Detox capilar: dicas e produtos para um protocolo eficiente

Saiba quais são os benefícios e as vantagens dos procedimentos de desintoxicação dos fios e do couro cabeludo

17/04/2017 | Redação

Sol, mar, piscina, suor, poluição e até produtos depositam resíduos na cabeleira, retirando a vitalidade dos fios, que se tornam opacos e quebradiços, o que torna urgente o detox capilar. “No dia a dia, tratamos os cabelos com muitos ativos sintéticos, deixando-os maquiados e não propriamente saudáveis”, explica a cosmetóloga Cris Dios, do Laces and Hair (SP).

É nessa hora que o procedimento faz a diferença. Trata-se de um misto de limpeza com processos que adicionam nutrientes e minerais para a saúde das madeixas e do couro cabeludo. “O procedimento higieniza profundamente a fibra, potencializa as hidratações e promove brilho e maciez”, completa o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur (RJ). Entre outros benefícios da “desintoxicação”, vale a pena citar a redução da oleosidade e da caspa, a melhora da circulação sanguínea e o fortalecimento e o crescimento do cabelo, além de amenizar os efeitos das químicas.

DO BÁSICO AO AVANÇADO

novo-detox-tratamento

A técnica clássica começa com o uso de xampu antirresíduos e exfoliação para remover células mortas e sujeiras. “Em seguida, espalha-se máscara hidratante do comprimento às pontas”, descreve Rudi Werner. O leave-in finaliza o serviço tradicional. Alguns salões, porém, modernizaram os passos e investem na avaliação personalizada, para entender as necessidades de cada cliente e indicar o tratamento adequado.

“Iniciamos com a aplicação de uma solução amolecedora dos resíduos no couro cabeludo. Após dez minutos, vaporizamos ozônio para promover uma vasodilatação seguida de aparelho que suga restos de produtos, poluição e o sebo produzido pelas glândulas sebáceas”, diz a tricologista Marcela Buchaim, bioquímica e farmacêutica do Studio Tez – Spa do Cabelo (SP). O protocolo da expert tem duração total de 1h30 e segue com o uso de uma fórmula à base de dexpantenol, uma provitamina B5 que protege, hidrata, nutre e ilumina, e extrato de romã, de ação antioxidante. Na sequência, o couro cabeludo é lavado com xampu à base de chá verde para melhorar a circulação periférica, e também com um antirresíduos. “O próximo passo é a aplicação de ômegas 3, 6 e 9 e ceramidas. Uma luz de LED azul potencializa o efeito das substâncias, reparando e blindando o fio”, conta.

DETALHES ESSENCIAIS

A massagem é o pulo do gato no serviço de detox capilar. Segundo Marcela Buchaim, a execução deve ser feita com pressão das pontas dos dedos, em movimentos circulares, sem esfregar os fios, por toda a cabeça. Essa etapa é importante para aumentar a circulação sanguínea e potencializar a distribuição dos ativos na raiz. A regularidade também conta pontos. Para quem está muito exposto às impurezas, recomenda-se efetuar o protocolo mensalmente. “Cabelos saturados de cosméticos não recebem os nutrientes adequadamente nem trazem o resultado desejado”, reforça Rudi Werner.

Em outros casos, quando a exposição é menor, o detox pode ser feito a cada dois meses. Indicado para todos os tipos de madeixas, desde as que nunca receberam química até as descoloridas (aqui, é imprescindível aplicar uma máscara nutritiva para não ressecarem demais). “Cuidado com os tonalizados, que podem desbotar com o procedimento”, ressalta Cris Dios.

IDEIA PARA VOCÊ!

novo-detox-suco

Já pensou em promover o DETOX DAY no salão? Além do tratamento capilar, você pode oferecer bebidas desintoxicantes à clientela! Aqui, uma receita de SUCO VERDE do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS): bata no liquidificador 200 ml de água de coco, ½ maçã, 1 lasquinha de gengibre, 10 folhas de hortelã e 1 folha de couve (com talo) e sirva em seguida. Essa quantidade serve de uma a duas pessoas.

