Beleza que inspira: Lucy Ramos é a capa de abril

Além dos cuidados com os fios, a atriz conversou com a Cabelos&cia sobre aceitação e preconceito

05/04/2017 | Camila Miranda

Lucy Ramos é considerada uma das musas com os cachos mais lindos do Brasil, mas nem sempre foi assim. A atriz, que está no ar em A Força do Querer da Rede Globo, revela para Cabelos&cia que já sofreu preconceito na época da infância e adolescência. “Cabelão crespo demais era motivo de chacota na escola, então deixava bem murchinho. Os meninos me chamavam de fósforo, pois era magrinha e tinha cabeção”, conta. Porém, depois que começou a modelar, as coisas mudaram e Lucy começou a se enxergar de outra forma. “Passei a entender que a beleza do meu cabelo era o volume e os cachos definidos, e que o cabelo liso não combinava com a minha personalidade.”

Cabelos&Cia_Lucy_Ramos_

Cabelos&cia: Você já fez alguma química para alisar o cabelo?

Lucy Ramos: Na adolescência, eu fazia relaxamento para perder o volume e permanente afro. Atualmente, o máximo que eu faço no cabelo é coloração. Químicas agressivas nunca mais.

Em que momento você percebeu que não valia mais a pena sofrer para tentar se encaixar nos “padrões” e resolveu aceitar seus cachos?

Quando eu comecei a modelar fui fazer uma campanha e avisei o cabeleireiro que há alguns anos eu tinha feito o henê, técnica que muda a estrutura do fio ao mesmo tempo que colore. Ele disse que não teria problema fazer uma decapagem, pois já havia passado muito tempo. Quando vi, meu cabelo estava soltando fumaça, ficou ressecado e teve algumas partes do fio que caiu. Depois desse momento, decidi que nunca mais seria escrava desses processos e que iria deixá-lo natural.

Você recebe muitas mensagens de fãs que estão no processo de aceitação do cabelo e te consideram referência?

Sim, o tempo inteiro. Com o Instagram essa resposta vem muito rápido e eu fico muito feliz quando recebo esses feedbacks. Quando as meninas me vêem em evidência com os meus cachos, elas se inspiram e pedem muitas dicas. Eu sempre tento explicar os cuidados que eu tenho com meu cabelo, mas infelizmente não consigo responder rápido como uma blogueira, por exemplo.

Capa_Cabelos&Cia_Lucy_Ramos_8692

Quais são os seus cuidados básicos com os fios?

Eu faço hidratação porque o meu cabelo pede. Ele tem vida própria quase (risos). Além disso, sempre tento manter o corte em dia.

Que conselho você dá para as mulheres que têm dificuldade em se aceitar?

Seja do jeito que te faz feliz. Seja com cabelo liso ou cacheado, o importante é se amar e se identificar com o próprio estilo.

Você usa bastante acessório no cabelo?

Eu acho lindo quem usa turbante, mas eu não sei amarrar. Não é tão simples.

Capa_Cabelos&Cia_Lucy_Ramos_9265

Aproveitando que você falou do turbante… o que você acha dessa questão da apropriação cultural que está sendo bem discutida nos últimos anos?

Eu acho isso a coisa mais chata. Uma besteira. Não dá nem para comentar…

 

Assista ao making of da capa!


*Todas as informações sobre o cabelo da Lucy Ramos você encontra na edição impressa deste mês da Cabelos&cia. Já nas bancas e app. 

 

Fotos- Gustavo Arrais