Oferta do dia: invista em promoções para bombar o salão

Lançar promoções é uma regra no mercado dos espaços de beleza bem-sucedidos. Mas para que deem bons resultados, elas precisam ser constantes e bem planejadas. Como? Veja as dicas a seguir!

01/08/2017 | Redação

Atire a primeira escova quem nunca se deparou com a difícil tarefa de manter o salão bem movimentado diariamente e pensou em adotar medidas como oferecer descontos a fim de atrair clientela… Mas não é só o baixo movimento que pede promoção. Ela deve fazer parte das estratégias de marketing de todo estabelecimento e pode ser usada para divulgar o lançamento de um serviço, comemorar o aniversário do salão ou, ainda, ajudar a dar vazão ao grande estoque de um determinado produto, por exemplo. Bem planejada e bem-feita, significa lucro, profissionais dedicados e clientes fiéis e satisfeitos. Siga o nosso guia de ideias vendedoras!

Faça um planejamento

Os especialistas afirmam: as promoções jamais podem acontecer sem organização. Quando ocorrem assim, as chances de não darem certo são altas. Isso porque colocar qualquer ação em prática envolve ter clara qual é sua proposta, para quem ela foi pensada, quanto será investido, o que será oferecido e quanto tempo durará. Bruna Lorena de Lima, tutora do curso a distância de Gestão de Salões de Beleza – WebTV do Senac EAD, sugere outras questões fundamentais para uma boa preparação: qual é o poder aquisitivo da sua clientela? E a faixa etária?

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Para Rui Mendes, consultor da Negócios & Beleza (SP), a primeira pergunta é: qual é o objetivo, trazer mais clientes ou fazer com que eles gastem mais? “Normalmente, os salões precisam aumentar o movimento para driblar os horários ociosos. Para isso, o ideal é criar promoções que ofereçam serviços de fluxo, como escova, hidratação e manicure”, comenta o especialista. Outra dica do consultor é: “Coloque-se sempre no lugar da pessoa. O que você gostaria de ganhar: um brinde ou um desconto?”.

Comece a planejar sua ação de 30 a 60 dias antes de colocá-la para vigorar. Marque no calendário “Os estímulos comerciais precisam acontecer o ano todo”, ressalta Obdulio Sanches, sócio-gerente da Avantti Informática (RJ), empresa que desenvolve softwares e presta consultoria em marketing para salões de beleza. Datas como Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia da Secretária, aniversário do salão, entre outras, também devem ser comemoradas.

Rui Mendes reforça a importância de se conhecer bem a região na qual o negócio está localizado. Segundo ele, cerca de 70% da clientela vem da vizinhança. Mas por que isso é importante? “Se um hospital ou uma escola são estabelecimentos vizinhos, por que não lançar uma vantagem interessante para comemorar o Dia do Médico ou o Dia dos Professores?” Quanto mais pessoas conseguir atrair para experimentar os seus serviços – não se esqueça de oferecê-los com qualidade e capricho –, melhores serão os seus resultados. Procure realizar uma promoção a cada dois meses, pelo menos, para não perder seu público de vista.

Dê um presente de aniversário

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Uma das datas que não podem ser esquecidas é o nascimento da cliente. Pense em uma ação que surpreenda: no mês do aniversário, por exemplo, presenteie a pessoa com um serviço de manicure ou uma escova. Ou dê um desconto em um combo de protocolos especialmente pensado para ela. Vale combinar depilação com massagem ou manicure, limpeza de pele com escova, etc. É uma estratégia simples para agradar e conquistar simpatia.

Coloque as contas na ponta do lápis

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Regra número 1: qualquer promoção tem que se pagar. Se houver prejuízo, não foi bem elaborada. Para a conta fechar, pratique a matemática: some todas as despesas que terá (se oferecer um combo de escova + hidratação, considere o gasto com xampu, máscara, finalizador, água, luz e comissão) e reveja o lucro que deseja obter. “Hoje em dia, as margens comerciais são pequenas, por isso é essencial saber calcular os custos e estimar os objetivos comerciais que permitam retorno em curto, médio ou longo prazo”, explica Obdulio Sanches, da Avantti. “Às vezes o empreendedor considera apenas a despesa de determinada ação e não leva em conta quanto custa perder público ou o lucro que um novo poderia lhe trazer. Um bom retorno de uma promoção significa fidelização, aumento do número de serviços feitos a cada visita e de clientes ativos do salão”.

