O estilo certo de barba para combinar com cada tipo de rosto

18/06/2015 | Patricia Santos

De tempos em tempos, a vaidade masculina surpreende e ganha novos contornos e até definições diferentes. As barbas, por exemplo, vem tomando cada vez mais espaço na tendência dos looks naturais. 

Há alguns anos, a onda dos metrossexuais e sua preocupação com a imagem e beleza impecáveis imperava soberana, vide Cristiano Ronaldo. Entretanto, essa perfeição estética cansou e deu espaço aos lumbersexuais. O termo, uma associação da palavra lumberjack – lenhador, em inglês – e sexual, foi definido pela primeira vez em 2014 por Tom Puzak, do site americano  GearJunkie.com. Ele define o estilo como metropolitano, mas ligado à natureza das matas e florestas. No look desses rapazes não pode faltar camisa xadrez de flanela, bota de cano médio, calça jeans e o mais importante: uma barba cheia e vistosa. E essa moda, anotem, promete perdurar. “Os pelos espessos são os mais usados no momento. Eles passaram a representar uma mudança significativa na aparência dos homens urbanos. Um look discreto, mas que evidencia a masculinidade”, reflete o barbeiro Paulo Prates, da barbearia do salão Cubo (RS). Democrático, o modismo aceita comprimentos mais curtos ou longos, mas sempre volumosos ao ponto de cobrir completamente a pele. “Ela é aparada nas laterais com o queixo Mais alongado, deixando como se fosse uma ponta”, explica Davi Willian da Silva Medeiros, do Shades Studio (SP). Segundo o profissional, a barba se tornou um hit por conta da variedade de visuais e até mesmo dos personagens que o cliente pode adotar. “Costumo dizer que, para os homens, ela teria a mesma importância da maquiagem para a mulher”, aponta.

Exibir essa tendência, no entanto, não significa simplesmente deixá-la crescer. Muito pelo contrário, tanto os pelos quanto a pele precisam de cuidados extras sempre. “Ela é uma extensão do cabelo, ou seja, tem de estar em harmonia com ele. Entre os cuidados, indico aos meus clientes usarem bons xampus, condicionador e leave-in em ambos no dia a dia”, aponta João Tenório Souza, do espaço BarBearia (SP).

Além disso, é preciso saber combinar os estilos de barba com cada tipo de rosto. “Todos podem ter barba, sem restrição”, conta o hairstylist e barbeiro Davi Willian da Silva Medeiros, do Shades Studio (SP). Veja as dicas do expert para saber identificar o que cai bem e o que deve ser evitado em cada rosto:

Quadrado (David Beckham)
 
A altura e a largura entre as têmporas e as mandíbulas são praticamente idênticas. O truque para equilibrá-las é criar uma linha na altura do maxilar, dando mais comprimento ao rosto.

Retangular (Keanu Reeves)

Pede pelos aparados na linha do queixo e as laterais espessas. Como se trata de uma face alongada, fuja do cavanhaque para não ampliar ainda mais essa sensação.

Redondo (Zach Galifianakis)

Opte por aquelas que estiquem o rosto, deixando apenas a parte do queixo cheia, com traços retos na lateral.

Triagular (Ryan Gosling)

Pelos espessos e em comprimento médio completam a área do queixo, suavizam a face e dão base à região.

Texto: Monique Abrantes (edição para web: Patricia Santos)

GOSTOU? LEIA MAIS:

* Fotógrafa registra o estilo dos barbudos ruivos na Irlanda
* 4 visuais para homens estilosos
* 5 máquinas de corte de última geração para turbinar a bancada