Primavera-verão: corte militar é o preferido dos homens

O comprimento curto voltou a ser tendência no universo masculino. Conheça todos os detalhes do look

21/09/2017 | Katia Deutner

O corte militar fará a cabeça dos homens nos próximos dias, com o aumento das temperaturas. O comprimento curto surgiu durante a Primeira Guerra Mundial para facilitar a vida dos soldados. Na época da guerra, simplesmente cortavam o cabelo por necessidade, não porque era legal. Não existia máquina de corte que fazia bem o fade, de menos a mais. Simplesmente tirava tudo e ficava marcado. Na Europa também tinham muitos problemas de piolhos, principalmente atrás da nuca e da orelha. Foi por isso que o corte militar ganhou força”, comenta o barbeiro holandês Fabian Garcia.

O corte militar ainda tem outras vantagens, além de ser perfeito para refrescar: combina com os mais variados estilos. “Além de ser superprático, o estilo pode fugir do muito curto e se diferenciar no tamanho, conforme a personalidade de cada homem”, comenta o hairstylist Patrick Moraes, da The Barber (RJ). Veja outros cortes masculinos em um ensaio superespecial.

corte-militar-moda-masculina-2017

Brad Pitt

DICAS INFALÍVEIS

Quem quiser aderir ao corte militar deve optar pelo pé quadrado, que marca melhor a nuca e dá um ar mais moderno ao visual. A manutenção também é mais prática. O cliente pode voltar uma vez ao mês na barbearia para cortar com máquina ou tesoura. O corte pode ainda ter nuca e as laterais mais baixas e funciona para os mais diversos tipos de cabelo: do crespo ao liso.

Mas, apesar de ter muitas vantagens, é preciso tomar cuidado quem optar pelo estilo. Caspas e escamações ficam mais aparentes com o corte militar. Elas surgem por falta de hidratação dos fios e pela descamação excessiva de pele. Se forem simples, são resolvidas com um xampu anticaspa. Em caso de persistência, o melhor é procurar um dermatologista. Recomende ao cliente ainda usar xampu e condicionador específico para o tipo de cabelo dele. Para estilizar, gel e ceras dão um visual mais espetado e com fios bagunçados.

Fotos: reprodução