Como acabar com o excesso de oleosidade?

05/09/2018 | Redação

Entre os problemas mais comuns do inverno está o excesso de oleosidade. Na verdade, é um efeito rebote que, para manter a hidratação o organismo produz exageradamente sebo

Texto: Françoise Gregório

Fotos: Pixabay

“Num efeito rebote, o organismo reage com uma produção exagerada de sebo, para manter a hidratação e lubrificação”, explica a dermatologista Mayara Bravo, da All Clinik (RJ). Então, além dos fios ressecados e com maior porosidade, podemos ter um couro cabeludo com o excesso de oleosidade. “Aqui, vale saber que o uso de xampus para tratar esta oleosidade pode ressecar ainda mais a fibra. Então, o ideal é recorrer aos pré-xampus, que ajudam a controlar o óleo e a dermatite seborreica e são aplicados antes da lavagem durante 20 minutos. Depois, basta lavar normalmente com um produto que não resseque tanto. Hidratações podem ser realizadas semanalmente”, sugere a tricologista Mabe Gouveia, da Clínica Valéria Marcondes (SP).

Como acabar com o excesso de oleosidade? Entre os problemas mais comuns do inverno está o excesso de oleosidade. Na verdade, é um efeito rebote que, para manter a hidratação o organismo produz exageradamente sebo

Como fazer?

O protocolo utilizado pelo cabeleireiro Thomas Vinicius Pereira, do Spazio Único, de Araras (SP), para atender a essa situação – fios ressecados e raiz oleosa – conta com a linha Nativa Brasil, da Evoóc Cosméticos, que, por ter a manteiga de tucumã como principal ativo, consegue uma nutrição adequada.

“Ela proporciona um alto nível de condicionamento e ajuda a devolver a umidade necessária ao couro cabeludo, restabelecendo o equilíbrio da oleosidade da raiz e devolvendo a maciez para as pontas. Inicio com um xampu, aplicado em movimentos circulares na raiz e seguindo para o comprimento. Repito o processo de lavagem para uma total limpeza e abertura de cutículas”, comenta.

O profissional retira o excesso de umidade com uma toalha. “Aí, de forma suave, aplico uma pequena quantidade de máscara sobre os fios, do meio para as pontas. Penteio e massageio mecha a mecha, subindo em direção à raiz, até a fibra absorver todo o produto. Deixo agir por 15 minutos em touca, enxáguo e finalizo. Para obter maior eficácia do tratamento, sempre passo spray de colágeno da mesma marca antes de secar. Assim consigo uma boa ação defrisante”, explica Thomas.