagem. Os dois procedimentos aliados garantem a satisfação e um sorriso no rosto de todo mundo que sai daqui”, celebra. Felipe também aposta na continuidade do ritual em casa. “Uma única aplicação não faz milagres. Ela pode comprar os produtos e repetir uma vez por semana, seguindo todas as indicações dadas pelo cabeleireiro”, defende.

RITUAL EXPRESS

servicos-express-ritual-express

“Todos os tratamentos rápidos possuem agentes que permitem ação instantânea devido à alta performance e tecnologia deles.” A autora dessa máxima é a cabeleireira Cléo Vasconcelos, do Werner Coiffeur (RJ). Segundo ela, independente da marca, o protocolo dos cuidados rápidos deve conter xampu, máscara e protetor solar capilar. A escolha da linha vai depender do tipo de cabelo da cliente. Ou seja, se é colorido, com frizz, fino, alisado, desidratado, entre outros. “Você pode substituir, também, a máscara por ampolas de ação rápida com alto poder de nutrição”, aconselha. O processo leva de 10 a 15 minutos. Como fazer: 1) Enxágue, primeiramente, os fios e aplique o xampu; massageie e deixe agir por cinco minutos. 2) Lave e aplique a máscara/ampola. Enluve as madeixas de cinco a dez minutos. 3) Enxágue e aplique leave-in com protetor solar.

 

Texto: Geiza Martins (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock e divulgação