Detox capilar: a evolução da limpeza dos fios

Muito além de uma higienização profunda, o conceito envolve o uso de produtos e técnicas específicas para garantir mais saúde e beleza ao cabelo, além de favorecer o seu crescimento

08/08/2017 | Redação

Termo amplamente usado em dietas e disseminado pela internet, o detox capilar vem sendo empregado também para designar um tratamento que varre resíduos depositados nos fios e couro cabeludo e repõe nutrientes essenciais ao cabelo. Para aproveitar ao máximo os benefícios desse protocolo e agradar em cheio à clientela, preparamos um guia especial.

A primeira parte você confere a seguir!

O QUE É, O QUE É?

detox-capilar-post-1-agosto-problemas-no-couro

Resíduos de poluição, metais presentes na água do chuveiro, cosméticos, entre outros, comprometem a vitalidade dos fios.

Assim como o organismo, o cabelo também podem apresentar sinais de intoxicação. Ou seja, pode ocorrer uma sobrecarga que interfere na beleza e no crescimento saudável dos fios. Isso acontece porque o folículo piloso acaba entupido por resíduos de poluição, metais presentes no  chuveiro,  cosméticos e suor. Sem falar na ação oxidante dos raios solares. Esses fatores pesam e roubam o brilho, a resistência e a vitalidade das madeixas. Além de provocar desbotamento e esverdeamento de loiros e grisalhos.

Mais do que uma limpeza profunda, que alivia os fios e o couro cabeludo dos excessos e impurezas impregnadas e que não saem em lavagens habituais, o detox capilar adiciona nutrientes, como vitaminas e minerais, que são fundamentais para hidratação, selamento de cutículas e blindagem capilar. “Trata-se de uma compensação, pois ao mesmo tempo retira o que está demais e prejudica a fibra e repõe ativos importantes”, explica a farmacêutica bioquímica Marcela Buchaim, especialista em tricologia capilar e idealizadora do Studio Tez – Spa do Cabelo (SP). Favorece também a receptividade aos ativos contidos nos tratamentos. “Resíduos acumulados deixam o couro cabeludo com descamação e coceira e os fios ressecados e pesados, o que dificulta a entrada de novos componentes”, explica a especialista em tratamentos capilares naturais Renata Souza, do SpaDios (SP).

AS VANTAGENS DE UM DETOX EFICIENTE

detox capilar cabelo

O detox capilar aumenta a circulação sanguínea e permite que mais nutrientes atinjam o bulbo capilar

Basicamente, o detox capilar conta com uso de xampu antirresíduos (que elimina os excessos de detritos no couro cabeludo) ou com grânulos exfoliantes (desobstrui os folículos, aumenta a circulação sanguínea e reforça a remoção de depósitos indesejáveis) e hidratação (restaura os fios). Um dos seus principais benefícios é a diminuição do sebo, o que favorece a melhora da caspa. “A eliminação dos resíduos evita a obstrução dos óstios foliculares, facilitando o nascimento ou crescimento do pelo.

Outra vantagem do detox capilar é que ele aumenta a circulação sanguínea local e permite que mais nutrientes atinjam o bulbo capilar. Que, uma vez bem nutrido, garante maior aporte de energia para um crescimento saudável dos fios”, explica a dermatologista Mariana Marteleto, da AllClinik – Barra da Tijuca (RJ). Desta forma, o cabelo fica mais receptivo aos tratamentos e é beneficiado com uma ação antioxidante (combate aos radicais livres) e restaura a saúde de toda a estrutura capilar. “Fios que não conseguem absorver com eficiência os nutrientes de tratamentos são favorecidos. O mesmo acontece com aqueles expostos a muita química e finalizadores”, completa Renata Souza, especialista do Spa Dios.

detox capilar limpeza dos fios

Aguarde! Em breve, teremos a continuação do especial. 


Texto: Françoise Gregório (CABELOS&CIA BC)
Fotos: Shutterstock