Invista nos concursos de maquiagem e turbine sua vida profissional

12/01/2016 | Patricia Santos

Participar de campeonatos e concursos de maquiagem é uma boa oportunidade para alavancar sua carreira, afirmam experts no assunto. A seguir, veja como isso é possível.

concursosecia-topo

O Prêmio Avon de Maquiagem foi o pioneiro e praticamente o único no Brasil até há pouco. Na Beauty Fair, realizada em setembro passado, a marca Klass Vough lançou seu 1­º Campeonato de Maquiagem, que aconteceu durante o evento. No primeiro semestre de 2016 está prevista a 2ª edição do The Make-up Experience, congresso e feira exclusivos para o setor. E ainda há outras iniciativas pelo mundo que comprovam a evolução do segmento e o merecido reconhecimento da profissão.

Participar ou não?
“Inscrever-se em um concurso de beleza auxilia a testar suas aptidões de criador. É como ter um termômetro apontado para o seu foco criativo que lá na frente lhe dará um olhar mais apurado sobre suas produções. Se ganhar, então, é tiro certeiro para seu trabalho ter visibilidade imediata num mercado com concorrência acirrada!”, afirma o premiado maquiador Henrique Mello. Segundo ele, um bom caminho é entrar em campeonatos e apresentações artísticas em importantes feiras internacionais, como a IMATS, que acontece periodicamente em diferentes capitais do mundo (veja detalhes adiante). “Geralmente, revistas do segmento dão suporte ao evento e divulgação da sua produção. Também é uma boa maneira de interagir com profissionais de todo o globo, o que abre os olhos e garante inspiração!”, afirma.

“Todo concurso de maquiagem é importante. Acredito ser um teste de conhecimentos, domínio técnico e psicológico do candidato. Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas o aprendizado adquirido por meio da prova pode ser visto como uma grande oportunidade para se autoavaliar. Sem esquecer que curadores e jurados trazem consigo uma considerável bagagem de conhecimento e vivências, que conseguem, indiretamente, compartilhar”, considera o beauty artist Beto França, que participa como avaliador de competições e ainda é professor e coach de novos talentos da maquiagem.

concursosecia-2

Mas nem todos os make-up artists sentem-se à vontade nesse tipo de competição. É o caso de Anderson Bueno. “Particularmente, não gosto de participar de concursos, pois acho que não conseguimos dar o nosso melhor quando existe pressão. Mas se o profissional não tiver restrições e buscar reconhecimento… Por que não?”, opina ele que, mesmo não gostando, já ganhou prêmios!

“Concurseiros” iniciantes
Se você se sente disposto a encarar esse desafio, siga os conselhos a seguir. Ah, e para evitar dúvidas, lembre-se de que a palavra “concurso” significa competição, disputa. Já “prêmio” pode ser uma recompensa dada (ou paga) ou, ainda, reconhecimento ou homenagem prestados a alguém.

“Caso participe de um concurso, é essencial ir com uma ideia original, muita paciência e, principalmente, humildade. Nem sempre o ganhador aquele que achamos merecedor, pois há muitos fatores que influenciam a vitória. Se for uma premiação pelo trabalho executado, o fato de estar concorrendo já é uma conquista, porque a sua obra chamou a atenção do júri ou dos organizadores.”

Anderson Bueno, que faturou o Prêmio Avon de Maquiagem 2010 (Categoria Artes Cênicas), o Prêmio CABELOS&CIA 2012 (Melhor Maquiador Artes Cênicas), Top Quality Award 2013 (Destaque de Melhor Maquiador do Ano) e Prêmio Cenyms 2013 (Melhor Maquiagem pelo musical A Princesinha

“Mantenha o foco em seu trabalho. Pense nele como algo inusitado, verdadeiro, apaixonado. Imprima sua força, sua criatividade, sua maneira de enxergar. Ser original é ser único. Treine seu olhar para o novo, olhe para frente. Faça diferente! E lembre-se de investir em conhecimento. Quem sabe mais, vai mais longe. Esqueça o ego embaixo da terra, pois ele não serve para nada, só escurece seus horizontes! O grande profissional precisa aprender a não focar na fama, isso é vaidade boba e, com certeza, passageiro, e acaba com qualquer caminhada. E o sucesso, como sempre digo aos meus estudantes, é consequência de uma obra bem realizada que imprime paixão por aquilo que se faz e não apenas objetivo profissional.”
Beto França, ganhador de duas edições do Prêmio Avon (2003 e 2004), para o qual foi indicado seis vezes, vencedor duas vezes do Prêmio Hair Brasil (2002 e 2003) e do Prêmio CABELOS&CIA, na categoria Melhor Maquiador em 2012

concursosecia-faceoff

Faça o que estiver sentindo no momento da criação! Nade contra a maré de modismos e arrisque-se em várias categorias caso seja um profissional atuante em diferentes segmentos, como teatro, mídia impressa, televisão e/ou social, por exemplo. Também vale apostar e inscrever algum trabalho impresso que o represente e que voc. realmente ame.”
Henrique Mello, ganhador de seis edições do Prêmio Avon, além de um Hour Concours e o Wall of Fame, e, ainda, Prêmio Contigo pela maquiagem da novela global O Beijo do Vampiro

O maravilhoso mundo do make-up
Assistir a realities na TV, como o nacional Desafio da Beleza (as temporadas estão disponíveis em globosatplay.globo.com) e o internacional Face Off (Canal Syfy), e frequentar feiras de beleza são excelentes maneiras de ficar por dentro das novas técnicas e conhecer outros profissionais. Confira algumas das opções:

IMATS – INTERNATIONAL MAKE-UP ARTIST TRADE SHOW

concursosecia-imats

Acontece em vários lugares do mundo e as próximas edições serão em Los Angeles (de 15 a 17 de janeiro de 2016) e Nova York (entre 8 e 10 de abril de 2016). Reúne diversas marcas exclusivamente profissionais e oferece concursos para maquiadores interessados em um lado mais artístico da profissão, como a caracterização. (imats.net)

IBS NY – INTERNATIONAL BEAUTY SHOW

concursosecia-ibs1

A próxima edição acontece entre 6 e 8 de março em Nova York. Não é uma feira exclusiva para maquiadores, mas esses profissionais podem participar do Makeup & Artistry, aulas em que são abordadas novas técnicas de maquiagem, bem como lições de negócios e de atendimento aos clientes. (ibsnewyork.com)

THE MAKE-UP SHOW

concursosecia-the-make-up-show

Ocorre o ano todo, em diferentes cidades americanas. As próximas edições serão em Orlando (janeiro, nos dias 30 e 31), Los Angeles (março), Nova York (maio) e Dallas (setembro). O evento traz diversos seminários que abordam temas como maquiagem artística, business, novas técnicas, etc. (themakeupshow.com)

WORLD BODYPAINTING FESTIVAL (WBF)

concursosecia-world-bodypaintingfestival

A edição 2016 do festival será realizada de 1º a 3 de julho na bela Caríntia, na Áustria. O evento, que acontece desde 1998, ajudou a fortalecer a arte da pintura corporal (bodypainting) e reúne artistas de mais de 50 nações diferentes. (bodypainting-festival.com)

 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: divulgaçãoo e Shutterstock