Saiba como manter o cabelo saudável no inverno

Especialistas dão dicas para você recuperar o brilho e a hidratação dos fios

22/05/2017 | Camila Miranda

Inverno não é a estação somente de hidratar mais o corpo, o cabelo também merece um cuidado pra lá de especial. Para evitar o ressecamento e a aparência opaca do cabelo, o principal hábito que se deve mudar é o uso de água quente, pois aumenta a oleosidade do couro capilar, causando um distúrbio que pode criar caspa sem ser um problema hormonal. “Com a alta temperatura, existe uma perda de nutrientes que são importantes para o cabelo como: queratina, proteína e aminoácidos. Por isto é necessário usar água morna para lavá-los e evitar o uso de chapinhas e babyliss na estação”, afirma a terapeuta capilar e colorista, Adriana Marques.

Além desse fator, a caspa pode aparecer com o uso de xampus inadequados, intervalo longo entre lavagens e excesso de condicionadores. “As escovas progressivas com formol também são grandes causadores das caspas. Para não comprometer a saúde dos fios no inverno, é essencial dar uma pausa no procedimento pois ele altera o PH impermeabilizando a fibra, causa descamação do couro cabeludo e enfraquece os fios“, explica Adriana Marques.

cabelo cuidados no inverno

Foto: Shutterstock

Segundo a dermatologista, Dra. Michele Haikal, outros serviços realizados no salão de beleza como as luzes e mechas também devem ser evitados para que o cabelo receba o tratamento devido. “Não é que seja proibido, mas no inverno o ressecamento ocasionado pelas luzes fica ainda maior e intenso do que em outras épocas do ano”, diz.

Investir em produtos com óleo de coco, coenzima Q10, ceramidas, alantoína e D pantenol na composição são infalíveis para dar a devida atenção e tratamento que o couro cabeludo merece no inverno. “Todos esses componentes hidratam, protegem e vitalizam os fios. Adquirir o hábito de tomar ômega 3 também é legal para dar brilho e mais textura aos fios”, conta a dermatologista Michele Haikal.

 

 

Fotos- Shutterstock

Tags: