Aposte no charme dos castanhos para aquecer o visual

14/09/2015 | Patricia Santos

Das nuances de castanhos mais pedidas nos salões às mudanças sem erro, confira a seguir as respostas às principais dúvidas profissionais, além de inspirações das famosas e opções de colorações disponíveis no mercado
 

Para quem deseja adotar nuances para o cabelo, a técnica Elisabete Grizante, da Red Iron, conta que as mais pedidas no salçao têm sido os marrons frios. “Eles criam um contraste bom com todas as cores de pele. Mas os marrons quentes fazem bonito ao serem mesclados com mechas loiro-escuras e têm muitas adeptas”, acrescenta.
 
Ivaldo Lima, do Stylo Hair de Curitiba (PR), inclui também os naturais à cartela invernal. Ou seja, todos os tons são bem-vindos! Mas as mudanças pedem cuidados. Além de a mulher querer a transformação, o cabeleireiro e/ou colorista deve examinar minuciosamente os fios. “Faça sempre o teste de mechas para saber se o cabelo suporta coloração ou descoloração. Afinal, existem químicas de alisamento incompatíveis com descolorante”, recorda Sylvio Rezende, do Tony by Sylvio Rezende, em São Paulo.
 
Do castanho-claro ao preto, que tonalidade adotar?
Tudo depende do que a cliente quer. A tendência aponta para os castanhos com mechas fininhas intercalando dois a três tons de loiro, como o caramelo. É luminosidade certa! Mas cores mais fechadas continuam marcando presença. “O castanho-escuro (3.0), muitas vezes confundido com o preto, é indicado para quem não deseja que, ao desbotar, os fios puxem para o vermelho. Já os médios (4.0) são os mais usados, mesclados com chocolate e marrom. E os claros (5.0) cobrem os grisalhos, combinam com todos os tons e são ideais para luzes e ombré hair”, considera Sylvio Rezende.

 

Paola Oliveira – Para sua personagem atual, a bela trocou o loiro-escuro de pontas claras pelo castanho-escuro. Megan Fox – Ela já usou o castanho iluminado com caramelo e cobre. Atualmente, desfila um monocromático.

Os castanhos são para todos?
Sim e não. “Cores escuras podem combinar com qualquer biótipo de mulher conforme são usadas. Se aplicadas como fundo, com mechas tom sobre tom, iluminam e valorizam o rosto”, afirma Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune Brasil. Quem tem pele muito clarinha pode envelhecer o visual se colorir com um preto intenso.
 
Como transformar uma loira em morena?
Escurecer os cabelos é bem fácil. Mas as clientes precisam ser avisadas que voltar ao blondie pode ser demorado. “Se esse é o desejo real da mulher, o profissional deve pré-pigmentar os fios para melhor resultado e durabilidade da cor”, explica Jô Nascimento. “Recomendo iniciar com mechas invertidas, fininhas, e em grande quantidade, usando o castanho-claro (5.0). Mas se o objetivo for o escurecimento global, o correto é fazer a pré-pigmentação com o 5.0 e água filtrada. Aplica-se essa mistura e, sobre ela, a coloração. Assim obtemos uma tonalidade escura uniforme e duradoura”, ensina Sylvio Rezende.

 

Kim Kardashian – Depois de 20 dias com fios platinados, ela voltou para o castanho–escuro, quase preto. Lily Aldridge – Mechas em castanho-claro e chocolate conferem balanço aos fios escuros.

E o processo contrário?
Ele é mais trabalhoso. “Partindo do princípio que coloração não clareia coloração, devemos limpar a cor escura antes de aplicar a tonalidade desejada”, comenta Ivaldo Lima. O correto é fazer a retirada de pigmentos em diferentes etapas, nunca no mesmo dia. “Se a tintura anterior não for muito forte, pode-se usar xampu descolorante para clarear o cabelo pelo menos em três tons”, comenta Sionara Bandeira. Para uma transformação gradual, a pedida são as mechas. “Primeiro aplica-se pó descolorante em faixas médias. Ao atingir um fundo avermelhado, colore-se com o 6.1, obtendo um loiro-escuro chocolate”, ensina Sylvio Rezende. A cada mês, pode-se ir acrescentando outras mechas à cabeleira da cliente.
 
Cores escuras desbotam menos?
A durabilidade está relacionada à saúde dos fios. “Se o cabelo não estiver saudável, é preciso oferecer tratamentos para evitar o desbotamento excessivo”, enfatiza a expert da Keune. A cliente também precisa usar produtos adequados em casa. “Xampus específicos para fios coloridos e máscaras nutritivas devem estar no kit manutenção”, inclui Ivaldo Lima.

 

Eva Longoria – O marrom da sua cabeleira tem nuances douradas, o que dá mais leveza ao visual. Zooey Deschanel – Luzes finíssimas em castanho-claro contrastam e dão movimento ao cabelo. Victoria Beckham – Usa mechas acobreadas fininhas, perfeitas para quem deseja fazer uma mudança sutil de castanhos.

Pura cor
Tonalizantes, colorações e produtos de manutenção para manter saudáveis as madeixas castanhas

 

A Máscara Tonalizante Biocolore vem pronta para uso. A Coloração BioRestore, com micropigmentos e agentes hidratantes, colore e trata. Tudo da Mirra Cosméticos. Illumina Color, Wella Professionals, garante efeito natural, luminosidade e proteção dos fios. O 6/76 é um marrom com toque de chocolate amargo. Sachê Collor, da Sachê Professional, contém microesferas de jojoba e carnaúba, que colorem, hidratam e dão brilho.

 
Em 65 cores, a Coloração Creme Permanente Lusty Color, da Lusty, é elaborada com pigmentos de última geração e ativos de alta performance. Com ativos nanotecnológicos, a linha Colour, da Nátum Cosméticos, promove ótima cobertura de fios brancos e excelente poder clareador. Da Hobety, Riviera Color (50 nuances) e Riviera Ton (25 tonalidades). Ambos são formulados com óleo de argan.
 


A Coloração Creme Permanente 4U Colors, da Alka, é composta por 40 nuances luminosas que proporcionam condicionamento e brilho graças à presença do óleo de absinto. A coloração Truss Color Semipermanente é elaborada com micropigmentos em Cristais Hilux e contam com queratina, silicones, óleo de buriti e glicine de soja. Para proteger a cor e tratar o fio. O Jatobá 5.713 da linha Color, Red Iron, é um marrom frio que combina com todos os tipos de pele.
 


Da AlfaParf Milano, Color Wear é um tonalizante livre de amônia e à base de plantas tingidoras. O 4.52, por exemplo, é um castanho-escuro com reflexo acaju   irisado. Já a coloração Evolution of the Color Cube oferece os castanhos intensos da série Naturali Intensi (NI). Com blend de ativos que dão brilho e maciez, Itallian Color, Itallian Hairtech, está disponível em 70 nuances misturáveis entre si. A Tinta Lift & Color, da Keune, age como um produto 2 em 1: clareia e colore em um único procedimento. Por ter uma fórmula livre de sulfatos, é mais suave do que descolorantes e clareia até quatro tons. 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock, divulgação e Intermède Collection

LEIA TAMBÉM: 

* VEJA DICAS PARA COPIAR O CABELO E O MAKE DAS ESTRELAS DE A REGRA DO JOGO
* L’ORÉAL APOSTA NO BRONDE HAIR COMO TENDÊNCIA PARA O VERÃO
* VEJA COMO REPRODUZIR LOOKS ULTRACOLORIDOS COM TONS NADA COMPORTADOS