10 dicas essenciais para cuidar dos cabelos cacheados

25/02/2016 | Patricia Santos

Assumir os cabelos cacheados deixou de ser moda e se tornou um conceito! As cabeleiras encaracoladas ganham cada vez mais espaço e retomaram, de vez, seu espaço no mundo da beleza (para nooooossaaaaaa alegriaaaa!!!).

10-cacheados-neiva-2

Só quem, para manter as madeixas definidas, hidratadas e deslumbrantes, é preciso lançar mão de alguns, digamos, truques… Pensando nisso, conversamos com a uma verdadeira especialista no assunto, a beauty artist Neiva Pena, do salão Essencial Hair, em Sao Paulo. A seguir, a expert traz 10 dicas indispensáveis para assumir os cachos e arrasar corações pelo mundo afora. Confira!

1. Corte a cada dois meses. Depois desse prazo, os fios começam a ficar irregulares e, muitas vezes, com pontas com aspecto ressecado (aquele famoso efeito espiga de milho). O ideal é moldar os cachos em camadas longas.

10-cacheados-neiva-5

2. Corte a seco. Sim, esta é a melhor forma de moldar o cabelo para não ter problemas no final do procedimento, cortando mecha por mecha como se estivesse a esculpir . Quando é cortado molhado, o profissional pode se confundir na hora definir o comprimento.

3. Evite produtos com sulfatos, silicones insolúveis e petrolatos (derivados de petróleo!). Os fios cacheados são naturalmente ressecados e os sulfatos têm um efeito detergente que pode retirar sua hidratação natural. Já os silicones e petrolatos costumam deixar resíduos nas madeixas e impedem que o cabelo absorva os nutrientes das hidratações.

10-cacheados-neiva-3

4. Ao usar o secador, lembre-se sempre de escolher temperaturas mais amenas, de médias para mínimas, que não agridem tanto os fios que já são frágeis por natureza. O difusor é um grande aliado para manter os cachinhos definidos.

5. Evite o uso de pentes! Desembaraçar a cabeleireira com os dedos durante as lavagens é a melhor maneira de deixa-los mais definidos. Em contato com o cabelo, os pentes, principalmente os de plástico, criam uma corrente estática que aumenta o frizz.

10-cacheados-neiva-10

6. Se optar por procedimentos químicos, como coloração e luzes, por exemplo, é fundamental fazer tratamentos pré e pós. Antes para prevenir danos aos fios e depois para manter a saúde e preservar a estrutura das fibras.

7. Evite o uso de toalhas de tecido, que também aumentam o frizz. Na hora de secar, se possível opte por toalhas de papel, de de malha ou TNT.

10-cacheados-neiva-6

8. No dia a dia, use e abuse de cremes finalizadores, como umidificadores de cachos, cremes para pentear e musse. Aplique sempre do comprimento para as pontas, evitando a raiz, e vá amassando os cachos com as mãos.

9. Depois que o cabelo estiver seco, evite passar os dedos entre os fios ou mesmo penteá-los. Esse hábito faz com que o cabelo perca a forma, além de comprometer o brilho.

10-cacheados-neiva-9

10. Para manter o brilho e a maciez dos cachos faça hidratações semanais com produtos à base de ingredientes como argan, macadâmia e oliva, por exemplo. A cada 15 dias, complemente os cuidados com um ritual de reconstrução à base de queratina.
Texto: Luciana Matos (edição para web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock