Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

25/07/2018 | Viviane Sato

Para manter ou reconquistar os cachos, alguns cuidados especiais e uma boa dose de paciência na transição capilar são necessários

 

Se antes as brasileiras seguiam a ditadura dos fios lisos com progressiva e chapinha, chegou a vez de assumir os cachos. Cada vez mais o movimento de cachos poderosos assumidos ganha força com looks de famosas como Taís Araújo, Fabiúla Nascimento e Giovana Cordeiro, nossa capa do mês de junho.

A engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza, consultora técnica da Goldwell, enumera as principais características desse tipo de cabelo: alto grau de curvatura, falta de homogeneidade na espessura do fio, tendência ao ressecamento da fibra e oleosidade no couro. “Os cabelos ondulados e cacheados, em geral, necessitam de mais hidratação. Isso acontece porque o formato em espiral dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. Mesmo na raiz, a oleosidade natural tem mais dificuldade de se dispersar”, complementa Lucia Santana, coordenadora técnica das cabeleireiras do Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e cacheados.

Rotina de beleza

De acordo com Lucia, a rotina de beleza de uma crespa ou cacheada é fundamental para a saúde dos cabelos, que inclui higienização, condicionamento, hidratação e o creme de pentear, de duas a três vezes por semana, com os produtos ideais para o seu tipo de fio. “É essencial também evitar a água quente na hora de lavar e enxaguar, e dar preferência à água fria ou, no máximo, morna, já que o calor resseca ainda mais os fios”, recomenda.

Ela diz ainda que secador com difusor pode ser utilizado com moderação e temperatura moderada. Já os aparelhos como prancha e modelador devem ser evitados ao máximo, ou até eliminados da rotina das cacheadas, principalmente daquelas em transição.  “Além de danificar os fios pelo calor excessivo, estes recursos desestimulam a memória dos cabelos, dificultando que os cachos voltem a ter definição e aumentando o frizz”, alerta.

Segundo a especialista, se não for possível evitar, recomenda-se hidratar antes e depois desses procedimentos ou de tratamentos químicos que favoreçam a ondulação e volume dos fios. “Por isso, a hidratação deve ser a companheira número 1 das cacheadas, e deve ser feita em todas as lavagens de preferência”, recomenda.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Ativos especiais para os cachos

Nessa onda que se tornou mais que uma tendência, várias marcas de cosméticos correram atrás de ativos e tecnologias para oferecer o melhor para o público. É o caso da Schwarzkopf Profissional: “Mad About Curls foi criada a partir de uma necessidade identificada pela marca. É nossa primeira linha focada no cuidado dos cabelos cacheados, para deixar ainda mais linda a mulher autêntica que assume sua beleza natural”, destaca Juliana Parra, gerente de marketing da Schwarzkopf Professional no Brasil.

Entre os diversos ativos, Sonia Corazza destaca algumas soluções profissionais com os mais indicados:

Para suporte em casa, ela recomenda:

 

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Transição capilar

De acordo com Lucia, a transição capilar é o processo que as cacheadas e crespas passam para eliminar a química dos cabelos como alisamentos e escovas progressivas, dentre outros procedimentos, que modificam a estrutura natural dos fios. “É o abandono de processos químicos intensos, como alisamento, descoloração e coloração, para adotar a tipologia natural do cabelo”, completa Sonia Corazza.

Sonia diz que o processo ocorre ao longo do crescimento do fio natural, com cortes periódicos, cuidados profissionais e suporte em casa. “Dependendo do tipo de transição, pode durar por volta de 12 meses”, calcula.

Cuidados como higienização, hidratação e nutrição dos cabelos deverão ser realizados periodicamente nos casos de transição. O objetivo é tratar o cabelo natural que está crescendo e melhorar a qualidade dos fios que já estão com a textura comprometida. “É indicado lavar, condicionar e hidratar num ritual que deve ser repetido de duas a três vezes por semana, para evitar que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo saia totalmente com o excesso de higienizações, causando ressecamento”, declara.

Grande corte

Em alguns casos, é necessário o Big Chop, um corte que preserva apenas a raiz sem o procedimento químico.  “Ele acelera o processo de transição. No entanto, fica a critério da ‘transicionada’ optar por ele ou não. Para quem não deseja fazer o Big Chop, o recomendado é cortar pelo menos as pontas, que geralmente é a parte mais danificada”, avisa.

