Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

16/04/2018 | Viviane Sato

Nutricionista Paula Castilho, do Sabor Integral Consultoria em Nutrição, indica alguns lanchinhos saudáveis e práticos para não passar aperto na rotina corrida do salão de beleza

Muitas vezes a correria do dia a dia impede fazer uma alimentação de forma saudável e respeitar os intervalos tão importantes (e sagrados) para recarregar as energias e saciar aquela fome. Ainda mais num dia de agenda apertada no salão de beleza. Por isso os lanchinhos saudáveis são tão importantes.

De acordo com a nutricionista Paula Castilho, a alimentação deve ser fracionada em, no mínimo, cinco refeições diárias. As recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde, são estas: desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia. Além disso, ficar longos períodos sem comer faz mal à saúde. E quem come mal – em relação à qualidade, quantidade e horários, pode sentir cansaço, dor de cabeça, tontura e ficar irritado, com alterações de humor. Tudo isso pode interferir inclusive na execução de um bom atendimento.

Mas como driblar a falta de tempo? Paula Castilho diz que existem várias formas eficazes de elaborar um plano alimentar. “Cada pessoa precisa de um individualizado. Por isso o acompanhamento de um nutricionista é tão importante. Este profissional irá avaliar as necessidades de cada indivíduo. Assim, adaptará de acordo com os horários que o paciente pode se alimentar sem trazer prejuízos a sua saúde”, avalia.

Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Para manter uma alimentação saudável, a nutricionista indica:

– Realizar algumas trocas como alimentos simples pelos integrais que possuem mais fibras e ajudam no processo de emagrecimento;

– Evitar longos períodos sem se alimentar. Quando ficamos muito tempo sem comer a tendência é de na próxima refeição comer mais do que deveria;

– Preferir alimentos naturais aos industrializados;

– Substituir alimentos com gorduras ruins e açúcares por ricos em vitaminas e minerais;

– Evitar dietas restritivas e proibitivas, pois tendem a dar errado;

– Manter um equilíbrio na sua alimentação evitando excessos;

– Fazer as refeições em locais tranquilos e prestando atenção no que está comendo;

– Beber bastante água;

– Incluir frutas, verduras, legumes e cereais integrais no seu dia a dia.

 Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Dicas de lanchinhos saudáveis

Salgadinho de soja:

Feitos de farinha de arroz e de soja integral, não são fritos, portanto têm baixo teor de gordura. Tem teor de sódio reduzido em 50%, não sendo prejudicial à pressão arterial. Contém fibras, isoflavonas e minerais como cálcio e ferro.

Barrinha de cereal: 

Apesar de ser uma opção, deve ser consumida com moderação e jamais usada para substituir refeições. “O melhor horário para comê-las é entre as refeições. Mas, sempre que possível, optar por um lanchinho natural. A dica é sempre analisar o rótulo. Pelo fato de possuir fibras, é preciso mastigar muito, o que sacia a sensação de fome”, comenta a nutricionista.

Dicas de lanchinhos saudáveis para a correria do salão de beleza

Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc.):

São excelentes opções de lanches. Fontes de gorduras insaturadas – gorduras saudáveis, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo e da pressão arterial. O ideal é que se consuma três ao dia.

Frutas desidratadas:

A praticidade e o alto valor nutritivo fazem delas uma opção de alimentação saudável, principalmente no intervalo das refeições. “Mesmo com a secagem, ainda apresentam quase todas as propriedades, com exceção da vitamina C e complexo B que se perdem no processo. Mas não dá para abusar e comer à vontade. Como são desidratadas, as frutas secas têm maior concentração de frutose, fibras e nutrientes, mas também de calorias”, alerta Paula.

Iogurte:

São importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B. Contribuem para a construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos, para a formação e manutenção dos ossos, para a produção de energia e até ajudam a retardar o envelhecimento. “Mas é preciso estar atento à tabela nutricional e escolher as opções de lanchinhos saudáveis”, diz Paula.

Semente de abóbora torrada:

Traz proteínas, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais como fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio. “Além disso, as sementes de abóbora fortalecem o sistema imunológico e colaboram com o funcionamento do sistema nervoso e do metabolismo energético. Só não vale exagerar no sal”, atenta a nutricionista.

Biscoitos e cookies integrais:

São ricos em fibras e proteínas, e normalmente incluem ingredientes benéficos à saúde, como gergelim, fibra de beterraba, óleo de girassol e linhaça. Além disso, não apresentam gordura vegetal hidrogenada.

Frutas in naturas:

são a melhor opção de lanchinhos saudáveis. Fornecem vitaminas, minerais, fibras solúveis e insolúveis que regulam o funcionamento orgânico e promovem a saúde, além de manter a pele e os cabelos bonitos. “Também têm a vantagem de poucas calorias: a maçã possui cerca de 84 e banana, 70 calorias”, destaca.

Fotos: Shutterstock