Redken realiza Black Friday em salões parceiros. Veja dicas e inspire-se!

03/11/2015 | Patricia Santos

O termo Black Friday (sexta-feira negra, em tradução literal) foi criado pelo varejo norte-americano para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de ação de graças (tradicional celebração dos EUA), sempre no mês de novembro. Há alguns anos, a ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.
 
Por aqui, aliás, a primeira Black Friday aconteceu em 2010 e, de lá para cá, ganhou a adesão cada vez maior do varejo brasileiro. Em tempos de crise econômica, a ação pode ser uma boa opção de negócios para incrementar a receita do salão. Para isso, você pode, e deve, contar com o apoio das marcas com as quais você já trabalha.
 
A Redken, por exemplo, criou uma ação exclusiva para salões de beleza parceiros, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. Até o final de novembro, todas as sextas-feiras serão black fridays, nas quais as clientes que fizerem os serviços express da grife (com direito a trilha sonora e drinques especiais) e comprarem um kit exclusivo de produtos ganham, na hora, uma lata personalizada pela designer Kalina Juzwiak e uma maquiagem feita por um profissional do salão.
 


As latas personalizadas… 


…e os produtos participantes. 

Bacana, não é? Se você também se animou para fazer sua própria black friday, veja essas dicas da executiva de marketing da Redken no Brasil, Isabella Silva:
 
1. Ao realizar uma black friday, o empreendedor de beleza deve inovar levando serviços e descontos diferentes dos que já são oferecidos ao longo do ano. Além disso, é importante evitar o uso de descontos que não sejam realmente vantajosos para a cliente.
 
2. Para não comprometer sua margem de lucro, o ideal é que o empreendedor mantenha uma ou mais parcerias com marcas que ofereçam serviços e animações diferentes para que o cliente se sinta estimulado a ir ao salão aproveitar esses benefícios.  
 
3. O envolvimento da equipe é essencial em uma ação como essa. O ideal é que todo o salão participe de uma corrida de vendas no dia do evento que seja atrativa e que desperte o desejo de ganhar. Você pode, por exemplo, estabelecer uma meta especial para esse dia e propor uma premiação exclusiva, caso ela seja atingida.   
 
4. A comunicação deve começar pelo menos uma semana antes do evento dentro do próprio salão, mas o ideal é explorar também o potencial das plataformas digitais, como o Facebook e o Instagram, ou mesmo através de e-mail marketing e SMS.
 

 
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