Passo a passo: aprenda a fazer um make matador

Olho esfumado e sombras em tons de roxo produzem um efeito chique e muito sedutor

20/10/2017 | Katia Deutner

A beauty artist Katia Freire mostra como fazer o esfumado perfeito com mix de tons de roxo sobre pele impecável. O make matador pode ser uma boa opção para as festas de final de ano ou até mesmo para uma formatura. “Para fazer o chanfradinho, desenhe um V deitado no canto externo e depois esfume para ficar natural”, diz a expert.

Protocolo técnico

1. Aplique uma base fluida em todo o rosto para unificar a pele de forma suave e natural.

2. Em seguida, marque pontos estratégicos com corretivo em dois tons. O mais claro ilumina e disfarça manchas e olheiras e deve ser aplicado abaixo dos olhos. O mais escuro produz o contorno e afina a face embaixo das maçãs e nas laterais do nariz.

3. Espalhe a correção com um pincel e, por cima, utilize um pó facial translúcido para retirar a oleosidade e deixar a pele aveludada.

4. Pincele levemente blush rosado acima da linha de contorno feita anteriormente. Use um iluminador facial na região lateral, próximo aos olhos, desenhando uma letra C entre a área acima do blush e a região das têmporas. Finalize passando o pincel no centro, na zona T.

5. Faça um leve contorno nas sobrancelhas com pincel do mesmo tom dos fios. Passe uma sombra cremosa arroxeada, utilizando os dedos, em toda a pálpebra móvel.

6. Comece a aplicação dos pigmentos principais. Use roxo-escuro cintilante no canto interno dos olhos até o meio da pálpebra.

7. Aplique uma sombra roxa mais escura na parte externa, fazendo movimentos arredondados na região do côncavo, seguindo a pálpebra. Esfume levando o pigmento para cima e para a lateral.

8. Passe um lápis preto na linha d’água. Com um pincel fino de cerdas achatadas, esfume a pálpebra inferior com um pouco da mesma sombra usada anteriormente, acompanhando o contorno natural. Esfume a sombra acompanhando seu contorno natural para dar um efeito de olhar mais dramático.

9. Crie um delineado discreto com traço fino de lápis preto rente à raiz dos cílios superiores e distribua bem o pigmento utilizado.

10. Espalhe sombra iluminadora próximo à sobrancelha. Distribua muitas camadas de máscara preta nos cílios inferiores e superiores.

11. Preencha os lábios com um lápis para boca, riscando-os e cobrindo totalmente com batom fúcsia ou outro forte. Seu make matador está pronto.

Fotos: Lucas Freitas

Modelo: Paula Brandão