TÁ NA MÃO 

Produtos para um protocolo nota 10!

novo-detox-itallian

Detox Trivitt, Itallian Hairtech: linha de ação antisséptica e efeito desintoxicante e anti-inflamatório.

novo-detox-kerastase

Detox Specifique, Kérastase: à base de moléculas Scalpceutical e complexo AOX, traz xampu de limpeza calmante, máscara em gel-creme renovadora e sérum instantâneo.

novo-detox-bio-altamoda

7 Ervas Tratamento Detox, Alta Moda É…: composta por xampu, bálsamo e power recarga nutriente, conta com alecrim, aloe vera e outros ativos.

novo-detox-davines

Detoxifying, Davines: desintoxica e tem ação calmante, bactericida e anticoceira devido à sua fórmula com alcachofra e óleos essenciais, como o de cardamomo.

novo-detox-ponto-9

Cristal Line, Ponto 9: os produtos contêm creatina e vitamina B5, que aumentam a resistência da fibra capilar, recuperando o brilho e a sedosidade.

novo-detox-bed-head

Bed Head Shampoo Reboot Scalp, TIGI Professional: conta com zinco piritiona, agente bactericida que higieniza e evita o ressecamento, conferindo maleabilidade ao fio.

novo-detox-cosmezi

Tratto Milano, Cosmezi Italia: xampu antirresíduos e suflê compostos por ativos como caviar, creatina e arginina.

novo-detox-keune

Detox Capilar, Keune Hair Cosmetics: à base de óleo de argan, melaleuca, lavanda e camomila, higieniza, dá brilho e amacia.

novo-detox-bio-mirra

Deep Clean, Mirra Cosméticos: com ativos naturais de óleo de menta, limpa profundamente, retirando resíduos, o que facilita a absorção de nutrientes.

novo-detox-bio-extratus

Detox, Bio Extratus: formulada com suco verde, gengibre, chia, clorofila e microqueratina, a linha conta com pré-xampu, xampu, máscara e finalizador para eliminar as impurezas.

novo-detox-goldwell

Kerashape Purifying e Colorance Clear, Goldwell: com pantenol, remove as impurezas, as células descamadas e as secreções glandulares sem agredir o fio.

novo-detox-hobety

Bamboo Detox Capilar, Hobety Profissional: xampu e condicionador com ativos naturais na fórmula, como broto de bambu e clorofila, para desintoxicar e nutrir os fios.

novo-detox-mutari

Cabelos do Brasil Detox Everyday, Mutari: retira resíduos de cosméticos, promove o crescimento dos fios e a luminosidade graças à presença de substâncias vegetais.

novo-detox-felithi

Natural Arganoil Relaxing Shampoo Cleansing, Felithi Professional: com óleo de argan marroquino e agentes emolientes, revela o brilho sem retirar a umidade.

novo-detox-nioxin

Scalp Renew, Nioxin: para exfoliar o couro cabeludo durante peeling. Tem uma combinação de açúcares e extratos de frutas, aloe vera, ácido láctico e hialurônico.

novo-detox-truss

Scrub Therapy, Truss Professional: exfoliante para o couro cabeludo com Cysteine, um aminoácido de menor estrutura molecular, complexo vegetal e microesferas de abricó, que removem resíduos e oleosidade e traz efeito refrescante.

novo-detox-salon-embelleze

Nutrisalon Detox, Salon Embelleze: conta com sérum, máscara gel, máscara creme e spray finalizador que tratam e dão leveza duradoura aos fios.

novo-detox-doha

Fresh Balance, DO•HA: com extrato de melaleuca e de alecrim, controla a oleosidade e garante hidratação suave. Tem xampu, condicionador e máscara.

 

 

Texto: Annamaria Aglio e Kátia Deutner (edição para web: Patricia Santos)
Fotos: divulgação e Shutterstock