Converse com os colaboradores

É comum cabeleireiros, manicures, esteticistas e assistentes não gostarem das promoções. Para eles, normalmente, elas significam menos dinheiro no fim do mês. Mas não é bem assim. Uma conversa franca para explicar como a ação será feita e seus objetivos é fundamental. Por exemplo, o gestor pode mostrar o quanto o profissional deixa de ganhar a cada hora que ficar parado. “Empresário e colaboradores devem trabalhar para ter a clientela satisfeita, o que trará vantagens para todos”, alerta Rui Mendes, da Negócios e Beleza.

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Rodrigo Lima, do salão Circus Hair (SP), acredita que os colaboradores são fonte de informação: “Eles conhecem bem os clientes e podem colaborar com ideias de ações que vão atraí-los”. Deixe as regras claras Qualquer oferta tem que ser simples e objetiva. A pessoa deve saber quais serviços está comprando e por quanto. E lembre-se de afirmar que as promoções não são cumulativas. O desconto do mês do aniversariante não pode ser somado ao da ação do Dia dos Namorados. “Sempre valerá a promoção que for mais vantajosa para a cliente”, ensina Rui Mendes.

Aposte na criatividade

Há inúmeras maneiras de fazer promoções: propor um cartão fidelidade, fazer sorteios, fechar parcerias com empreendimentos da redondeza, dar descontos para quem levar um amigo… “As pessoas não estão apenas buscando bom preço. Elas querem qualidade, personalização e experiência. Não tem oferta certa ou errada, mas aquela que atende o seu público”, comenta Rodrigo Lima, do Circus Hair. Pense em ações bacanas e procure parceiros. Obdulio Sanches exemplifica: “Se o salão está lançando uma hidratação, deve divulgá-la, e a melhor maneira é com a experimentação. A maioria dos fornecedores está disposta a ceder amostras ou dar descontos para essas horas. Se a pessoa experimenta e gosta do serviço, voltará para refazê-lo”. Certas promoções podem acontecer constantemente. Que tal oferecer escova de segunda a quarta com 10% de desconto? A clientela paga menos por um trabalho de qualidade, e o salão terá mais agendamentos.

Seis ideias para colocar em prática A-GO-RA
Aposte nestas promoções para o seu salão bombar!

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BOTA-FORA DE PRODUTOS
Se você está com um grande estoque de determinado cosmético ou com itens que vão vencer logo, faça uma ação para queimar essa quantidade extra. Se for um creme para nutrição capilar, convide suas clientes para a Semana da Hidratação com 10% a 15% de desconto.

AMIGAS SÃO BEM-VINDAS
Não há cliente que não goste desta promoção: quem levar uma pessoa conhecida ganhará um brinde ou pagará menos no serviço de manicure.

PACOTES MENSAIS
Crie pacotes com dez manicures ou dez escovas por um valor menor do que se a cliente pagasse cada serviço separado.

SORTEIO À VISTA
Em datas especiais, como Dia das Mães, sorteie uma cesta de café da manhã ou de chocolates. A cada R$ 100 gastos, a cliente ganha um cupom para concorrer.

COMPRE & GANHE
Se você também tem uma atraente vitrine de produtos, uma sugestão para reforçar as vendas é oferecer a aplicação do cosmético ao comprá-lo.

CONTATO RETOMADO
Ofereça serviços gratuitos para as clientes que não aparecem há mais de dois meses. Pode ser uma limpeza de sobrancelha ou uma depilação de axilas para ela visitar outra vez o seu salão.


Texto: Ana Carolina Carvalho
Ilustração: Shutterstock