Donnie Hawley na Barbearia Cavalera

Charme dos anos 50 e clima low rider californiano dão o tom do ambiente

08/05/2017 | Aldine Paiva

Marinho – baixista da banda Pavilhão 9 – em 2013 realizou o sonho de montar uma barber shop integrando o lifestyle dos rebeldes surfistas californianos + estilo low rider + universo “chicano”, combinação que formatou a Barbearia Cavalera. Sua paixão pela barbearia e a amizade de mais de 30 anos com Alberto Hiar fez da dupla de amigos uma dupla de sócios. Sim, o Alberto é aquele dos anos 80, famoso nos comerciais de televisão como Turco Loco, mente criativa a frente da Cavalera, do restaurante Jamile e também das unidades da Barbearia Cavalera.

Da união entre a experiência de vida de cada um deles e das paixões em comum nasceu a inusitada parceria da Barbearia Cavalera. “Estamos espalhando o tradicional grooming que Alberto e eu sempre acreditamos”, conta Marinho que acaba de inaugurar em São Paulo a quarta unidade do negócio.

O grooming completo oferecido dá direito as técnicas tradicionais de navalha, massagem facial, toalha quente e espuma de barbear. Tudo isso acompanhado de boa música e um serviço de bar de cervejas, exclusivo para os clientes da barbearia. O espaço tem cinco cadeiras de couro reclináveis, três no térreo e duas no mezanino.

Mezanino da barbearia com espelhos pintados a mão.

Mezanino da barbearia com espelhos pintados a mão.

URBANISMO E ESTILO DE VIDA

A nova unidade fica no Edifício Cacique, construído em 1956 e assinado pelo arquiteto Miguel Badra Júnior, no bairro do Paraíso. “Mais uma vez, vamos preservar uma construção clássica e charmosa dos anos 1950 e inserir, sem descaracterizar, o estilo californiano das barber shops em um ponto tão privilegiado e próximo a Avenida Paulista. Esse é o resultado da força do nosso conceito, da nossa verdade e do nosso serviço”, explica Marinho.

A escolha dos locais para a abertura de novas unidades envolve o estudo da região, privilegiando a revitalização de importantes pontos urbanísticos da cidade. Igualmente cuidadoso é trabalho de resgate de aspectos tradicionais  na arte da barbearia, oferecendo aos homens uma experiência em um ambiente pensado em seu conforto e integração com o espaço. Todas as peças que compõem o visual merchandising das lojas são definidas ou garimpadas pelo próprio Marinho, que faz questão de cuidar bem de perto desses elementos. Segundo ele, nesse tipo de negócio, é preciso ter paixão e ir além da cenografia, tão comumente encontrada nesse segmento. De fato, o ambiente da Barbearia Cavalera impressiona e faz menção ao que há de melhor entre o kitsch mexicano, as barbearias dos anos 50 e a pegada vanguardista californiana.

 

SEGMENTO BARBER

A inauguração do novo endereço foi agitada e contou com a presença de grandes barbeiros, personas do trade e celebridades tatuadas. Entre eles Donnie Hawley, precursor do movimento tradicional das barbearias pelo mundo e barbeiro há 30 anos, ele atende clientes como Tom Hanks, Kiefer Sutherland, Jimmy Kimmel e Jay Leno. Donnie tornou-se o barbeiro mais famoso do mundo graças a suas técnicas de aperfeiçoamento e viaja os quatro cantos do globo dando cursos e palestras sobre o grooming clássico.

SERVIÇO:

Barbearia Cavalera | Paulista

Rua Bernardino de Campos, 173, Paraíso, São Paulo
Horário: 19h00 às 22h

 

Fotos: Divulgação / Cleiby Trevisan