Marcos Sales e Helen Ganzarolli revelam segredos de sua parceria

O hairstylist e a modelo conversam sobre cabelo e profissão em uma entrevista diferente

10/04/2017 | Camila Miranda

A relação de Marcos Sales, do Studio Über em Moema, e a modelo Helen Ganzarolli vai muito além de cabeleireiro e cliente. É ele quem cuida das madeixas poderosas da musa, mas, acima de tudo, os dois são grandes amigos. Com mais de 17 anos de carreira, o hairstylist é o responsável pelos fios negros de Helen, que são naturalmente claros, mas que se tornaram sua marca registrada.

Em um bate-papo exclusivo, no qual ambos se entrevistaram, eles falaram sobre cuidados com o cabelo, profissão e sonhos. Confira:

Marcos por Helen

Helen Ganzarolli: Quais os cuidados para manter a beleza dos cabelos negros e respeitar sua naturalidade?
Marcos Sales: Um dos principais cuidados com os cabelos pretos é protegê-los do sol. Isso porque os raios solares os queimam, provocando o mesmo efeito da chapinha e do secador. Também é importante não passar um shampoo muito alcalino para manter a beleza dos fios, porque esse tipo de produto abre as cutículas, o que remove a cor. Sempre use um shampoo neutro, que vai dar bastante brilho e hidratar os fios.

Helen e Marcos

Marcos, em 20 anos de carreira você deve ter passado por muito desafios. Qual foi o mais marcante deles?
Passei por um desafio que foi bem marcante para mim. Uma cliente minha tinha um cabelo maravilhoso. Todo mundo a parava na rua para elogiar os fios e acabavam pegando meu cartão. Um belo dia, ela chega no salão e fala: “Marcos, quero mudar tudo”. Fiquei pensando que qualquer mudança que eu fizesse iria estragá-lo, mas por incrível que pareça, comecei a cortar o cabelo dela e a superar esse desafio. O resultado foi um cabelo mais bonito do que já era.

Qual seu grande objetivo na carreira? Falta algo para se sentir realizado?
Todos nós temos um objetivo. Para minha realização ser completa, o que falta é ser reconhecido internacionalmente e ser embaixador de uma marca de beleza. Isso vem com o tempo, estou correndo atrás.

Helen Ganzarolli e Marcos Sales

Como você lida com uma cliente que chega no salão querendo um corte ou uma coloração que viu na TV ou revista, mas não combina com ela?
Primeiro de tudo, eu olho se é possível e se a cor da pele bate. Se eu vejo que não vai dar certo a mudança, eu indico outra coloração e corte que combine com ela. Com isso, acredito que ela saia mais satisfeita do que com a referência de corte que ela viu.

Nesse universo de cabelos, qual é sua marca registrada?
O que mais gosto é tornar a mulher mais bonita ainda. Quando a cliente sai do salão se sentindo realizada, desejada e sensual, sinto que minha missão foi cumprida. Entre um serviço e outro, o que mais gosto é esculpir os fios, ou seja, cortar.

Helen por Marcos

Marcos Sales: Quando conheceu meu trabalho o que mais chamou atenção? Foi amor à primeira vista? O que a fez continuar comigo após 17 anos?
Helen Ganzarolli: Quando te conheci nunca imaginei estar com você até hoje. Mas me lembro que desde a primeira vez que você fez uma escova e hidratação no meu cabelo, já tivemos uma afinidade e senti uma confiança. Nunca mais quis trocar de cabeleireiro porque só você entende como eu gosto da minha franja, do meu cabelo. Foi amor à primeira vista, sim. Acho você um profissional fora do normal!

O que te causa mais tensão ao entrar em cena? Desfilar, sessão de fotos ou estar no palco com o Silvio Santos?
Nada me causa tensão. Faço tudo naturalmente porque é o meu trabalho e o que eu amo fazer. Não fico tensa com nada, e sim, ansiosa. Às vezes é aquele desfile tão esperado, com muitas pessoas ali para me ver, então o que toma conta de mim é uma ansiedade. Mas é uma ansiedade boa. E claro, estar ao lado do Silvio todos os domingos é um prazer, então fico realmente muito ansiosa porque não sabemos o que esperar dele. Ele é um caixinha de surpresas, é imprevisível, e não ensaiamos nada daquilo. Tudo é no improviso.

Helen Ganzarolli

Com qual estilo de cabelo você se sente mais poderosa? Cabelos com cachos ou liso?
Eu sou uma pessoa muito vaidosa. Adoro estar bem para meu público. Então, como tenho o cabelo muito liso, eu gosto de cachos. Me sinto poderosa com eles cacheados, gosto daquele cabelo com movimento e você sabe bem disso. Quando cacheio os cabelos todo mundo fala que fico a cara da Mulher Maravilha, me sinto muito poderosa.

Qual o tratamento que faz no cabelo que indica? Hidratação, reconstrução, cauterização… Além disso, você tem algum ritual de beleza caseiro para os seus fios?
Tudo que você se propõe a fazer no meu cabelo eu gosto e confio. Já sobre o meu ritual em casa: sempre que possível hidrato com uma boa máscara.

Você tem o sonho de mudar a cor do cabelo, de voltar ao tom natural de seus fios (loiro)? E cortar? Acha que perderia sua marca registrada?
Entrei na TV no ano de 2000, desde então eu tenho os cabelos pretos. Eu o amo do jeito que é, adoro eles longos. Já tive cabelo curto, mas a minha identidade é essa, as pessoas me conheceram assim. Eu acho que mudaria os fios se eu fosse pegar alguma personagem no cinema, na TV. Como estou na área de entretenimento não preciso me preocupar com isso, talvez eu só cortaria um pouco, mas por enquanto não pretendo mudar.

Fotos: VieiraPress e Reprodução/ Instagram