Personal trainer ensina exercícios de alongamento para evitar LER

12/01/2018 | Redação

Monica Apostolico mostra alguns exercícios de alongamento para fazer entre as atividades do dia a dia que evitam as doenças por esforço repetitivo.

As lesões por esforço repetitivo (LER) são comuns em quase todos os tipos de profissionais.  Seja ficando sentado horas na frente do computador digitando ou em pé colorindo os cabelos das clientes. E os profissionais da beleza precisam tomar cuidado para que isso não os afaste de suas atividades.

LER são lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causados por tarefas repetitivas, esforços vigorosos ou mesmo por posições desagradáveis por longos períodos. Entre os problemas mais comuns estão tendinite, bursite e dores na coluna, que vão se agravando com o passar do tempo. Nestes casos, é importante procurar um medico para o tratamento correto e fazer exercícios de alongamento para evitar mais problemas.

“Quem exerce funções em pé deve sempre procurar manter as pernas afastadas de acordo com a largura do quadril. Assim, o peso do corpo fica distribuído uniformemente. Já se seu dia a dia é uma cadeira, como no caso das manicures, é importante sentar-se nos dois ossinhos do bumbum e ter cuidado para não acentuar a curvatura da coluna”, explica a fisioterapeuta Eliana do Nascimento, da clínica Athali, em São Paulo.

exercícios de alongamento

Exercícios de alongamento

Para Monica Apostolico, personal trainer especializada em pilates e treinamento functional, é essencial mexer o corpo com regularidade. “Já dei aula para cabeleireiro e manicure que reclamavam de dores na região lombar e cervical. Orientei-os a ter maior consciência corporal, observando sua postura durante o trabalho. E Indiquei pilates para promover alongamento e fortalecimento da coluna. Logo nas primeiras aulas, o problema diminuiu”, relata ela, que possui um canal no YouTube (Monikita Fit).

Assista a aula que a personal trainer preparou especialmente para a Cabelos&cia.

 

 

Veja o depoimento da barbeira Fernanda Peretto sobre o problema grave que teve por conta da LER:

 

 

Fotos: Shutterstock