Uma regra é clara: o quanto antes a ‘transicionada’ fizer o Big Chop, mais cedo verá o resultado, porque o cabelo fica todo por igual. “Além de facilitar o cuidado com fios, já que existirá apenas uma textura”, diz a coordenadora do Beleza Natural.

Dependendo do nível de comprometimento da parte com textura diferenciada (alisada), será necessário utilizar algumas técnicas. E para atender este público o Beleza Natural acaba de lançar um serviço de texturização. “É ideal para as clientes em transição, pois ajuda a diminuir a diferença entre as partes alisada e natural dos fios. Trata-se de uma técnica temporária, realizada com instrumentos especiais que moldam o cacho, proporcionando menos contraste entre essas texturas, deixando a transicionada mais confortável durante o processo”, conta Lucia.

Regras para todos os cabelos em transição

A engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza, consultora técnica da Goldwell, destaca os passos para os cabelos em transição capilar:

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Cronograma capilar

Nesse processo de resgate e tratamento dos cachos, Lucia destaca a importância de seguir um cronograma capilar. “Uma rotina de tratamento capilar deve ser feita para que haja um ciclo completo de reposição das necessidades do fio. Essas etapas são divididas em Reconstrução, Nutrição e Hidratação”, ressalta.

A Reconstrução consiste na reposição de proteínas, a Nutrição é uma reposição lipídica, ou seja, da oleosidade dos fios e a Hidratação repõe a água perdida. “O cronograma capilar funciona como uma agenda de cuidados para dar aos fios tudo que precisam para se manterem fortes, saudáveis, com brilho e maciez”, define.

Lucia destaca que todos os casos podem aderir ao cronograma capilar, mas deve ser montado com base nas necessidades de cada cabelo. “Uns precisam de mais hidratação, outros de nutrição, e há ainda os mais danificados, que precisam de reconstrução. O ideal é pedir que um profissional examine o cabelo e monte um cronograma especial. De acordo com a resposta dos fios, é possível adaptar este cronograma de tempos em tempos.”

 DICA DE EXPERT

“Caso goste de usar os cabelos crespos e cacheados com muito volume finalize com óleos reparadores ou complexos reconstrutores de pontas para soltar os fios e deixá-los brilhantes”, recomenda Lucia Santana, do Beleza Natural.

 Cortes de cabelo

A principal vantagem em ter cabelos crespos, cacheados ou ondulados é a liberdade de escolha, quanto ao volume, formato, comprimento, ter definição ou não. “E hoje não existe mais aquela lenda de não pode isso ou aquilo no cabelo crespo.  Já passamos da era do corte ‘trapézio’. É possível fazer um corte chanel, ou assimétrico lindo!”, declara Lucia.

As cacheadas e crespas podem ter camadas, chanel com e sem bico, long bob, graduação e até franja. “Porém, para isso, é preciso conhecimento e experiência”, avalia.

Ela diz que o corte em camadas é sempre uma ótima aposta porque “conversa com qualquer tipo de cabelo e rosto”. “É o chamado corte democrático. Você pode fazer uma camada mais sutil, trazendo um movimento mais leve, ou mais camadas para proporcionar volume e movimento. Muitas famosas apostam nelas!”, revela.

A profissional faz um alerta: “Uma dica importante para mulher cacheada é não se inspirar em um corte feito em um cabelo liso, por exemplo. Ela pode se decepcionar.” Para escolher um corte certeiro, é importante procurar referências similares ao tipo de fio. Assim, conseguirá um efeito mais parecido. “Por isso que o Beleza Natural oferece em seu site e nos nossos institutos um book de cortes exclusivos com mais de 30 opções de cortes com imagens de colaboradoras e clientes cacheadas e crespas mostrando os looks”, comenta.

Guia de produtos

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

bn.POP Toda Diva, Beleza Natural

Por sua composição com ativo natural do óleo de coco, os produtos permitem que os fios fiquem saudáveis e bonitos por até dois seguintes à sua aplicação. Melhora a penteabilidade, desembaraça, devolve a maciez e a suavidade dos, além de garantir nutrição e redução do frizz.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Kerashape Repower, Goldwell 

Com queratina e elastina, os produtos interagem ativamente com a estrutura dos fios, fortalecendo, encorpando e promovendo uma transformação duradoura por até 10 lavagens.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Mad About Curls, Schwarzkopf Professional

A linha apresenta o Complexo Aquarine – uma combinação de ingredientes que fortalece os fios, hidrata e protege contra o calor. Destaque para o Leite de Controle com Óleos para usar antes do styling ou no dia seguinte à lavagem. Protege a forma enquanto aumenta a definição e controla o frizz. Proteção térmica até 80°C.

 Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

HerE come the CurLs, Lee Stafford

Linha com xampu, condicionador e dois tipos de leave-in, um para cacheado de espessura fina a média e outro para fios grossos. Nutre e combate o frizz, além de manter a estrutura, forma e definição dos cachos.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Botica Cachos Perfeitos, Bio Extratus

Possui microqueratina vegetal, que restaura os danos da fibra capilar, melhora a textura do fio e confere nutrição; óleo de coco, de alta emoliência, promovendo brilho e textura; e manteiga de karité, rica em ácidos graxos, triglicerídeos, vitaminas A e E.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Soul Curly, Do.Ha Professional

Conta com ativadores para cada tipo de fio, um dos principais diferenciais da linha. Traz extratos de abacate, amêndoas e buriti que promovem definição, controle do frizz, hidratação e brilho intenso, resultando.

Mais produtos

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Linha Cachos, Phytoervas

A fórmula apresenta óleos de Pracaxi e Baobá, ingredientes naturais que ajudam a definir os cachos, reduzir o frizz, hidratar e dar brilho.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Cachos in Brazil, Retrô Cosméticos

Formulada com óleo de linhaça, a linha apresenta xampu, condicionador e creme para pentear. Deixa os fios desembaraçados, nutridos e hidratados, além de proporcionar maior definição dos cachos.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Vita Fashion, Vita Derm

Com xampu, condicionador e creme para pentear, a fórmula proporciona aos fios cinco efeitos em um único produto: protege a fibra, modela o cabelo, repara as pontas, brilho long lasting e define os cachos.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Cachos + Cachos, The Secret

Elaborados com ingredientes hidratantes e emolientes, os produtos deixam os cachos hidratados, com movimento, macios e protegidos. Possuem em suas fórmulas os ativos de: coco, cera de abelha e colágeno.

 Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Acquaflora Forma, Acquaflora

A linha oferece definição aos cachos e hidratação potente sem pesar. Destaque para o Umidificador de Cachos, para garantir definição aos cachos e ondas com toque suave e aspecto natural por um longo tempo, mesmo após a exposição ao vento e à umidade.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Queratan, K.Pro

Leave-in para definir e condicionar. Ativa e define cachos naturalmente, além de proporcionar proteção solar e térmica. Com o uso do difusor os cachos ficam mais definidos.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Co-Wash Cachos Therapy, Aneethun

 O condicionador de limpeza especial age como um xampu extremamente suave e oferece o máximo de cuidados para os cachos. É uma fórmula livre de sulfatos, parabenos e silicones que proporciona limpeza altamente hidratante.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Curvaceous Ringlet – Shape Perfecting Lotion, Redken

Disciplina as espirais com definição e controle do frizz, fixação suave e acabamento brilhante e sedoso ao toque.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Óleo Curl Ideal, Kérastase

A fórmula conta com complexo Pro-Queratina + Elastina para dar flexibilidade e textura maleável, definindo os cachos.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Óleo de Coco Sou+Cachos Premium, Yenzah

Traz hidratação e nutrição com brilho. E, além de acabar com o frizz, é recomendado para o processo de umectação capilar.

 

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Leave-in Modelador e Anti-frizz, Biozenthi

Com função de reduzir o frizz, o produto também é um finalizador e reparador capilar. Utiliza óleos de silicone, óleo de argan e ativos formadores de filme e de alta resistência à umidade.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Curly Fix, TRUSS

Para definir, fixar os cachos e aumentar a durabilidade do penteado. Elaborado com ativos especiais em bioafinidade com a fibra capilar, proporciona nutrição, auxilia na recuperação da estrutura natural dos cabelos e protege do calor do secador e do babyliss.

Cachos poderosos: cronograma capilar, transição, cortes e produtos específicos

Hair Mousse Definidor de Cachos, Vertix Professional

Com óleo de coco, disciplina e modela os cachos. Tem ação antifrizz e promove brilho e maciez aos fios.

 

Fotos: Divulgação