Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

31/07/2018 | Viviane Sato

Aula comandada pelo hairstylist Renato Fuzz destaca cinco posições para o alinhamento correto das mãos no encaixe da tesoura

Um post publicado no Instagram do hairstylist e educador Renato Fuzz, da academia Criadores de Imagem, chamou a atenção de diversos profissionais por levantar um tema muito importante: a lesão por esforço repetitivo.  “Milhares de #repetições por dia! #profissionaisdebeleza são prematuramente afastados de sua arte por conta de #lesões decorrentes de #trabalho. Aqui, no estúdio do Criadores, em #Florianopolis, gravamos uma de nossas alunas durante a correção #postural das #posições 1,2 e 3. Isso e muito mais você aprende nos seminários”, escreveu em sua conta.

Renato fala sobre o assunto com cuidado e experiência de quem já enfrentou o problema. “Fui vítima de lesão por esforço repetitivo grau 4, tenossinovite 4. A indicação é cirúrgica com possibilidade de afastamento permanente. Não tive coragem de fazer cirurgia de uma região tão delicada”, relata.

Por isso, o hairstylist começou a pesquisar muito sobre o tema e conversar com vários médicos para buscar alternativas e a consequente correção. “Li bastante sobre o assunto e vi muitos exames de cabeleireiros que tinham desgaste excessivo de um só lado da coluna, devido à postura”, revela.

Toda a pesquisa o levou a trabalhar de maneira diferente com os punhos alinhados e coluna reta. “Hoje, teoricamente, o problema continua, mas não sinto nenhuma dor. Então, passei a ensinar sobre isso há 9 anos para ajudar os outros profissionais. Nenhuma das tracionais academias tem isso como foco. É uma atenção criada por mim e espalhada com força nos meus cursos com salas lotadas”, comenta.

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Os educadores da Academia Criadores de Imagem: Renato Fuzz e Dani Venâncio

Posição correta

“Quando falamos especificamente da tesoura e das mãos, não da coluna, é importante ter o punho sempre alinhado e a tesoura livre. Isso permite que o corpo trabalhe tranquilo”, alerta Renato Fuzz.

De acordo com o educador, as cinco posições ensinadas nos cursos dos Criadores de Imagens cobrem um ângulo de mais de 180 graus. “Tenho muitos relatos de alunos que pararam de sentir dor após aprenderem a posicionar as mãos”, declara. Um seguidor de Renato elogiou as técnicas ensinadas pelo profissional: “Muito bom você compartilhar isso, já uso as técnicas há mais de dois anos e faz uma diferença enorme!”.

Ele diz que o punho vai ser um meio para o cabeleireiro manter a coluna correta. “Tudo está interligado no nosso corpo. Os pontos cardeais dos Criadores são punho, quadril e alinhamento de coluna através de uma brincadeira que a gente chama de ‘nariz na mecha’. Se o seu nariz está alinhado com a mecha que está trabalhando é um indicativo forte de que a sua coluna está sendo respeitada”, finaliza.

A Academia Criadores de Imagens atua com cursos presenciais em todo o Brasil  e já viajou pelo mundo em mais de 15 países. Atualmente conta também com aulas on-line.

 

Posições 1, 2 e 3

Milhares de #repetições por dia! #profissionaisdebeleza são prematuramente afastados de sua arte por conta de #lesões decorrentes de #trabalho. Aqui, no estúdio do Criadores, em #Florianopolis, gravamos uma de nossas alunas durante a correção #postural das #posições 1,2 e 3. Isso e muito mais você aprende nos seminários Criadoresdeimagem (presencial e on line) #criadoresdeimagem #renatofuzz #criadoresonline #belezacomresultado #belezacomrespeito #trabalhosemdor #vidasaudavel #sinovite #fuzzcabeleireiros #wellaprofessionals #wellaeducation #maos #univali #haireducation #hairbrained

Uma publicação compartilhada por Renato Fuzz (@renatofuzz) em

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 1

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 2

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 3

 

Posição 4

A posição número 4 trabalha o #alinhamento total do antebraço até a #tesoura. O exercício sobre a mesa elimina dúvidas da execução. Cuide-se! A #liberdade de #movimentos com a #tesoura elimina a necessidade de vc se curvar, diminuindo o #risco de #lesões . #criadoresdeimagem #renatofuzz #nobackpain #trabalhosemdor #belezasemdor #fuzzcabeleireitos #barber #hairdresser #scissors #howtodoit #wellaeducation #SP #haireducation #hairbrained

Uma publicação compartilhada por Renato Fuzz (@renatofuzz) em

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 4

Posição 5

Depois de muitos pedidos! Finalmente saiu o vídeo da posição #5. A que mais protege o punho de lesões de trabalho ( já que a tesoura fica virada para dentro) Importante: os dedos trabalham SEMPRE no mesmo lado dos manípulos. Desta forma a tensão entre as lâminas de corte é constante. Proteja-se para ter uma carreira longa e livre de dor. Siga o perfil e marque 3 amigos para concorrer a um voucher no valor de 400 reais para usar nos programas de educação do @criadoresdeimagem. Sorteio no dia 11 de agosto ao vivo neste perfil. Participe quantas vezes quiser! 💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽💪🏽After so many requests we now have the fifth position video. The most used and the most protective against repetitive strain injure. Hope you like. Please share. #criadoresdeimagem #nobackpain #imagecreators #renatofuzz #wellaeducation #fuzzcabeleireiros #belezanaweb #hair #nopain #health #trabalharsemdor #behindthechair #pixie #mizutani #musashi #leadercam #noris #ler #hairbrained #univali

Uma publicação compartilhada por Renato Fuzz (@renatofuzz) em

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 5

 

Fotos e vídeos: Instagram