Guia de cortes: 20 visuais das celebridades para se inspirar

27/07/2016 | Patricia Santos

Desde sempre as celebridades são referência na hora de renovar o visual. Quer saber quais looks estão no topo da lista dos mais pedidos? Então confira essa seleção, para lá de especial, com visuais inspiradores comentados por grandes experts no assunto:

CURTOS

20-cortes-curtos-classicos

Os curtos clássicos: Audrey Hepburn, Jean Seberg, Joan Jett

De Hollywood a Paris, eles ganharam os holofotes a partir dos anos 1950. Quem não se lembra do cabelo de Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu ou do estilo que Jean Seberg desfilou em filmes como Joana D’Arc e Acossado? Confira aqui curtinhos que são sucesso de bilheteria!

Miley Cyrus

20-cortes-curtos-miley-cirus

Um dos hits em corte dessa irreverente artista é mais curto que o pixie. Para elaborá-lo, os fios de toda a volta da cabeça são desfiados, mas sem elevação. Indicação: cabelos lisos.

Jane Lynch

20-cortes-curtos-jane-lynch

A cantora e atriz da famosa série Glee usa uma variação do repicado que contorna a cabeça, adaptando-se ao seu formato original. Indicação: madeixas finas em diferentes tipos de rosto.

Julianne Trevisol

20-cortes-curtos-julianne-trevisol

Entre o curto e o médio, o corte que a punk Joan Jett adotou várias vezes ao longo de sua carreira caiu nas graças da bela atriz. “É um repicado com pontas desfiadas e que acompanha o formato da cabeça”, explica a hairstylist Jô Nascimento, do Espaço Jô Nascimento, em Limeira (SP). Indicação: mulheres de madeixas mais finas, com qualquer tipo de rosto.

Julianne Hough

20-cortes-curtos-julianne-hough

Para quebrar a monotonia do corte reto, ou bob, todo o contorno é desfiado, modernizando o clássico. O uso de babyliss dá o efeito messy. Indicação: fios crespos, ondulados e lisos.

Isabella Santoni

20-cortes-curtos-isabella-santoni

Outra beldade da telinha, a atriz, que recentemente raspou a cabeça para um novo papel na TV, exibe (na foto) um chanel de nuca batida e em fase de crescimento. O diferencial fica por conta da modelagem, escova feita para fora, que emprega movimento e graça ao corte. Indicação: lisos e ondulados, com exceção dos crespos, que podem armar demais.

Maju Coutinho

20-cortes-curtos-maju-coutinho

Obra do hairstylist Marcio Granado, do Farré Hair Clinic, em São Paulo, que explica o corte da apresentadora: “Maju precisava deixar o visual mais leve para o vídeo, mas com a restrição de manter o comprimento. Optei por dar contorno, repicando o cabelo. O crespo exige creme para cachear e difusor, além de ser refeito a cada quatro ou cinco meses, pois demora a mostrar crescimento. Esse tipo de fio nunca pode ser cortado reto, para não desfazer os caracóis!”. Indicação: fios de todas as texturas.

Taylor Swift

20-cortes-curtos-taylor-swift

Após assumir o curto, a cantora já passou por algumas transformações, três delas só no primeiro semestre deste ano! Ela saiu do chanel reto e foi repicando, repicando… Até chegar ao visual platinado e com nuca mais curta. Indicação: para cabelos lisos e fininhos, pois tende a aumentar o volume.

Ari Westphal

20-cortes-curtos-ari-westphal

Naturalmente cacheados e volumosos, seus fios ainda apresentavam alisamento quando o beauty artist mineiro Bruno Cândido fez um corte gradual e repicado que abalou as passarelas. De inspiração masculina, com nuca batida e volume no topo, exige manutenção mensal e finalizadores para ter o efeito chique. Indicação: para todo tipo de cabelo, especialmente os mais crespos.

MÉDIOS

20-cortes-medios-classicos

Os médios clássicos: Amber Valletta e Sandra Bullock

 

O comprimento impera nos últimos anos graças à adesão de estrelas como a supermodel Amber Valletta. Sandra Bullock também já usou esse tamanho de cabelo inúmeras vezes. Segundo o cabeleireiro Cesar Augusto, do Mirage Três Figueiras, em Porto Alegre, os médios são, basicamente, divididos em bob clássico (reto), long bob ou lob (que tem as pontas mais compridas) e wob (é o lob repicado).

Débora Nascimento e Camila Pitanga

20-cortes-medios-debora-nascimento-e-camila-pitanga

As duas lindas morenas da Rede Globo exibem o wavy bob, também chamado wob, que confere mais leveza ao cacheado. Indicação: para todas as cabeleiras.

