Detox, já! – Parte 1

03/03/2015 | Sonia Corazza

Somos uma geração de seres intoxicados! Desde tempos ancestrais, em todas as culturas e religiões se praticava o jejum como forma de limpar corpo, mente e espírito, em períodos de renovação. Semana santa no catolicismo, ramadã para os muçulmanos, Yom Kipur dentro do judaísmo, tempo de reflexão para os budistas – todo mundo jejuava! Mas a correria da vida atual relegou esse hábito tão salutar ao esquecimento. E perdemos muito com isso.

Urban Tox
Se você mora numa cidade poluída, consome refeições industrializadas ou mesmo abusa de esmaltes ultra-coloridos, colorações e descolorantes, sem se informar sobre suas formulações, é bem provável que seu fígado esteja trabalhando em regime intensivo, sem muito sucesso.
O corpo intoxicado sobrecarrega os sistemas vitais. O digestivo não processa os alimentos corretamente e o estômago sofre com azia. Os rins acumulam minerais e a urina se torna opaca. O intestino não consegue eliminar os detritos da má alimentação, reabsorvendo parte dessa sujeira. E as células ficam sobrecarregadas, acumulam líquido tóxico, pressionando veias e artérias. Celulite, inchaço, vasos estourados e varizes são apenas alguns dos danos de um corpo cheio de lixo. A pele e seus anexos sofrem com a falta de oxigenação, tornando-se secos e sem viço. O cabelo fica sem brilho e a maciez, as unhas descamam e quebram facilmente, o rosto perde a tonicidade. O que fazer?
 
Rituais de desintoxicação
Além dos jejuns parciais e totais, outras práticas purificantes também ajudam a eliminar toxinas. O Hammam, banho de vapor, e a sauna seca usam os efeitos de calor para provocar uma sudorese intensa que ativa a eliminação das impurezas através da pele (em breve conto mais detalhes). A esfoliação cosmética arrasta as células mortas depositadas sobre a epiderme. E a drenagem linfática, massagem que ajuda a movimentar os fluidos retidos nas camadas mais profundas da pele, acelera a eliminação pela urina.
Mas a primeira maneira e a mais simples de estimular a limpeza do seu organismo, é simplesmente respirar lenta e profundamente – simples assim! Técnica vinda das lições iogues, o controle da respiração é uma ferramenta poderosa, basta se conscientizar desses movimentos autônomos de inspirar e expirar por alguns minutos, para que uma sequência de estímulos ajude as 10 trilhões de células do seu corpo nas trocas metabólicas, favorecendo a desintoxicação.

Programe o seu detox
A idéia de fazer um dia de desintoxicação alimentar semanal não é nova, Vidal Sassoon já aconselhava as “segundas líquidas” desde a década de 60, sugerindo um dia somente a base de chás de ervas e sucos de frutas. Essa terapia caseira realmente tem valor, pois ajuda o organismo a realizar sua faxina mais facilmente. Escolha um dia que pode ficar em casa, pois a terapia de sucos e chás vai ativar seu metabolismo e aumentar muito a diurese, fazendo com que você visite o banheiro várias vezes.
Os benefícios desse no-trash day são muitos: o pulmão, circulação linfática, sanguínea e o fígado são os primeiros beneficiados; a vesícula biliar, o tubo digestivo e o estômago são os próximos da fila a ganhar com a desintoxicação alimentar. Os rins, intestinos e a pele são os seguintes a mostrar o resultado dessa pausa desintoxicante. No dia seguinte você vai notar seu corpo fica mais fininho e firme, o abdômen planinho, a pele iluminada, as unhas ganham tônus e os cabelos ficam  mais brilhantes- faça e comprove!

As fórmulas mágicas para o corpo inteiro
Essas receitas de sucos desintoxicantes foram  baseadas em trabalhos científicos e literaturas que comprovam sua ação purificante, portanto não altere os ingredientes se quiser obter os resultados.

Prepare os sucos detox 1 dia antes, são fáceis de fazer e podem ser armazenados na geladeira por até 3 dias.Use ingredientes frescos e orgânicos, livres de pesticidas agrícolas, caso contrário de nada vai adiantar. Lave bem cada ingrediente antes de adicionar ao suco, frutas e raízes devem ser limpos com a ajuda de uma escovinha para eliminar terra ou detritos.
Para a desintoxicação de 1 dia o ideal é preparar 3 sucos diferentes, que devem ser tomados na seqüência. Basta bater tudo no liquidificador e não coar, é importante ingerir as fibras. A dose é um copo de 200 ml a cada hora.
 
Suco 1: Limpeza pesada
Esse é o primeiro suco que deve ser tomado de hora em hora, durante o período da manhã, de preferência desde as 7 horas. Essa fórmula ativa a eliminação das toxinas e é muito desintoxicante para o fígado, sistema linfático e rins.
 
Ingredientes:
2 limões sicilianos sem caroços e sem a parte branca interna, use as cascas e a polpa
1 maço de couve
2 pepinos com casca
2 talos de salão
1 maço pequeno de hortelã
1 litro de água mineral alcalina( veja o pH no rótulo, deve estar entre 7 e 8)

Suco 2: Ativar metabolismo
Esse suco deve ser tomado a partir das 12:00 horas, até as 17:00 horas. Sua função é ativar o metabolismo de gorduras, estimular a produção de bile pelo fígado e continuar o processo de depuração.
 
Ingredientes:
1 limão siciliano sem caroços e sem a parte branca interna, use as cascas e a polpa
½ xícara de polpa de açaí congelada
2 pimentas malaguetas
1 raiz de inhame, sem a casca
1 maço pequeno de salsinha, sem os talos, somente folhas
1 litro de água  de coco natural( não pode ser industrializada)
 
Suco 3: Regenerador
A partir das 18 horas é o período de regeneração, portanto você deve  ingerir esse suco até as 22 horas. A combinação de ingredientes ricos em enzimas, sais minerais e ciclodextrinas vai ajudar no processo de equilíbrio metabólico do corpo.
 
Ingredientes:
2 maçãs com casas e sem sementes
1 pedaço pequeno de raiz de gengibre, sem casca
1 cenoura
½ xícara de uva passa escura
1 colher(chá) de semente de erva-doce
1 litro de água mineral alcalina (veja o pH no rótulo, deve estar entre 7 e 8)
 
Se sentir necessidade ou se for dormir depois das 22 horas, pode tomar um chá de ervas frescas, como hortelã e capim santo.
 
Se você puder reservar um dia inteiro para a faxina geral, aproveite para cuidar também da pele, cabelos e unhas, dessa maneira o efeito desintoxicante será muito melhor. Na próxima coluna, você confere minhas dicas de Spa desintoxicante em casa. Até lá!


Tags: