Sebrae dá dicas para faturar mais. Fique de olho nessas tendências

22/10/2015 | Patricia Santos

Quer vender mais? Fique de olho nestas tendências!

Em um cenário em que a inovação é a maior aliada para potencializar os lucros, fique de olho em quatro tendências que podem modificar os rumos dos seus negócios e criar novas oportunidades de ganhos. Veja essas e outras dicas para incrementar seu empreendimento de beleza no Boletim do Sebrae de Tendências e Oportunidades.
 
Entre! O salão é seu!


O pequeno negócio não é só do dono. Ele também pertence aos clientes, que passam todas as semanas por lá na certeza de encontrar o que procuram (no caso do salão de beleza, a clientela quer soluções de beleza em bem estar), e da equipe de profissionais que tem no negócio a oportunidade de gerar renda. Por isso, fique atento(a) ao que clientes e equipe têm a dizer. Muitas vezes tendências, oportunidades e novas possibilidades vêm deste cotidiano conjunto na atmosfera do negócio.   
 
Vá além da beleza


Cada vez mais, os consumidores querem soluções que estão focadas em bem-estar em vez do simples serviço de beleza. Na prática, é como se o cliente buscasse muito mais do que um corte para esperar uma entrega que o veja por completo e proponha serviços de cabelo, maquiagem, depilação, unhas, estética, entre outros. Essa tendência é uma excelente oportunidade de explorar os diversos itens que compõem o cardápio do salão, criando combos personalizados, ampliando a venda de serviços e aumentando os lucros. Os empresários devem ficar de olho também para criar oportunidades que personalizem os serviços para públicos diferenciados.
  
Crie uma experiência no seu salão


Em um cenário em que a inovação deve ser constante, diferenciam-se os empreendimentos que oferecem, mais do que serviços, vivências de beleza. Quem quer colocar esse conceito em prática deve focar na consolidação de novas formas de atendimento e na potencialização da ambiência do espaço. É preciso ir além entregando um serviço de forma diferente, surpreendente e em acordo com as expectativas dos consumidores. Sugestões para colocar isso em prática estão relacionadas ao design da experiência do consumidor, por exemplo, os aromas com os quais eles gostam de ser recebidos, quais os estímulos visuais que recebem e até mesmo como é a sonoridade do espaço. Veja aqui dicas para potencializar a relação com consumidores.
  
Personalize


Se a busca do consumidor está no caminho do bem-estar, o empreendimento precisa desenvolver uma nova postura de comercialização. Para criar novas oportunidades de mercado, a dica é elaborar um projeto para cada cliente especial, depois de selecionar quais são os maiores responsáveis pelo faturamento. Isso implica em olhar esses consumidores como um todo e dispor de uma série de serviços que possam beneficiar o encontro do ponto de equilíbrio para o bem-estar. Personalizar significa ainda estar junto ao cliente na busca por mais qualidade de vida e beleza, criando a oportunidade de aquisição de serviços específicos, entregando soluções diferenciadas e, principalmente, ampliando a permanência dele ou dela no espaço. Esse esforço não só vai turbinar os lucros, como permitirá uma nova relação entre clientes especiais e profissionais.
 
Supere o tradicional


Quem quer vender mais, deve pensar também em inovar nos serviços e nas propostas. Crie cardápios específicos, por dia, tema ou mesmo público. Por exemplo, que tal se preparar para o fim do ano e criar um combo “Detox total”, com uma série de serviços agregados para que a consumidora chegue nestes últimos meses do ano com tudo em ordem? Outra oportunidade de potencializar os lucros é vender produtos que façam a extensão dos serviços em casa. Essa estratégia faz com que, em uma simples ida ao estabelecimento, o consumo seja duplicado. E por fim, foque no atendimento domiciliar, pois para muitos consumidores o tempo é o ativo mais importante nos dias de hoje. Saiba como inovar em seu negócio.
 

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