Ashley Greene e Fernanda Lima

20-cortes-medios-ashley-greene-e-fernanda-lima

Famosa pela participação na saga Crepúsculo, a atriz é adepta do long bob, assim como a apresentadora Fernanda Lima. A única diferença é que elas reforçam o movimento com babyliss. Pulo do gato: 2 a 5 cm das pontas permanecem sem enrolar, para um efeito despojado e moderno. Indicação: fios de todos os tipos.

Emma Roberts

20-cortes-medios-emma-roberts

A atriz é adepta do bob clássico, que segue em linha reta a partir da base da nuca, onde nasce o cabelo. Indicação: este corte é ideal para quem tem fios lisos e com pouco volume.

Zendaya

20-cortes-medios-zendaya

Dona de um cacheado volumoso, a dançarina, cantora e atriz teen apostou no wavy bob combinado com franja. Indicação: cabelos lisos ou crespos.

Jessica Alba

20-cortes-medios-jessica-alba

Primeiro ela trocou o cabelão pelo bob; agora, desfila o long bob, um pouco mais comprido. Indicação: lisos, ondulados e crespos.

LONGOS

20-cortes-longos-classicos

Os longos clássicos: Jennifer Aniston, Gisele Bündchen e Beyoncé Knowles

 

Até há pouco tempo, eles eram soberanos, agora dividem espaço com tamanhos menores. “Cabelo longo é uma escolha segura e ainda é unanimidade entre as brasileiras que já sabem ser possível modernizar o look sem tirar quase nada do comprimento”, assegura Alexandre Pessuto, cabeleireiro do Top Hair, em Porto Alegre. Para terem um aspecto saudável, dá-lhe tratamento e cortes regulares. Representantes-mor: Jennifer Aniston, cujo corte virou hit na época do seriado Friends, Gisele Bündchen, übermodel que até hoje é referência, e Beyoncé Knowles, com seu cabelão selvagem.

Sofía Vergara

20-cortes-longos-sofia-vergara

O corte da atriz apresenta um suave repicado na parte da frente e finalização com babyliss, acrescentando volume às madeixas. Indicação: cabelos finos.

Salma Hayek e Candice Swanepoel

20-cortes-longos-salma-hayek-e-candice-swanepoel

Tanto a atriz quanto a modelo esbanjam sensualidade e jovialidade em cortes compostos por camadas retas e ondas estruturadas. Indicação: para cabelos volumosos, porque não ficam bem nos mais fininhos.

Carly Rae Jepsen

20-cortes-longos-carly-rae-jepsen

A cantora aposta no desfiado para manter o comprimento longo e sofisticar a imagem. Indicação: o resultado é melhor em cabeleiras lisas e com pouco volume.

Isabeli Fontana e Kate Hudson

20-cortes-longos-isabelli-fontana-e-kate-hudson

As madeixas de Isabeli e Kate não têm graduação, o que torna o visual mais compacto e sisudo, apesar de a franja da top ter quebrado um pouco a seriedade. Indicação: lisos e ondulados. 

MASCULINOS

20-cortes-masculinos-classicos

Os clássicos: Elvis Presley, David Beckham, David Bowie e The Beatles

 

Com brilhantina ou a seco, o topetão de Elvis Presley fez história. Assim como o corte pajem usado pelos quatro integrantes dos Beatles no início da carreira. Ou, ainda, a androginia de David Bowie nos anos 1970, seguida pelos moicanos ingleses, os fios desgrenhados dos grunges de Seattle até o visual certinho do craque David Beckham. Hoje, a beleza masculina vai por extensões maiores ou menores, combinada ou não com barba e bigode. Tanto faz, desde que seja bem cuidada sempre.

Kit Harington

20-cortes-masculinos-kit-harington

O estilo usado pelo astro de Game of Thrones é um médio curly, ou médio em camadas, que ajuda a manter o volume controlado. Indicação: para cabelos grossos, volumosos e com cachos definidos, e faces triangulares e quadradas.

Adam Levine

20-cortes-masculinos-adam-levine

Muito desejado entre os homens, o corte do cantor do Maroon 5 combina estilo e atitude. “Simples de executar, a parte de cima tem textura e as laterais baixas. É possível usar máquina ou tesoura nos lados, procurando a naturalidade do visual. Na hora da finalização, o segredo é o despojamento”, ensina Marco Ribeiro, hairstylist do Circus Augusta. Indicação: este curto é recomendado para rostos redondos ou retangulares.

Gabriel Leone

20-cortes-masculinos-gabriel-leone

O look andrógino do jovem ator de Velho Chico traz repicado suave, nuca batida e lateral na altura do queixo. Indicação: para homens de personalidade forte, fios lisos ou ondulados e, especialmente, de rosto oval. Ótimo se combinado com barba e bigode estilosos.

 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock, reprodução Instagram, TV Globo e divulgação.