Noivas: 7 lições para um atendimento perfeito

09/05/2016 | Patricia Santos

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Já parou para pensar na confiança que uma noiva deposita em você ao contratá-lo para cuidar da sua beleza no dia do casamento? É tanta emoção envolvida, que nada pode dar errado. Afinal, da mesma maneira que a noiva guardará na memória os momentos incríveis que passou, jamais se esquecerá de qualquer coisa ruim que possa vir a acontecer. Por isso mesmo, entrevistamos a cabeleireira Jô Nascimento, que é especialista em atendimento de noivas.

No salão dela, o Espaço Jô Nascimento, em Limeira (SP), até duas noivas podem ser atendidas em um dia, juntamente com suas convidadas. O local oferece dois tipos de pacotes, sendo que o mais longo inclui serviços de spa e pode durar até cinco horas.

Expert em conquistar a clientela e conhecida em sua cidade por jamais extrapolar o horário, a expert entrega seus segredos.

photo-1(4)1. Encante já no “Oi, tudo bem?”

“A maioria das noivas nos procura via Facebook e Instagram e logo pergunta sobre o orçamento. É nesse primeiro contato que a gente deve encantá-las, dando as informações que elas solicitam e convidando-as a conhecer o salão. Minha gerente e as recepcionistas foram treinadas para cumprir essa tarefa.”

2. Deixe a noiva segura

“No dia do teste, faço quantos looks forem necessários, até a noiva se sentir segura. Algumas clientes trazem a irmã, a mãe e a madrinha para acompanhar e a gente tem de ter cuidado com todas essas opiniões, que às vezes mais atrapalham que ajudam. O foco é quem vai se casar. Ela tem de se sentir linda e não fazer tal penteado só para agradar às outras.”

 3. Lembre-se da família

“No dia do casamento, recebemos grupos grandes, incluindo tias, irmãs, madrinhas, mãe, sogra, amigas, etc. No atendimento a essas clientes, dedicamos o mesmo cuidado dispensado a todas que frequentam o salão, mas é claro que levamos em conta que é um momento de celebração. As convidadas se levantam da cadeira, fazem selfie, conversam… É preciso prever tudo isso no agendamento.”

 4. Não repita o look

“O atendimento das convidadas tem de ser simultâneo para que ninguém faça penteados ou maquiagem parecidos. Afinal, elas estarão na mesma festa! Equipe em sintonia e afiada, atenta a tudo o que está acontecendo, evita problemas do tipo. Outra dica importante: todos os cabeleireiros e maquiadores precisam saber o que será feito na noiva para não repetir o look em outra pessoa.”

5. Respeite seu limite

“Nunca marque mais clientes do que a capacidade do seu salão. É imprescindível organizar a agenda de maneira que os serviços sejam feitos com tranquilidade. Preveja o tempo do brinde, do lanche da noiva, do making of, da

foto, absolutamente tudo.”

6. A noiva é VIP

“Atendo minhas noivas sozinha, e quando elas estão prontas, dou dicas de postura, de como segurar o buquê, ajeito a grinalda, o maquiador faz um último retoque…”

7. Programe a saída

“Combino com o motorista que vem buscar a noiva dele chegar uma hora antes do horário em que ela estará pronta. Dessa forma, levamos os objetos pessoais da cliente para o carro com calma e não há o menor risco de atraso.”

Texto: Cristiane Dantas
Fotos: José Roberto Fotografia