Fotógrafo e publicitário dão dicas de como bombar seu Instagram

Por Heloísa Negrão em ter, 08/11/2016 - 17:15

A maquiagem está perfeita: pele impecável, sombra bem esfumada, iluminador reluzente e o contorno à Kardashian. O cabelo completa o conjunto: penteado limpo, aquela escova bem feita, nada de frizz, ou então, corte e cor ideais. Vale tirar uma foto e postar no Instagram. Click, click, click… E nenhuma imagem representa a beleza do trabalho. Aí, que ódio!

Calma, não jogue o telefone na parede. Nem culpe o aparelho que ainda não está pago. “A maioria das pessoas fica muito focada no aparelho e muitas vezes é a luz que faz toda a diferença”, afirma Cauê Moreno, fotógrafo e professor na Escola Madre, onde ministra o curso Fotografia de Beleza para Celular.

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Vale lembrar que aqui, quando falamos de luz externa, não tem nada a ver com o flash do celular. Moreno explica que a luz melhora a qualidade do pixel da foto. Parece grego? Calma! Tudo isso vai ficar mais claro no vídeo a seguir, onde ele conta mais sobre fotografia para celular e como usar uma luz externa.

Para quem está começando a pensar em melhorar suas imagens, um pequeno painel de LED pode ser transformador. “Ele custa entre R$ 300 e R$ 500, vale procurar na internet e nos xing-lings da vida. Um tripé simples sai por R$ 70”, diz Moreno.

INSTAGRAM
“Uma foto boa é a melhor forma de mostrar o trabalho de um cabeleireiro, maquiador ou esteticista. Profissionais da beleza devem ter uma conta no Instagram e alimentá-la corretamente. Muitos profissionais comentam que uma boa parte da clientela chega neles por meio do Instagram, por meio das hashtags.

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Fotos bonitas já ajudam, mas é preciso ir além para bombar de likes”, analisa Fernando Souza, consultor e professor na escola São Paulo Digital School. Um dos seus cursos foca apenas em como usar a rede social como uma boa ferramenta de marketing.

Uma das suas melhores dicas é ficar de olho no que os cabelereiros ou maquiadores de sucesso usam como conteúdo, linguagem e as hashtags. Ou seja: postou a foto, coloque uma hashtag do que ela representa, como #maquiagem, #makeup, #penteado, #hair, #ombrehair, #noiva ou #madrinhas. Esse recurso ajuda a atrair mais e mais seguidores para a sua conta.

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Na hora de escolher as fotos que vão para a internet, o profissional deve ser muito criterioso. “Temos que pensar as postagens de cabelos ou maquiagem como um portfólio do profissional e a regra básica quando falamos nisso é que vão apenas os melhores trabalhos. Porém, para não ficar apenas foto de cabelo ou maquiagem, o profissional pode, e deve, humanizar o conteúdo: Colocar algumas selfies, fotos dele próprio, produtos, técnicas, dicas, etc”, afirma Souza.

E O FACEBOOK?
Esta é a maior rede social do mundo e, de longe, a mais usada no Brasil. Ele também pode ser uma boa forma de divulgar o trabalho do maquiador e cabeleireiro, mas deixa a desejar em alguns aspectos. A busca e clicar nas hashtags é o maior diferencial o Instagram. Quem nunca, após horas navegando no Insta, se pega vendo a conta de um maquiador russo?

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“O Facebook tem um volume maior de pessoas, porém pode ser que não seja especificamente o público do salão. Vale fazer uma pesquisa com os clientes para ver qual a plataforma preferida deles”, ensina Souza. Além disso, é facinho facinho interligar as contas e, assim, tudo que é publicado no Insta vai diretamente para o Face.

E vale lembrar, tome muito cuidado com as redes. Elas são um reflexo do que se passa dentro do salão. Se as clientes amam o trabalho e o atendimento, elas irão seguir a conta do estabelecimento ou dos profissionais, também vão distribuir curtidas e comentários positivos. Mas, se o atendimento é ruim, os insatisfeitos correm para as redes antes mesmo de virar a esquina mas próxima.

 

Fotos: Shutterstock.