Especial: Novos rumos da educação de beleza no Brasil – Parte 1

01/08/2015 | Patricia Santos

A partir de hoje você confere uma série de reportagens especiais, divididas em três partes, que vai apresentar novas opções de educação profissional no Brasil. Muito além de cursos profissionalizantes, diferentes projetos estão chegando ao nosso mercado para revolucionar o ensino direcionado à beleza, além de iniciativas em prol do bem social e investimentos da própria indústria.

Para começar, apresentamos dois projetos inovadores: o Mov & Educ e a escola EduK. Confira!

Educação Itinerante

  A Academia Mov & Educ tem parceria com o sação Prima Qualitá, no Rio de Janeiro (RJ)

Idealizado pelos irmãos AJ e Tats Medeiros, o Mov & Educ levou dois anos para sair do projeto e ser lançado em maio de 2014. O nome já diz tudo: Movimento da Educação, um modelo inovador e com atuação em diferentes segmentos, de aulas práticas a coaching e direção de shows. O grande destaque vai mesmo para o ensino itinerante, cujo objetivo é conduzir conhecimento até onde ele não costuma chegar. “Levamos um time de artistas para ministrar diversos cursos pelo País, direcionados à técnica, não à teoria. E para fortalecer o processo educativo, trabalhamos sempre em parceria com um distribuidor da região”, esclarece AJ.

As aulas teóricas são pouquíssimas. O forte do projeto é mesmo a técnica

Os distribuidores, aliás, também são alvo do Mov & Educ, recebendo consultoria e treinamento, assim como empresas de cosméticos. “Hoje estamos reinventando a educação em Kerástase, desenhando novas formações para a marca”, exemplifica. Apesar de ser um projeto novo, há planos de expandi-lo para a América Latina ainda em 2015. “No final do ano, lançaremos o primeiro show Mov & Educ e continuaremos a firmar parcerias com grandes empresas para ajudar no desenvolvimento profissional e da própria indústria”, complementa AJ.

AJ Medeiros em ação num dos cursos do Mov & Educ

Outras atuações do Mov & Educ, além da educação itinerante: consultoria para salões, empresas e distribuidores; criação e desenvolvimento para campanhas institucionais e conceituais; produção, concepção e direção de shows e editoriais; motivação de equipes. A sede, Educ Qualitá Academy, fica no Rio de Janeiro, em parceria com a rede Prima Qualitá e apoio da AlfaParf. Além de módulos de especialização, a partir de agosto começa o curso de formação, com duração de um ano. Saiba mais em: www.moveduc.com.br.

Viktor I e Maurício Pina, que participam do MovClicking (workshop sobre produção de editorial de moda), o lado de Tats e AJ Medeiros 

Educação a distância

Ricardo Chamorro durante gravação de videoaula para a EduK

Fundada em 2013 por Eduardo Lima, Robson Catalan e Bernardo Rezende (o Bernardinho), a EduK é a primeira instituição de ensino on-line do País a exibir cursos livres ao vivo e gratuitamente, para proporcionar formação e especialização profissional em diferentes áreas. Além do Brasil, eles são distribuídos para México, Colômbia, Peru, Panamá e Espanha. “Possuímos mais de 300 títulos e, por mês, lançamos 40 novos com a duração de dois a três dias cada. Destes, cerca de quatro são do segmento de beleza”, informa Karine Pressoti, chefe de conteúdo da EduK. Segundo ela, os mais procurados são corte de cabelo e colorimetria. “Mas o Design de Sobrancelhas também fez sucesso: foram 50 mil participantes!”, comemora.

Destaques de cursos comandados por Lucas Possetti e Henrique Mello na EduK
Karine Pressoti, da EduK
A lista de experts docentes tem nomes de peso: Celso Kamura, Lucas Possetti, Beto França, Chlóe Gaya, Kaká Moraes, Marcos Proença, Ricardo dos Anjos e Ricardo Chamorro. As lições da EduK são gratuitas, ao vivo e na reprise, e contam com moderadores e chat on-line para atendimento de dúvidas e comentários em tempo real com o especialista. “Caso queira rever as lições e ter acesso a materiais complementares, o aluno pode adquirir o curso”, avisa Karine. “A qualidade de transmissão e a preocupação em mostrar um passo a passo efetivo de cada técnica é um dos nossos compromissos com o estudante”, explica ela. As vantagens e o alcance do ensino a distância (EAD) são inúmeros. “Cerca de 50 mil pessoas participaram da aula com Celso Kamura e mais de 1 milhão já foram impactadas pelos nossos cursos de beleza! Para manter os usuários informados sobre novidades e agenda, a EduK tem um aplicativo para smartphones”, finaliza Karine Pressoti.

Saiba mais em: www.eduk.com.br.

Texto: Annamaria Aglio (edição web: Patricia Santos)
Fotos: Divulgação

 
 

LEIA TAMBÉM: 

* ACADEMIA STUDIO W ANUCIA AGENDA DE CURSOS PARA AGOSTO E SETEMBRO
* 5 TÉCNICAS PARA SER UM MESTRE DA CRIAÇÃO 
* INSTITUTO LORÉAL ABRE INSCRIÇÕES EM CAMPINAS