Oito dicas lacradoras para sobrancelhas perfeitas

Dos diferentes métodos para acertar as sobrancelhas, a pinça e a cera são as mais comuns. Veja a seguir como acertar no design

26/05/2017 | Redação

1- Apesar de o modelo de sobrancelhas bem grossas, marcadas e afuniladas (as chamadas tapered brows) continuarem a bombar nas redes sociais, respeitar a natureza é a grande tendência. Ou seja, a moda está mais em preservar o formato original, mantendo o equilíbrio do rosto, do que simplesmente chamar atenção no Instagram.

2 – A falta de pelos nas sobrancelhas acontece naturalmente com a idade, mas arrancar fios errados pode acelerar o processo. Também é prejudicial não demaquiar a área antes de dormir ou esfregá-las demais ao tirar o make-up (o demaquiante fraco exige maior fricção, sabia?).

3- “Além de não retirar os fios em excesso, recomendo usar um produto à base de queratina para deixar as sobrancelhas mais saudáveis e fartas”, indica Mariana Ishizaka, Makeup & Brow Expert da Benefit Cosmetics.

8-dicas-sobrancelhas2

4- Qual é a melhor técnica de depilação? “O método com pinça é barato, prático e preciso, porém não arranca qualquer tipo de pelo (os finos, por exemplo) e é mais dolorido e demorado. Já o uso de cera morna, mesmo exigindo maior número de ferramentas (como termocera, palitos, tiras…), é mais fácil e rápido: puxa todos os fios, inclusive os que não enxergamos, de uma vez só. E dói menos que a pinça, pois a dor é ‘ai’, e não ‘ai-ai-ai’! Na Benefit, depilamos com a cera e damos o acabamento com a pinça”, detalha a maquiadora.

5- A base de uma sobrancelha perfeita está em depilar o formato ideal, tendo três pontos bem definidos: início, arco e final. “Depois é a vez de preencher com maquiagem e finalizar com gel para garantir tridimensionalidade e naturalidade ao desenho”, comenta a especialista da Benefit.

6- Para conferir um acabamento natural, Mariana Ishizaka indica o uso de lápis ou sombra: “Aplique no sentido de crescimento dos pelos, como se estivesse desenhando fios novos, e esfume com uma escovinha, suavizando o efeito. Fixe os fios com gel. Se a ideia é obter um resultado mais dramático, ela sugere combinar cera e sombra ou usar gel-creme. “Trace uma linha-base na parte inferior das sobrancelhas, unindo o início, o arco e o final. Preencha com movimentos ascendentes e aplique gel de volume”, ensina.

8-dicas-sobrancelhas-3

7- Quem é aprendiz no design de sobrancelhas deve investir em um bom lápis e um gel de volume, que são fáceis de manusear e dão efeito natural. “As mais avançadas podem usar produtos que pedem o emprego de pincel, como cera mais sombra e gel-creme, que têm alta pigmentação e exigem mais controle, mas proporcionam resultados variados conforme a aplicação e quantidade de itens.

8- Para ordenar aqueles pelinhos mais rebeldes ou crespos, use um gel transparente de alta fixação. Ao escolher o tom, teste para não obter um efeito acinzentado. Já os orientais normalmente têm sobrancelhas curtas e indefinidas, o que pede atenção ao depilar e maquiar. Aqui, evite cores quentes, para não deixá-las marrom”, comenta a expert da Benefit.

Brow Expert

Nas butiques da Benefit e em algumas lojas Sephora existem os Brow Bars, áreas onde a marca oferece depilação de sobrancelhas. Um dos serviços é o Mapeamento de Sobrancelhas, que encontra o formato ideal para cada pessoa, baseado nos traços do seu rosto.

8-dicas-sobrancelhas-benefit1

1. Brow Bars Benefit traz nove itens, entre eles delineador tonalizante e primer de volume.

8-dicas-sobrancelhas-sb

2. Da Sobrancelhas Design, o Serum Plus Brow & Lash acelera o crescimento dos fios.

8-dicas-sobrancelhas-shiseido

3. Eyebrow Styling Compact, Shiseido, preenche falhas e define.

8-dicas-sobrancelhas-4

4. Basta uma camada do Audacious Brow Defining Cream, Nars, para acertar o desenho.

8-dicas-sobrancelhas-5

5. O pincel para esfumar 10 da Marchetti tem cerdas macias.

8-dicas-sobrancelhas-6

6. O lápis RK by Kiss tem ponta fina e acompanha apontador e escovinha.

8-dicas-sobrancelhas-art-deco7

7. Clear Lash & Brow Gel, ArtDeco, dá forma aos cílios e penteia sobrancelhas.

Camarim Look

8-dicas-sobrancelhas-camarim-look

Abaixo, o espaço exclusivo da DepylAction (rede criada há 20 anos em Belo Horizonte) para o design de sobrancelhas. Nele, é possível retirar os excessos, corrigir falhas, colorir e alinhar o formato.

Nas Estrelas

8-dicas-sobrancelhas-cara-delevigne

As sobrancelhas mais fartas marcam presença nas celebridades e nas redes sociais. As de Cara Delevingne contrastam com a cor do cabelo. As de Kim Kardashian são referência em harmonia de tom. Já as tapered brows são as preferidas no Instagram. E as de Malu Mader são as mesmas desde o início da carreira.

 

Texto: Annamaria Aglio (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock e divulgação