O mapa das loiras – Parte I: norte, nordeste e centro-oeste

01/12/2015 | Patricia Santos

Que a maioria das brasileiras ama ter cabelos loiros todos nós já sabemos. Mas atender os anseios da clientela pode ser uma tarefa não tão simples. Pensando nisso, conversamos com top coloristas de todas as regiões do Brasil para desvendar os principais pedidos das clientes nos salões e também quais são as grandes apostas desses profissionais nesta primavera-verão.

Na primeira parte do nosso especial “O Mapa das Loiras”, você confere o resultado das regiões norte, nordeste e centro-oeste.

NORTE
Mechas iluminam comprimento e pontas com o brilho dos metais

 “Os bege puxando para os acinzentados são a novidade. Por não combinarem com peles escuras, as morenas e bronzeadas devem optar pelas nuances quentes. O sombré hair é o que mais se adapta ao nosso clima pelo fato de preservar a raiz natural ou esfumada e deixar as pontas claras. Essa técnica se inspira nas  palmeiras que recebem flashes de luz em suas folhas. É uma sombra criada no centro da cabeça e que ajuda a destacar as pontas. De fácil manutenção, garante mais liberdade à cliente.”
Gina Natário, do Amanda Beauty Center – Manaus (AM)

“Ficamos praticamente na linha do Equador, por isso as diferenças entre inverno, outono, verão e primavera são imperceptíveis. Apenas costumamos dizer que o inverno é o período chuvoso, de novembro a março. As técnicas mais empregadas são aquelas que iluminam o rosto, valorizando o corte e criando um contraste entre o fundo e a superfície. Esse jogo de luz e sombra pode ter muitos nomes, mas, na prática, é uma imitação do brilho do metal (ouro, prata, cobre e bronze), cujos tons, juntos ou separados, traduzem o que cada mulher procura. Como a regra é personalizar, o trabalho à mão livre ajuda muito na hora de compor um visual moderno e natural.”
Cassius Martins, do Cabeleireiros Cassius Martins – Belém (PA)

NORDESTE
Highlights no tom caramelo dão efeito natural e até “aloiram as morenas  

“Toda brasileira quer ser loira, ter fios longos. Gisele Bündchen ainda é uma referência na Bahia e no restante do País. Aposto nas mechas feitas do comprimento para as pontas, criando um efeito degradê, que imprime naturalidade. No verão, as luzes vêm em dourado ou platinado. Para a maioria das nordestinas, que têm base 4 a 5, sugiro as highlights caramelo. Gosto sempre de lembrar que ser loira pede atitude e madeixas saudáveis! E o cuidado é nutrir [ou seja, fortalecer] e hidratar [repor água] o cabelo. Por isso, alerte a clientela!”
André Luís, Jacques Janine by André Luís – Salvador (BA)


 

CENTRO-OESTE
A técnica sombré em tons platinados domina a região

“Aqui as mulheres são bastante apegadas aos loiros platinados. E procuramos sempre aplicar as tendências da moda dentro do que elas almejam. Hoje usamos bastante o sombré, que proporciona pontos claros com raiz mais natural, iluminando o rosto da cliente.”
Bené Pires, Le Touche – Goiânia (GO)

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Divulgação