S.O.S Coloração: esclarecemos 5 dúvidas para você acertar de vez na cor!

Nosso colunista Sylvio Rezende responde perguntas sobre coloração

03/07/2017 | Redação

1) Uma cliente coloriu os fios de preto e se arrependeu. É possível atenuar o efeito?

A dica é puxar algumas mechas e colorir de chocolate para amenizar. Elas devem ser bem fininhas e em grande quantidade. Mas, antes da coloração, lembre-se de realizar um teste para verificar se o cabelo aguenta a descoloração. Outra ideia é realizar a limpeza de cor com descolorante combinado com água oxigenada e xampu de limpeza profunda, tudo em partes iguais. Aplique a mistura, deixe agir até atingir de dois a três tons abaixo do preto. Não há tempo de pausa, tem que ir observando sempre.

2) Passar de um colorido castanho-escuro para um loiro médio danifica a fibra capilar?

Sim, você corre esse risco se não tomar alguns cuidados. Antes de qualquer procedimento, faça um bom diagnóstico e realize o teste de mechas para verificar se os fios resistem à transformação. Se estiver tudo bem, comece o trabalho pelas pontas e pelo meio do comprimento, usando OX 30 volumes. Ao notar que essas partes atingiram o fundo de cor desejado, proceda com a descoloração até a uniformização. Na raiz, opte por menor volumagem (20 volumes). Só então passe o loiro médio. No mercado, existem produtos chamados “plex” que protegem a fibra capilar em processos de coloração e descoloração. Lembre-se de indicar uma boa manutenção em casa e no salão, pois ela precisará de agentes nutritivos.

3) Tenho cliente com cabelo castanho-escuro que quer fazer californianas. Fica bom?

Esse tipo de mecha fica bem marcante sobre bases escuras. Por isso, recomendo usar coloração com nuances chocolate ou avermelhadas, para deixar o visual mais harmônico. Crie seções fininhas, principalmente na parte frontal da cabeça, e vá aumentando o tamanho delas na parte de trás, intercalando sua altura. Por exemplo, comece a partir de 5 cm da raiz, faça próximo dos 8 cm e alterne até terminar. Para mulheres com castanho-claro, tons de caramelo, acobreado ou canela ficam ótimos. Já para os loiro-escuros, aposte nos dourados, como mel e loiro-claro. Apesar de serem clássicas, há outros tipos de mechas, como a Tiger Eyes.

coloração mechas cabelo dentro_sylvio

 4) Quais os truques para uma coloração masculina natural?

O ideal é optar por nuances que tenham pigmentos mate ou acinzentados, que ajudam a barrar o surgimento de tons avermelhados. Os brancos podem ser disfarçados com luzes escuras, conhecidas como inversas, que realçam o efeito grisalho e garantem um visual mais moderno.

5) Como fazer mechas na técnica do hair contour?

Separe seções do contorno da cabeça, desde a nuca até a parte frontal, e clareie uns três tons abaixo da cor base com descolorante. Esse procedimento ilumina o rosto com fios mais marcados, dá vida e um ar de atitude para a mulher, além de brilho. É recomendado para tamanhos médios (como long bob) e longos, principalmente. Agora, no inverno, combina muito com os tons marrons e acaju.

Fotos Shutterstock


Tags: