Incentivo revigorado

10/03/2015 | Patricia Santos

ABIHPEC e APEX-Brasil renovam convênio de incentivo às exportações de artigos de higiene pessoal e beleza

A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) acabam de assinar a renovação do convênio que promove a internacionalização de empresas nacionais no segmento de higiene pessoal e beleza.

Desde 2001, o  projeto Beautycare Brasil estimula o desenvolvimento das indústrias brasileiras no exterior, aumentando as exportações tanto de produtos acabados quanto insumos para o setor, como matérias-primas e embalagens. Para tanto são realizadas rodadas de negócios, ativação de marca, capacitações e adequação técnica e regulatória, entre outros.

Segundo o presidente da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o ritmo de crescimento das exportações das empresas apoiadas pelo convênio vem superando a média de expansão das demais indústrias do setor. “Os resultados demonstram que o projeto vive uma fase positiva, promovendo maior competitividade entre as companhias e novos investimentos, e elevando as marcas brasileiras a um novo patamar de reconhecimento tecnológico e de inovação para o mundo”, afirmou.

Em 2014 as exportações das 58 empresas participantes do Beautycare Brazil somaram US$ 183,2 milhões, 16% a mais que em 2013. Esse valor representou 23% do total vendido ao exterior por todo o setor, que em 2014 totalizou US$ 798,2 milhões.

“O apoio da APEX-Brasil, com ações de promoção de negócios e de imagem diversificadas e na internacionalização, é estratégico, pois a complexidade e o dinamismo do mercado internacional exige das empresas brasileiras, cada vez mais, um nível de competitividade que elas só conseguem desenvolver por meio de vivências e conhecimentos adquiridos no processo de internacionalização”, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

Para saber mais sobre o Beautycare Brasil, acesse www.beautycarebrazil.com.br.