Pedro Carvalho fala sobre barba, cabelo e carreira

26/01/2018 | Redação

O ator português Pedro Carvalho dá vida ao playboy Amaro, um comprador de joias na novela global O Outro lado do Paraíso. Para compor o personagem, ele contou com os recursos da barba bem aparada e do corte de cabelo desconectado.

Com apenas 32 anos, Pedro Carvalho pode se considerar um homem de sorte. Ator veterano em terras lusitanas, há dois anos decidiu emplacar carreira no Brasil. Deixou Portugal já como nome certo para ser protagonista da novela em horário nobre na TVI, principal emissora daquele país, para tentar a sorte aqui. E não se arrepende. Tão logo chegou, já conseguiu um papel de destaque em Escrava Mãe, na Record.

Pedro Carvalho fala sobre barba, cabelo e carreira

O sucesso na trama abriu uma grande oportunidade na Rede Globo. Atualmente, ele vive o jovem e ambicioso Amaro, um vendedor de joias português que, ao fazer negócios com Sophia, personagem de Marieta Severo, se aproxima da filha dela Estela (Juliana Caldas) para viver um romance.

“É um desafio gigante pelo qual estou muito grato e feliz. Assim que recebi o convite da Globo, estava terminando de gravar a novela das 21h em Portugal. De imediato, comecei a fazer pesquisa de personagem, já que ele. um homem rico, um tanto esnobe, galanteador e comprador pelo mundo”, afirma.

“Tanto o Mauro Mendonça Filho como o Walcyr Carrasco me adiantaram vários filmes e livros nos quais poderia me inspirar. Li acerca de nanismo e do preconceito que essas pessoas têm de lidar diariamente, já que o Amaro é da Estela”, conta. “Ele é polêmico. Gosto de interpretar pessoas marcantes, que me desafiam como ator todos os dias”, comemora.

Pedro Carvalho fala sobre barba, cabelo e carreira

Na novela

Para compor o papel que entrou na segunda fase na trama, quando aconteceu a passagem de tempo para 2017, Pedro Carvalho contou com a ajuda da equipe de caracterização, encabeçada pela Dayse Teixeira, que elaborou todo o perfil do Amaro, a começar pelo porte físico, estilos de cabelo e de barba. “A inspiração veio de um lindo caubói, como o do filme americano “O Segredo de Brokeback Mountain”, afirma.

“O corte foi desenhado com tesoura e pente número 4 e a barba bem-feita e limpa com pente número 3, que garantem um ar sensual”, complementa. “Durante as gravações, para alinhar, uso uma pasta seca”, entrega Dayse.

Praticamente sem sotaque

O ator afirma que, apesar de estar vivendo há dois anos entre Brasil e Portugal, teve aulas para amenizar a pronúncia e torná-la mais compreensiva para nós. “Embora Amaro seja um vendedor de joias, o público não está tão acostumado ao português de Portugal como nós estamos ao do Brasil”, justifica. “Lá sempre assistimos a novelas brasileiras em emissoras abertas. Então, o sotaque para nós é totalmente compreensível e familiar. Sem contar que há cada vez mais brasileiros a viver em Portugal”, afirma Pedro Carvalho.

Pedro Carvalho fala sobre barba, cabelo e carreira

Cuidados com a beleza

Pedro se preocupa bastante com a aparência. “Recorri ao dermatologista Cyro Hirano, da CD Clínica Dermatológica, no Shopping Leblon (RJ). Com ele faço laser para fechar poros e limpeza de pele. São cuidados essenciais, mas que funcionam comigo. E não saio de casa sem filtro solar”, avisa.

“Ainda faço tratamento capilar com a dermatologista Alexandra Gonçalves, na Clínica Les Peaux, no Shopping da Gávea”, afirma. “Como prevenção, me submeto ao laser antiqueda, que permite que os fios cresçam mais saudáveis e fortes.

Também uso um xampu nutritivo. E como lavo diariamente, ela me orientou a usar o condicionador apenas a cada três dias, a fim de não deixá-los oleosos”, explica. “Quanto à barba, aplico óleo para amaciá-la”, diz ele, que vai à barbearia uma vez por semana para manter o corte feito pela equipe de caracterização. “O profissional tem de ter o cuidado de não fugir ao estilo de barba e de cabelo que a produção decidiu para o personagem”, assegura Pedro Carvalho.

Pedro Carvalho fala sobre barba, cabelo e carreira

Cotidiano fora das gravações

O ator avalia que se adaptou bem à vida no Rio. “Desde a primeira vez que pisei neste lindo país, sinto uma ligação energética forte. Eu vejo e sinto o Brasil como a minha segunda casa. Não sei explicar, mas, de fato, me identifico assim”, entrega.

“Quero trabalhar cada vez mais aqui. Gosto do clima, das pessoas e da cultura”, afirma. “Já me acostumei por completo”, declara o ator, que afirma seguir uma rotina bem parecida com a que tem em Portugal.  “Só a temperatura é que muda, aqui é mais quente e eu gosto!”, afirma. “Quando não estou gravando, adoro correr no calçadão e dar um mergulho no mar. Gosto ainda de fazer exercícios físicos na praia, beber água de coco e sair com os amigos”, resume. “Vou ao cinema, ao teatro. Também amo ler, desenhar, fazer trilhas. O contato com a natureza no seu estado mais selvagem. E isso, sem dúvida, é lindo aqui no Rio”, avalia.

Pedro Carvalho fala sobre barba, cabelo e carreira

Beleza na capa da Cabelos&Cia

Para compor os visuais de Pedro Carvalho, o cabeleireiro David Melo, do Jacques Janine Fashion Mall (RJ), aplicou protetor solar. Na sequência, corretivo Derma Kolor, da Kryolan, para uniformizar o tom da pele e suavizar olheiras.  “No cabelo limpo e seco, apliquei a pasta número 6 da Redken, apenas para finalizar o penteado”, explica ele. Ele modelou o topete com ajuda de secador e escova.

 

Texto: Fabiana Gonçalves

Fotos: Beto Gatti

Styling: Dudu Farias

Beleza: David Melo, do Jacques Janine Fashion Mall (RJ)

Agradecimentos: Gran Meliá, São Conrado (RJ)