Marsala para cabelos

08/05/2015 | Patricia Santos

Com um mix de sofisticação e sobriedade, a cor definida pela Pantone para 2015 traz um ar de sofisticação a cabeleira de todos os estilos

“Vinho com uma pitada de especiarias”. Assim pode ser definida a cor que predomina em 2015, proposta pelo Instituto Pantone. A tendência valoriza ainda mais a busca pelo natural, principalmente por conta de sua base terrosa. “Ela funciona como uma nuance menos exposta do que o vermelho e mais rica do que o marrom. É um show de profundidade e expressão”, aponta o hairstylist Pietro Trindade (SP).

Além disso, a marsala é um prato cheio para as brasileiras. “Ela valoriza a altura do clareamento natural, portanto não exige grandes despigmentações e realça os fios, pois oferece um brilho maior devido ao fundo ser ideal, ou seja, a mistura do azul com vermelho”, explica Gi Quintino, colorista e técnica máster da Truss. Por conta dessa liberdade, o look pode ficar mais ou menos avermelhado, de acordo com o gosto da cliente, mas para não perder a identidade, deve-se manter o marrom.


As atrizes Paloma Bernardi, Drew Barrymore e Kirsten Stewart são adeptas da marsala  

Receitas de cor

Nas peles brancas, a tonalidade tem uma grande liberdade de variações, sendo possível ir do suave ao intenso sem receio. “Aconselho a deixá-la um pouco mais amadeirada, seguindo assim  o efeito vintage da tendência”, sugere Pietro. Nas morenas, o ideal é não ultrapassar a altura do 7 e conservar o distanciamento de 1 a 2 cm da raiz para conferir profundidade. “Aposto nas cores mais escuras e sempre com alguma iluminação”, conta Gi. Já para as negras, a cor traz muita sensualidade. A dica é trabalhar com nuances fechadas para criar uma contraposição. “Sugiro sempre algo mais vibrante para realçar a luz da tez”, ensina Pietro. A proposta de Pantone cai muito bem em cútis frias, e precisa de algumas adaptações nas quentes. “Procure não usar numerações claras demais e nem vibrantes em excesso”, sugere o colorista Evaldo Ribeiro, do Studio Tez (SP). Uma boa alternativa para morenas de pele parda ou amarelada e para negras é escurecer o tom e optar por highlights delicadas para iluminar. “Assim é possível conquistar facilmente um contraste”, aponta Gi.


Mulheres de pele branca, como a atriz Emma Stone, ficam bem com todas as variações de marsala. 

Highlights da vez

Outra possibilidade são as mechas. Invista nas técnicas que conferem resultados naturais e ao mesmo tempo chiques. “Deve ser algo bem delicado, sem marcação. Proponho reflexos de transparência com clareamento de, no máximo, dois tons, partindo da tonalidade da cor base”, conta Evaldo. Nos fios escuros, Pietro sugere o ombré. “É uma forma interessante de iluminar o comprimento.”


Para valorizar a luminosidade de peles negras como a da cantora Rihanna, a pedida são os tons mais vibrantes

Créditos: 
Texto: Monique Abrantes
Edição para Web: Patricia Santos
Fotos: Fotos: Christian Parente (Paloma Bernardi) e Shutterstock