Dicas e inspirações para criar tranças de todos os estilos

10/06/2015 | Patricia Santos

Todo cabeleireiro que se preza deve saber fazer um bom penteado. Já falamos aqui do novo jeito de fazer rabo de cavalo e como arrasar no coque-flor em poucos minutos. Agora chegou a vez dela, a trança, que além de prática e versátil, é o tipo de penteado que pode ser usado em qualquer textura de cabelo, deixando qualquer produção muito mais feminina. Não é à toa que, volta e meia, vemos celebrities desfilando suas tranças nos tapetes vermelhos ao redor do mundo, como a maravilhosa Blake Lively. 

Conversamos com a hairstylist Cris Hayashi, coordenadora do salão Celso Kamura Express, em São Paulo, especializado em serviços express. A cabeleireira ensina que, em apenas cinco passos é possível construir e finalizar uma trança para arrasar em qualquer ocasião. 

1. Escove o cabelo seco e segure-o como se fosse fazer um rabo de cavalo no topo da cabeça. Não prenda os fios. “Se a cliente tiver franja, deixe-a reservada para fazer um topete baixo, o que ajuda a incrementar o penteado”, explica Cris Hayashi.

2. Divida a seção presa em três partes iguais.

3. Trance as mechas, sobrepondo-as uma a uma. Se a ideia for fazer uma trança bem presa, vá apertando a cada volta. Mas se quiser experimentar uma messy braid (aquela trança com visual desarrumadinho, faça voltas mais soltinhas para depois desfiar de leve). 

4. Espalhe uma pequena quantidade (equivalente a 1/2 colher de café) de pomada na trança para baixar as madeixas arrepiadas. Basta aplicar na palma da mão e ir passando sobre os fios. Aqui vale a mesma regra do passo anterior. Para um visual desalinhado, use a pomada para definir as mechas. 

5. Finalize com um jato de spray fixador e voilá

Veja as estrelas que sempre arrasam nas transças e inspere-se!

Blake Lively 

A senhora Ryan Raynolds é fã incondicional das tranças e já desfilou vários estilos do penteado. A bela foi uma das precussoras da messy braid

…investiu também na espinha de peixe…

…e na trança lateral desarrumadinha e arrematada com um acessório luxuoso. 

Sienna Muller

A atriz escolheu uma divisão simétrica do cabelo e prendeu as madeixas em duas tranças embutidas com pontas escondidas na nuca. Um visual elegante ao extremo. 

Amanda Seyfried

Nesse look mais rock and roll, a estrela de Cartas para Julieta também investiu nas tranças embutidas, mas aqui muito bem presas e o comprimento preso em um coque baixo. 

Lupita Nyong’o

Se o cabelo é curto, uma boa opção é usar um aplique, como fez a vencedora do Oscar. 

Gigi HadidShailene Woodley

Enquanto a top prendeu as madeixas em uma trança enrolada em um coque alto, a jovem atriz mostrou uma forma prática e charmosa de usar uma trança, mesm com o cabelo curtinho. 

Fotos: Getty Images
 

 

LEIA MAIS 
 

* 5 passos para arrasar no coque-flor em poucos minutos
* Famosas mostram como usar grampos em penteados deslumbrantes
* 10 técnicas de mechas que todo cabeleireiro precisa conhecer